Stellantis EV rentável na Europa e nos EUA

A declaração deixou todos boquiabertos! Carlos Tavares, CEO da Stellantis, afirmou numa conferência da Goldman Sachs que a “Stellantis está em números positivos no que diz respeito a veículos elétricos!”

A declaração deixou todos boquiabertos! Carlos Tavares, CEO da Stellantis, afirmou numa conferência da Goldman Sachs que a “Stellantis EV é rentável no que diz respeito a veículos elétricos!” Mas o CEO do quarto maior grupo mundial, confesso controlador de custos, explica como isso foi possível e aquilo que é preciso para a eletrificação seja rentável e possa aparecer mais interessados.

A “Stellantis está no azul no que toca aos veículos elétricos nos EUA e na Europa.” Palavras de Carlos Tavares, CEO da Stellantis. Mas, como é isso possível?

carlos tavares

Para o português, os construtores têm de ser “muito rigorosos em matéria de custos” no sentido de terem lucro. Por outro lado, para conseguir atrair consumidores da classe média, Tavares explicou que os modelos precisam de preços acessíveis, porém, lucrativos.

stellantis italia 1

Stellantis EV rentável

Para Carlos Tavares é tudo simples. “Esta é uma equação que só pode ser resolvida se reduzirmos custos e é nisso que somos razoavelmente bons.” Por outro lado, o CEO do grupo europeu declarou que a Stellantis está a lutar de frente com a Tesla pelas vendas no Velho Continente. E para isso a Stellantis EV rentável é fundamental. Na mesma ocasião, a diretora financeira da Stellantis, Natalie Knight, diz que o grupo já ultrapassou a Tesla como o segundo maior vendedor de veículos elétricos na Europa.

STELLANTIS MOTOR ELETRICO M3

Modelos baratos, mas rentáveis

A Stellantis pretende ter mais de 75 modelos 100% elétricos, em todo o mundo, até 2030. Nestes estão mais de 25 modelos para os EUA. Com o propósito de esclarecer o que pretende com produtos de baixo preço, Carlos Tavares deu o exemplo do Citroen e-C3. Com preços a partir de 23 300 €, diz Tavares que o carro dá lucro. Tudo porque é feito com a plataforma de baixo custo “Smart Car” da Stellantis.

Para Carlos Tavares, “o facto de tentarmos, continuamente, nivelar as margens entre os veículos elétricos e os convencionais, não é novidade. Temos vindo a trabalha nisso há vários anos e diria que estamos a obter resultados.”

Acrescentou, ainda,que “a primeira coisa é que estamos a gerar lucro, tanto nos EUA como na Europa. As nossas margens nos veículos eletrificados estão positivas. Isso é bom. Estamos a reduzir a diferença em relação aos motores de combustão mais rapidamente na Europa do que nos EUA, porque começámos mais cedo, mas estamos a obter resultados e vemos que tudo isto vai ser emocionante”.

Política nos EUA e na Europa pode condicionar

Com efeito, Carlos Tavares lembra que “as eleições nos EUA e para o Parlamento Europeu, podem acelerar a procura de produtos elétricos ou a sua desaceleração.” Para o CEO da Stellantis, as coisas são muito simples: se as alterações determinarem liderança de políticos anti-EV, será uma desaceleração que trará problemas para os construtores.

Se, por outro lado, se a decisão pender para os pró-EV e o caminho “não for acidentado e continuar de forma linear, os grupos que não conseguirem ganhar dinheiro com os veículos elétricos vão ter problemas muito, muito em breve. Porque se for puramente linear, com a quantidade de capital que é necessário financiar para produtos que, estruturalmente, são menos rentáveis do que os modelos de combustão interna, vão ficar em apuros muito rapidamente”.