Novo Dacia Duster. Mudou TUDO, e mais alguma coisa… Conheçam-no aqui!

O novo Dacia Duster assinala a chegada do SUV da casa romena à terceira geração. É um carro totalmente novo. Todos os detalhes aqui.

É caso para dizer, “Quem o viu, e quem o vê!” O novo Dacia Duster assinala a chegada do SUV da casa romena à terceira geração. Acima de tudo é um carro totalmente novo já que a Dacia partiu do zero para esta nova geração que mudou radicalmente o modelo emblemático da marca do grupo Renault. Estilo, mecânica, interior, enfim, tudo está diferente neste Duster para 2024. Para melhor muda-se sempre diz o povo na sua infinita sabedoria. Será que foi isso que aconteceu com o novo Dacia Duster?

Diz-se que só há uma primeira vez para causar uma boa primeira impressão. Ora, olhando para as fotos, o novo Dacia Duster parece uma aposta ganha. Não será modelo para vencer um concurso de elegância, mas o aspeto radical e musculado assenta-lhe muito bem. E o que podemos dizer desta terceira geração do SUV da marca romena? Em primeiro lugar, utiliza a plataforma CMF-B do Sandero e do Jogger. Em segundo lugar, passa a oferecer uma versão híbrida com tecnologia 48 volts e abandona o bloco Diesel. Finalmente, há muito por onde personalizar o Duster.

Novo Dacia Duster

Novo Dacia Duster chega já em 2024

Com o propósito de oferecer um Duster posicionado mais acima no mercado sem perder a competitividade de preço, a Dacia ofereceu-lhe uma nova plataforma, opções híbridas e o estilo mais musculado.

Com toda a certeza estas alterações de paradigma não vão alterar o fundamental: o preço acessível dos produtos Dacia. Modelo que será revelado no Salão de Genebra de 2024 (26 de fevereiro) com o carro a chegar ao mercado no segundo semestre do próximo ano.

Recorda-se quando foi que o Duster chegou? Foi em 2010 que a Dacia lançou um SUV que deixou muitos boquiabertos. Em primeiro lugar pelo estilo musculado e divertido. Em segundo lugar pelo preço. Depois foi a renovação em 2017 com uma nova plataforma. Finalmente, chega à terceira geração.

Novo Dacia Duster

Entretanto só aqui connosco o Dacia Duster já foi o carro oficial de inúmeros dos eventos do Clube Escape Livre. Foram inúmeros os desafios que já lhe colocámos pela frente, precisamente desde a sua chegada ao mercado nacional e nas suas duas anteriores gerações. Já o levámos inclusivamente a Marrocos, onde uma vez mais superou todos os obstáculos.

Feito a partir do (quase) zero

O novo Dacia Duster tem como base a plataforma CMF-B da Aliança Renault Nissan Mitsubishi. Curiosamente, tem o mesmo comprimento (4341 mm), mas a Dacia reclama mais espaço para os passageiros (mais 30 mm de espaço para pernas atrás). Por outro lado, oferece uma bagageira com 472 litros, ou seja, mais 6% que o anterior modelo. Isto para o modelo com tração dianteira.

Com o intuito de melhorar a aerodinâmica, o novo Dacia Duster é mais baixo 30 mm (1660 mm). Esta medida, para além da implicação na aerodinâmica, reduz a área frontal e tem impacto no estilo.

Novo Dacia Duster

Fomos conhecer o compromisso da Dacia para o futuro, e as suas novidades!

Foi em Paris que ficámos a conhecer tudo sobre o novo capítulo da marca Dacia. Dele fazem parte modelos como o Bigster e até um concept-car.

Ler mais

Com toda a certeza, a inspiração vem do protótipo Manifesto revelado em 2022. Desse modo, a linha de cintura está alinhada com o perfil do capô, enquanto o tejadilho se inclina para dar uma sensação de maior leveza. A nova grelha com o novo logótipo é estreita e está bem integrada com o para choques volumoso. De maneira idêntica, os faróis LED em forma de Y marcam a assinatura do Duster, sendo que na traseira os farolins adotam o mesmo estilo.

