Alfa Romeo. Jean-Philippe Imparato chegou, viu, e… lucrou em 2023!

Talhado para as tarefas complicadas, Jean-Philippe Imparato pegou na casa de Arese e… a Alfa Romeo vai ter generoso lucro em 2023!

Talhado para as tarefas mais complicadas, Jean-Philippe Imparato pegou na casa de Arese e… a Alfa Romeo vai ter generoso lucro operacional em 2023! Chegou em 2021, tomou algumas medidas pouco simpáticas e colocou “ordem” na casa. Sintonizado com Carlos Tavares, Imparato está focado na rentabilidade e no controlo absoluto de custos. Com toda a certeza, a Alfa Romeo vai regressar aos lucros no final do ano e Imparato promete mais nos anos à frente.

Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo deixou claro que a marca italiana inverteu a tendência dos últimos anos. Só para exemplificar, depois de perder dinheiro desde que está na Stellantis (2021) o ano de 2023 será de margem de lucro operacional positivo. E na ordem “das centenas de milhares de euros!”

Alfa Romeo com lucro
Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo

Alfa Romeo com lucro operacional

Depois que Jean-Philippe Imparato foi destacado por Carlos Tavares para recuperar a Alfa Romeo, o ex-CEO da Peugeot tem estado ocupado em reduzir a complexidade da marca e a dar à marca a qualidade necessária para uma marca Premium.

Com o propósito de cuidar dessa missão, Jean-Philippe Imparato teve de ser duro. “A primeira vez que cheguei a Cassino, descobri que havia cerca de 4 mil opções (das quais 47 jantes diferentes!) e rapidamente as reduzi para 1.500. Reduziu-se muito a complexidade.”

Por outro lado, o Alfa Romeo Tonale estava pensado para ser um automóvel com motor Diesel e caixa manual. Imparato parou o lançamento. Reviu a estratégia e colocou no SUV uma mecânica híbrida a gasolina com caixa automática. O sucesso do modelo provou certa a estratégia do CEO.

Alfa Romeo com lucro
Alfa Romeo Tonale

Mais qualidade, mais preço, menos custos

Também descobri que a qualidade não era aquela que necessitávamos, por isso adiei o lançamento do carro seis meses para corrigir tudo o que estava errado.” O resultado foi excelente, pois os custos com as garantias – um dos enormes problemas financeiros da Alfa Romeo – foram cortados para metade.

O trabalho foi de tal forma bem feito que a Alfa Romeo é, nos EUA, nº1 entre as marcas Premium no barómetro JD Power. E o Stelvio é Nº1 no seu segmento! Por outro lado, os problemas por 100 unidades reduziram-se em quase metade. Só a Maserati fez melhor!

Com o fim de aumentar a rentabilidade, os preços dos Alfa Romeo subiram, desde 2021, cerca de 5 mil euros. No mesmo sentido, Jean-Philippe Imparato reduziu as vendas nos canais menos lucrativos, como o “rent-a-car”. E aproveitou de forma plena a crise dos semicondutores para ganhar entre 4000 e 5000 em cada carro vindo das locadoras no mercado de usados. Assim se constrói um lucro operacional… generoso!

Alfa Romeo com lucro
Alfa Romeo Giulia

Com toda a certeza, o aumento de preços, melhor qualidade que reduziu para metade os custos com garantias e valores residuais mais elevados, devolveram a Alfa Romeo aos lucros na segunda metade de 2021.

E como disse o CEO da Alfa Romeo, “desde essa altura que temos vindo a duplicar a nossa rentabilidade ano após ano”, deixado claro que a qualidade é fundamental numa marca Premium. Mais que o volume. E assim, a Alfa Romeo com lucro. Generoso!

Alfa Romeo Stelvio

Alfa Romeo será 100% elétrica em 2027

Jean-Philippe Imparato está a preparar a marca para passar de uma marca sem eletrificação em 2022 para um construtor exclusivamente elétrico em 2027. E a partir de 2025, não haverá novos modelos com motores a combustão. Em 2027, deixarão, mesmo, de ser vendidos. Será que o lucro irá ser afetado?

Por outro lado, o CEO da Alfa Romeo já disse que o Giulia e o Stelvio vão manter os nomes nos sucessores dos modelos feitos sobre a plataforma Giorgio. Com toda a certeza, os novos modelos vão abandonar a tendência de ter nomes de estradas de montanha italianas. É por essa razão que o novo SUV não se chama Brennero e sim Milano.