Volvo EM90 é um monovolume de luxo… para o mercado chinês!

O Volvo EM90 pretende cavalgar a tendência de regresso dos monovolumes em formato luxo na Ásia e, particularmente, na China.

Os monovolumes de luxo estão a recrudescer de popularidade na Ásia e, particularmente, na China. O Volvo EM90 é um salão sobre rodas que acaba de ser lançado para aqueles mercados sem previsão, para já, de chegar ao Velho Continente. Porém, depois de ver marcas como a Lexus a comercializar o LM entre nós, não seria surpresa que modelos como o EM90 chegassem à Europa. Ou seja, os derivados luxuosos de veículos comerciais vão ter forte concorrência.

Volvo EM90 17
Volvo EM90 PR Images

O Volvo EM90 é o primeiro automóvel deste género da casa sueca. Nasceu porque a Geely, marca chinesa proprietária da Volvo, é chinesa e nesse mercado a popularidade destes modelos está em alta. Por outro lado, a Volvo diz que não vai trazer o EM90 para a Europa, pois os monovolumes deixaram de ser procurados pelos clientes.

Volvo EM90 é monovolume de luxo

Porém, a derivação para os SUV deixou viúvas dos MPV um pouco por todo o lado. E se nos segmentos mais baixos a ditadura SUV continua, no topo, a preferência manteve-se nos monovolumes. E na China e mercados asiáticos, a procura por este tipo de veículo está a crescer.

Com toda a certeza, também os europeus começam a descobrir este segmento e a Lexus, por exemplo, já tem na Europa o imponente LM que rivaliza com o Mercedes Classe V neste segmento dos monovolumes de topo. Sendo que o conceito monovolume original perdeu-se em favor destes modelos. Porque deixaram de ser uma “caixa” para adotarem um estilo mais convencional. No interior, regressou a versatilidade, modularidade e espaço. O Volvo EM90 é monovolume de luxo com sete lugares e muito espaço.

Monovolume 100% elétrico com 738 km de autonomia

De acordo com a Volvo, o EM90 é monovolume 100% elétrico com 268 cv e 343 Nm de binário, capaz de chegar dos 0-100 km/h em 7,9 segundos. Graças a uma bateria de 116 kWh, a autonomia é de 738 quilómetros. Isto segundo homologação CLTC chinesa, claro.

Em contraste com o protocolo WLTP, o CLTC oferece 10% mais em termos de autonomia, pelo que na Europa, o EM90 teria qualquer coisa como 664 km. Ainda assim um valor respeitável. Recordamos que o Volvo EX90, 100% elétrico, tem uma autonomia WLTP de 600 km.

Por outro lado, a bateria do EM90 permite carregar de 10 a 80% em 28 minutos. As duas baterias (EX90 e EM90) são produzidas pela CATL, o primeiro com 111 kWh, o segundo com os referidos 116 kWh.

EM90: dois automóveis num só

Com o propósito de encontrar uma ligação ao passado da marca neste tipo de veículos, a Volvo lembrou um carro de 1953, o Duett. Um modelo que inspirou as famosas carrinhas da marca. Isto porque o Duett era versátil e espaçoso ainda antes de nascerem os monovolumes.

Dessa forma, o Volvo Duett era uma resposta aos consumidores que querem um carro de serviço prático para o seu negócio e um automóvel familiar espaçoso onde fosse possível dormir numa escapada até à praia ou outra. Dai o nome Duett.

De maneira idêntica, a Volvo quer que o EM90 cumpra semelhante papel, referindo ser possível usar este monovolume nas viagens de família ou como escritório com rodas. Com esse intuito, o interior está equipado com tecnologia de cancelamento de ruído, suspensão pneumática de dupla câmara e pneus mais silenciosos.

Nesse sentido, o sistema de cancelamento de ruído tem atualização via internet. Por outro lado, há um ecrã de 15,4 polegadas no centro do tabliê e, atrás, um ecrã de alta-definição com, 15,6 polegadas. Este ecrã pode ser usado como local de visualização de documentos ou outros numa reunião.

Segundo a Volvo, “com o toque num botão ou um comando de voz, o interior do EM90 pode ser, facilmente, convertido numa sala de reuniões, cinema ou quarto de dormir com os bancos traseiros.

Por essa razão, o Volvo EM90 está equipado com carga bidirecional, o que permite utilizar a bateria do veículo como “power bank” e carregar outros aparelhos e até outros carros.

Volvo com lançamentos de modelos 100% elétricos todos os anos

O Volvo EM90 é o terceiro modelo 100% elétrico lançado pela marca sueca no último ano. Recordamos que em novembro do ano passado saiu o EX90, seguido do EX30 no mês de junho deste ano. Ou seja, até 2025 a Volvo espera lançar um carro novo 100% elétrico anualmente.

Isto enquadra-se nos objetivos da casa sueca de ser um construtor 100% elétrico em 2030 e que em 2025 metade das vendas da Volvo sejam de modelos 100% elétricos. A marca prevê vender 1.2 milhões de unidades.