O “novo” VW Golf foi revelado no CES 2024!

A VW mostra renovado Golf no CES 2024 com muitas novidades, particularmente, no interior onde surgem botões físicos, reclamados há muito!

A Volkswagen mostra renovado Golf no CES 2024 com muitas novidades, particularmente, no interior. Esta versão Golf 8.5, digamos assim, tem várias novidades, algumas delas forçadas pelas críticas de jornalistas e utilizadores. Com toda a certeza é uma renovação muito importante no ano em que o Volkswagen Golf cumpre 50 anos de vida desde que ocupou o lugar do Carocha tendo, já, ultrapassado, os 37 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

A oitava geração do VW Golf foi uma pequena desilusão, pelo estilo que continua, teimosamente, a evoluir pouco, mas, sobretudo, pelo interior. Este novo VW Golf 8.5, de renovação de meio de ciclo, continua, no que toca ao estilo, a apostar numa evolução na continuidade. Mas, desta feita, percebe-se: este será o derradeiro Golf com motor de combustão interna.

VW mostra renovado Golf no CES 2024

Com o intuito de fazer regressar os desiludidos do Golf, a Volkswagen trouxe novidades que vão agradar a todos. Thomas Schaufer, CEO da marca, confessou que as duras críticas aos interiores dos mais recentes modelos da VW causaram danos à marca.

Falamos dos botões sensíveis ao toque e à falta de retroiluminação dos mesmos. Algo que não se espera de um automóvel que foi tentando marcar a referência em termos de qualidade e funcionalidade.

NOVO VW GOLF

Interior melhorado

De acordo com essa preocupação do CEO da VW, este novo VW Golf apresenta um tabliê redesenhado que passa a contar com um ecrã substancialmente maior. Para o painel de instrumentos integralmente digital, o ecrã tem 10,4 polegadas, para o sistema de info entretenimento é oferecido, agora, um ecrã de 12,9 polegadas.

O sistema de info-entretenimento utiliza a derradeira versão do MiB da Volkswagen, o mesmo da gama ID aplicado ao ID.3 e ID.7. Quer isto dizer que, finalmente, apresenta uma estrutura de menus revista e melhorada, processamento muito mais rápido e ecrãs com maior resolução e melhor visualização. De facto, uma das críticas feitas aos sistemas da VW assentavam na lentidão do sistema a iniciar e na dificuldade de os utilizar em andamento.

Integração do ChatGPT

Por outro lado, a unidade Cariad da Volkswagen parece ter entrado nos eixos e apresenta no renovado Golf mais algumas novidades. Em primeiro lugar, uma versão melhorada do assistente de voz IDA, que tem base no sistema de inteligência artificial ChatGPT. Em segundo lugar, a substituição de alguns botões hápticos por botões físicos. Não batam palmas já!

Com a integração do ChatGPT, o utilizador pode, agora, comunicar com o seu automóvel de uma forma mais natural. Por outro lado, passam a ser possíveis ordens como “IDA preciso de comprar chocolates” ou “IDA preciso de comprar um computador”, para lá de outras mais especificas como “IDA aumenta a temperatura” ou “tenho frio” ou, ainda, “quero telefonar para”. Mas há mais!

Pode dizer à IDA “gosto de frango com batatas” e o ChatGPT vai buscar receitas á internet e descrever-lhe-á essas receitas de frango com batatas!

Mais qualidade no interior do VW Golf

Com toda a certeza, a Volkswagen ouviu as críticas. Já lhe dissemos que há mais botões físicos. É verdade, o volante deixou de ter os botões sensíveis ao toque. Passam todos a ser botões analógicos. Em primeiro lugar, a VW não abdicou desses botões para o sistema de climatização, mas, finalmente, passam a ser iluminados! Lançam vocês os foguetes?

Em segundo lugar, há uma série de novos materiais, incluindo uma novidade. Chama-se Atrilur e assemelha-se ao tecido Alcantara usado nas versões de topo. Tudo o resto ficou igual neste renovado Golf.

Sob o mesmo ponto de vista, no exterior há poucas mudanças. Novas jantes, novas cores e alguns grafismos podem surgir para comemorar os 50 anos do Golf. Por outro lado, os faróis serão de LED utilizando a tecnologia IQ Matrix da Volkswagen.

Motores do novo Golf com algumas alterações

No sentido de manter os custos baixos e oferecendo um automóvel que fará a ponte para a nona geração do Golf (que será 100% elétrico), este Golf 8.5 manterá a oferta de modelos a gasolina, híbridos e híbridos Plug-In e gasóleo. Porém, todos revistos para maior eficiência e desempenho.

Só para exemplificar, os modelos híbridos vão trocar o motor de 1.4 litros pelas unidades de 1.5 litros mais modernas e menos poluentes. Por outro lado, os motores elétricos serão mais potentes e a utilização de uma bateria maior vai oferecer maior autonomia em modo 100% elétricos aos modelos Plug In. Espera-se uma autonomia de 100 km.

Finalmente, as versões híbridas deste novo VW Golf serão mais eficientes e haverá um novo híbrido a gasóleo denominado eTDI, sendo que todos os modelos estarão equipados com caixa DSG. Ou seja, será o fim das caixas de velocidade manuais. As versões GTI e R continuarão nesta renovação do Volkswagen Golf.