Como sempre sucedeu no SUV da Dacia, as cavas das rodas são generosas e protegidas por plástico preto. Nesta geração são ainda maiores e mais ousadas. E com a adição de um revestimento plástico maior nas cavas das rodas, a sensação de veículo todo-o-terreno aprofundou-se.

Este revestimento chama-se Starkle e inclui 20% de propileno reciclado e esta presente, também, na parte dianteira das portas da frente onde surge o nome Duster. Este material não é pintado, é sustentável e os riscos quase não se notam. Diz a Dacia, claro!

Novo Dacia Duster com interior redesenhado

Com o fim de mudar, totalmente, o Duster, a Dacia ofereceu ao SUV um novo interior. Desde logo, o modelo entra na era digital e no estilo geométrico. A parte digital não acontece nos modelos de entrada de gama. Nesses continua tudo na mesma.

Por outro lado, há um ecrã de 10,1 polegadas com ligação Apple Car Play e Android Auto, com navegação incluída nos níveis de equipamento superiores. Nos outros será tudo feito através do smartphone do utilizador.

Novo Dacia Duster

Juntamente com tudo isto, a Dacia oferece o “YouClip”, um sistema simples e prático para prender vários acessórios específicos em determinadas áreas do habitáculo – e mantê-los bem fixos.

O Novo Duster vem equipado com quatro (na versão Essential) ou seis pegas YouClip (uma no painel de instrumentos, uma junto à consola do lado do passageiro, uma atrás da consola central, duas de cada lado da bagageira e uma na porta da bagageira).

Podem conter um suporte para tablet, uma bolsa de arrumação, um suporte para smartphone (com a possibilidade de ter um carregador de indução) ou um “3 em 1” que inclui um suporte para copos, um gancho para mala e uma luz móvel. Este engenhoso sistema 3 em 1 é incorporado de fábrica nos modelos de topo. Porém, está disponível como acessório.

Novo Dacia Duster

Mecânicas renovadas, com híbrido e sem diesel

De conformidade com a nova ordem que diabolizou os Diesel, o novo Dacia Duster não tem motor Diesel. Por outro lado, oferece duas versões híbridas: Hybrid 140 e Eco-G 100. O primeiro é o mesmo propulsor utilizado no Jogger desde o início deste ano. O sistema conta com o motor a gasolina com 1.6 litros e 94 cv, dois motores elétricos (49 cv e um gerador/motor de arranque de alta tensão) e uma caixa de velocidades automática elétrica com quatro velocidades. Estamos a falar do sistema E-Tech da Renault.

Graças a uma bateria de 1,2 kWh, o sistema permite uma condução em cidade durante 80% do tempo e modo puramente elétrico.

O segundo é uma proposta singular da Dacia, misturando gasolina com GPL. O sistema já é conhecido de outros modelos da marca e com dois depósitos (50 litros de gasolina e 50 litros de gás) oferece uma autonomia de 1300 km.

Por outro lado, há, ainda, a oferta do bloco 1.2 litros TCe a gasolina que se estreia na Dacia. Com ciclo de funcionamento Miller e um sistema “Mild Hybrid” com tecnologia de 48V, este motor debita 130 cv e com a bateria de 0,9 kWh, emite menos CO2. A caixa é uma unidade manual de seis velocidades tanto para as versões 4×2 como 4×4.

Dacia GPL é aposta da marca para atingir 70% de quota

A Dacia aposta no GPL, estando isolada nesta ideia de vender automóveis híbridos alimentados a gasolina e a gás de petróleo liquefeito.

Ler mais

Novo Dacia Duster com modos de condução revistos

Com toda a certeza, o novo Dacia Duster mantém a capacidade fora de estrada. Os modos Auto e Eco cuidam, automaticamente, da melhor tração, sendo que a segundo olha mais para os consumos. Depois temos os novos modos Neve e Lama/Areia com as afinações do Duster a serem otimizadas para esses pisos. Finalmete, o modo Off-Road. Este modo é uma evolução do atual 4×4 bloqueado. Distribuiu o binário pelas rodas de acordo com a aderência e velocidade.

Finalmente, dizer que o novo Dacia Duster vem equipado com oito sistemas avançados de ajuda à condução (ADAS), estando incluídas travagem automática de emergência e aviso de saída de faixa de rodagem. As atualizações via internet passam a ser possíveis.