Encontrámos um BMW 2002… elétrico?!

Um BMW 2002… elétrico? Esfregamos os olhos e… sim, neste artigo damos a conhecer três versões de um belo clássico… eletrificado!

Um BMW 2002… elétrico? Esfregamos os olhos e… sim, nestas imagens pode ver não um, mas três! Fazem parte do catálogo da Bavarian Econs, têm potência entre 180 e 250 cv. Por outro lado, custam entre 139 329 e 269 378€. Tudo isto com base no BMW 2002 que todos adoram. Mais um episódio do que se está a revelar ser uma moda entre os endinheirados que podem dar-se ao luxo de ter um carro clássico com motorização elétrica.

Há várias anedotas de café que começam com “como chatear…” e os rapazes da Bavarian Econs devem conhecer a anedota “como chatear um tradicionalista”. Em primeiro lugar, porque pegaram num ícone venerado por muitos e alteraram-no. Em segundo lugar, porque trocaram o fantástico quatro cilindros por um conjunto de motor elétrico e baterias. Finalmente, porque andaram a exibir os modelos nas barbas dos ditos tradicionalistas.

BMW 2002 ELETRICO 2

BMW 2002 100% elétrico!

E aqui estão os automóveis que vão irritar (e de que maneira) os tradicionalistas. Com toda a certeza, depois de ver vários clássicos serem mutilados para receberem motorizações elétricas, acaba por não ser uma enorme surpresa o que fez a Bavarian Econs.

BMW 2002 ELETRICO 13

Com efeito, a gama começa com o 2002te. Oferece um motor elétrico com 180 cv e 170 Nm de binário. Carrega a bateria de 33 kWh em meros 45 minutos e tem uma autonomia de 200 km. Chega dos 0-100 km/h em 6,2 segundos. Por outro lado, está equipado com uma suspensão feita pela KW (versão Classic V3) afinada especificamente para o 2002te.

BMW 2002 ELETRICO 9

A versão intermédia é o 2002tee. Lembram o 2002tii? Pois, o simbolismo é o mesmo só que em elétrico. Este modelo está equipado com uma bateria de 45 kWh e um motor elétrico com 250 cv, 220 Nm de binário e uma autonomia de 200 km. Por seu turno, o carregamento tem capacidade até 80 kWh, o que torna permite carregar a bateria do 2002tee em menos tempo que decidir o que almoçar.

O Turbo também é elétrico?

Este é o topo da gama, mas não tem diferenças mecânicas face ao 2002tee. Todas as especificações são iguais, porém, há muitas diferenças no exterior. Em primeiro lugar, a decoração a lembrar outros modelos de competição da BMW. Em segundo lugar, as cavas das rodas alargadas são preenchidas com jantes BBS originais e pneus Michelin TB15 (pneus de competição para chuva para veículos clássicos). Finalmente, o sistema de travagem é o mesmo do modelo original, mas com discos ventilados e um servo feio maior.

Todos estão limitados a uma velocidade máxima de 105 km/h e têm uma distribuição de pesos entre os dois eixos de 50/50. Não há ABS nem ESP e a autonomia, como dissemos, é de apenas 200 km, em condições ideais.

Por outro lado, o interior ficou igual ao original, exceção feita aos mostradores feitos à limagem dos originais. De facto, os indicadores da carga de bateria, da temperatura da bateria e do fornecimento da energia são idênticos aos originais. Só para exemplificar, o botão do modo “Sport Driving” está integrado na consola central nos botões originais.

Caso esteja interessado, clique aqui para aceder ao sítio de internet da Bavarian Econs e prepare-se para desembolsar entre 140 e 270 mil euros.