BYD quer dominar a Europa, e não olha a meios…

A BYD quer dominar a Europa, é chinesa e ultrapassou as vendas da Tesla e nível global no último trimestre de 2023.

Chama-se “Build Your Dreams”. É chinesa e ultrapassou as vendas da Tesla e nível global no último trimestre de 2023. Indiferente às investigações europeias sobre os financiamentos estatais às suas atividades, a BYD quer dominar a Europa e não olha a meios. Com toda a certeza um mercado importante para os chineses, tal como sucede com os EUA. Com o intuito de promover a imagem de marca, a BYD vai apostar forte em várias vertentes.

Traduzido para português, o nome da BYD significa “constrói os teus sonhos”. E os responsáveis da marca chinesa estão, exatamente, a fazer isso. E está a atacar o mercado europeu da maneira certa, melhorando a sua imagem de marca, implementando-se no Velho Continente.

BYD quer dominar a Europa

Plano bem delineado para o mercado Europeu

Em primeiro lugar, anunciou no final de 2023 que iria construir a sua primeira fábrica na Europa na Hungria (perto de Szeged). Em segundo lugar, ganhou o concurso para patrocinar um grande evento europeu. Finamente, está a canalizar recursos para enviar mais rapidamente veículos para o Velho Continente. Vamos por partes!

BYD quer dominar a Europa

Fábrica na Hungria

Mantendo-se indiferente às investigações da Comissão Europeia aos benefícios fiscais e na produção oferecidos pelo governo chinês, a BYD vai ter uma fábrica na Europa. O anúncio foi feito no final de 2023 e o local escolhido foi na Hungria. O objetivo por trás deste movimento é calar os rumores de favorecimento e oferecer aos europeus um doce com a implementação de um construtor chinês na Europa.

Com toda a certeza, esta fábrica será de grande ajuda no futuro para dominar o mercado de veículos elétricos.

BYD quer dominar a Europa

BYD e UEFA de mãos dadas

Depois de uma marca sul coreana ter patrocinado o Euro 2016, eis que o Euro 2024 será patrocinado pela BYD. A casa chinesa ocupou o lugar que foi da Volkswagen em 2021. Naturalmente que a BYD beneficiou da retirada da casa de Wolfsburg. Os alemães não renovaram o contrato enleados nos seus próprios problemas. Particularmente o plano de corte de custos de 5 mil milhões de euros que já deu origem ao congelamento dos ordenados dos executivos e a não renovação de contratos a termo certo.

Para a UEFA, pela voz de Guy-Laurent Epstein, diretor de marketing do organismo que tutela o futebol europeu, “o líder mundial em veículos movidos a novas energias irá fornecer carros elétricos a vários parceiros durante o torneio. Esta parceria está totalmente em linha com o compromisso da UEFA de promover um Campeonato Europeu mais ecológico e sustentável.”

BYD na Europa através de barcos exclusivos para maior rapidez de transporte

Chama-se BYD Explorer nº1. Não é um barco que pertença à BYD, mas está alugado para serviço exclusivo e já estão mais sete navios iguais em fase de construção. Exclusivamente para uso da BYD. Com toda a certeza, este navio com capacidade para carregar 7 mil automóveis, ajudará a facilitar o transporte da China para a Europa dos modelos da marca. Um investimento brutal para permitir uma maior capacidade de resposta.

Baixar preços também vale

Por outro lado, a BYD não teme as estratégias da Tesla de baixa de preços. Por toda a Europa a marca chinesa tem vindo a cortar preços. Só para exemplificar, o BYD Atto 3, um SUV compacto já perdeu mais de 5 mil euros do seu preço inicial. E a BYD já avisou que se for preciso entrar na guerra de preços, está preparada para isso.