O automóvel mais vendido na Europa em 2023 foi o Tesla Model Y

O automóvel mais vendido na Europa em 2023 é o Tesla Model Y. O Dacia Sandero deu luta e em novembro aproximou-se, mas a Tesla ganhou!

Não vale a pena ficar boquiaberto com este anúncio, pois a performance do SUV da casa norte americana deixava antever este desfecho. A luta foi forte e o automóvel mais vendido na Europa em 2023 foi o Tesla Model Y. O Dacia Sandero deu luta e em novembro aproximou-se, mas a Tesla ganhou e o Model Y registou vários recordes que vão permanecer para o futuro. Um ano de 2023 que poderá não se repetir em 2024 caso a guerra de preços continue no segmento dos elétricos.

Com mais de 254 mil unidades vendidas em 2023, o Tesla Model Y é, claramente, o automóvel mais vendido na Europa. Quebra, assim, vários recordes e, alguns deles, vão ficar perpetuados na história do automóvel no Velho Continente.

O automóvel mais vendido

O automóvel mais vendido em 2023 foi um SUV… elétrico!

O Tesla Model Y que, assim, é o primeiro veículo 100% elétrico a ser o carro mais vendido na Europa. É o primeiro SUV compacto a ser nº1 na Europa. É, finalmente, o primeiro automóvel não europeu, da era moderna, a liderar a tabela de vendas.

Olhando para o que foram os doze meses de 2023, percebemos que o Dacia Sandero foi um duro opositor. Foi o carro mais vendido em quatro meses (janeiro, abril, outubro e novembro). Por outro lado, o Tesla Y foi o mais vendido em sete meses do ano (fevereiro, março, maio, junho, agosto, setembro e dezembro). No mês de julho, o VW T-Roc intrometeu-se nesta “guerra”.

O automóvel mais vendido
O Dacia Sandero foi o segundo carro mais vendido na Europa

Dacia cresce 47% no mercado nacional em 2023

As vendas Dacia cresceram 47% em 2023. Mais um recorde que se sucede ao ano histórico de 2022, falhando o pódio por sete unidades!

Ler mais

Tesla recebeu incentivos e aumentou produção na Alemanha

Com toda a certeza, este sucesso do Tesla Model Y está ligado às baixas de preços substanciais que a marca implementou no início do ano e manteve ao longo de 2023. Por outro lado, recebeu fortes incentivos do Governo alemão (como todos os outros) e acabou, mesmo, o ano como o carro elétrico mais vendido com 45.800 unidades.

De acordo com os dados preliminares da DataForce, o VW T-Roc será o terceiro mais vendido na Europa (líder entre os SUV) seguido do Renault Clio e do Peugeot 208. Recordamos que o Peugeot 208 foi o mais vendido em 2022. No ano anterior, foi o VW Golf o mais vendido, mas desde 2021 que o modelo tem vindo a perder expressão e em 2023 não deverá ter ultrapassado o sétimo lugar.

O automóvel mais vendido
O Renault Clio ganhou fôlego com a renovação operada e chegou ao quarto lugar das vendas atrás de Model Y, Dacia Sandero e VW T-Roc

Alguns dados interessantes

O Fiat Panda foi o mais vendido dos citadinos, seguido do Fiat 500 e do Toyota AygoX. A Volkswagen teve os modelos mais vendido no segmento compacto (Golf), médio (Passat), descapotáveis (T-Roc), pequenos SUV (T-Roc), SUV médios (Tiguan), SUV grandes (ID.4), nos comerciais compactos (Caddy) e nos médios (Transporter). A Audi conseguiu que o A3 fosse o mais vendido nos Compactos Premium e nos Premium grandes com o A6/S6. A Porsche liderou os modelos de luxo com o Taycan e os coupés com o 911.

Fiat 500C La Prima 83
O Fiat 500 foi o segundo mais vendido do segmento dos citadinos atrás do incontornável Fiat Panda

Contas feitas, o Grupo VW liderou as vendas de 12 segmentos. Deixou um para a Volvo (SUV compactos Premium com o XC40), dois para a BMW (Descapotáveis Premium com o Mini Cooper, SUV grandes com o X5 e exóticos com o XM). A Fiat ganhou os citadinos.

BMW XM 1
BMW XM foi o mais vendido dos Exóticos com 3133 unidades em 12 meses