EuroNCAP alerta sobre risco para a segurança com os SUV maiores e pesados

EuroNCAP alerta sobre os SUV e as cada vez maiores dimensões e peso, algo que pode ser um risco para a segurança de todos na estrada.

Na sequência da última bateria de testes realizada pela EuroNCAP, o organismo europeu sediado na Bélgica, lançou um alerta. Com toda a certeza, os SUV e Crossover que estão a chegar ao mercado, estão cada vez maiores e mais pesados. E com a disseminação de modelos 100% elétricos, as potências mais elevadas vão criar problemas graves no futuro, particularmente, nos embates frontais ou laterais, devido à enorme massa dos atuais modelos.

No momento em que a mudança para a eletrificação está em curso, a EuroNCAP fez a derradeira bateria de testes de colisão. E a maioria dos modelos saiu com as cinco estrelas. Porém, a EuroNCAP alertou para os riscos da atual tendência dos veículos colocados à venda na Europa. E qual é a tendência?

EuroNCAP alerta sobre os SUV

EuroNCAP alerta para SUV maiores e pesados

Segundo aquele organismo, “a tendência é fazer veículos maiores, mais pesados, mais potentes e mais altos”. Com toda a certeza, esta “moda” oferece riscos para a segurança dos ocupantes e dos outros condutores. Por outro lado, este tipo de veículo é mais prejudicial para o ambiente que carros pequenos e leves.

EuroNCAP alerta sobre os SUV

Michiel van Ratingen, secretario geral da EuroNCAP, na sequência dos resultados apurados refletiu sobre eles. “Durante anos, a Euro NCAP foi acusada de aumentar o peso dos automóveis. Pensava-se que as características de segurança adicionais significavam massa adicional. Nunca foi esse o caso, e o aumento do peso dos veículos a que assistimos atualmente não está certamente relacionado com a segurança. Deve-se à preferência dos consumidores por veículos maiores e à eletrificação, com baterias cada vez maiores a serem utilizadas para acalmar a ansiedade de autonomia dos consumidores.”

O povo, na sua infinita sabedoria diz que é impossível ter “sol na eira e chuva no nabal”. Ou seja, é impossível querer carros 100% elétricos leves e pequenos, os indicados para proteger o ambiente. O que o secretário-geral da EuroNCAP declarou deita sal na ferida aberta pela eletrificação com este alerta sobre os SUV.

Uma transição feita à pressa e com uma componente de pressão dos governantes, ditada pelo instinto de sobrevivência. O que ditou automóveis pesados e de grandes dimensões que acabam por criar problemas rodoviários, de segurança e com implicações no ambiente.