Chineses com excelente desempenho nos “crash-test” da EuroNCAP

A preocupação com a segurança dos carros chineses 100% elétricos tem sido tema ao longo do tempo. O EuroNCAP acabou com essas inseguranças.

A preocupação com a segurança dos carros chineses 100% elétricos tem sido tema ao longo do tempo. O EuroNCAP acabou com essas inseguranças e realizou uma ronda de testes de colisão a veículos europeus, chineses, japoneses, sul-coreanos e vietnamitas. Os resultados foram surpreendentes e, contas feitas, dos onze veículos testados, oito receberam as cinco estrelas da EuroNCAP. Depois dos preços e da qualidade, a resistência aos embates e a proteção dos passageiros retira mais um argumento contra os automóveis vindos da China.

EURONCAP 2023 1 1

Os carros chineses tiveram um excelente desempenho nos ensaios de colisão da EuroNCAP. Esta é a conclusão da mais recente bateria de testes do organismo europeu que testou onze automóveis e viu serem atribuídas cinco estrelas a oito deles. Só para ilustrar, a BYD, o construtor chinês que está a caminho da liderança entre os produtores de veículos 100% elétricos, submeteu aos testes o Tang. E saiu deles com cinco estrelas sendo o quarto modelo da BYD a receber essa classificação.

EURONCAP 2023 2

Chineses com excelente desempenho

Por outro lado, o SUV compacto Seal-U também foi testado e conseguiu quatro estrelas. Um dos finalistas do Carro Europeu do Ano 2024, o Kia EV9 é o primeiro SUV com três filas de bancos e conseguiu, também, cinco estrelas.

EURONCAP 2023 7

Outro modelo chinês testado foi o XPENG G9, o segundo carro da marca a ser testado, recebeu cinco estrelas EuroNCAP e cinco estrelas GreenNCAP. Únicos reparos: condutores de baixa estatura escorregam no banco e a proteção de peões necessita de mais algum trabalho.

O primeiro modelo vindo do Vietname foi testado pela EuroNCAP. O VinFast VF8 é um SUV que não conseguiu as cinco estrelas, ficando com quatro. Segundo o organismo europeu, esta classificação ficou a dever-se a falta de resistência dos sistemas de retenção. Ainda assim, as crianças e os utilizadores mais frágeis estão bem protegidos.

EURONCAP 2023 4

Europeus no topo da escala

Com toda a certeza, cinco estrelas não é novidade para os construtores europeus. O Volkswagen ID.7 conseguiu excelentes resultados. Desde logo 95% na proteção de adultos, um dos melhores registos de 2023. O BMW Série 5 também foi testado e conheceu um resultado semelhante ao dos modelos 100% elétrico da VW. Perde na proteção da pélvis e do fémur em caso de embate frontal. Porém, confortavelmente dentro dos parâmetros necessários para alcançar cinco estrelas.

Por outro lado, o poderoso Mercedes EQE SUV exibiu-se em bom plano, particularmente, no que toca aos sistemas de segurança e assistência ao condutor. Problema está no airbag central cujo funcionamento pode gerar alguns ferimentos. Um problema de fácil resolução e que não impediu as cinco estrelas.

O Smart #3, produzido na China pela Geely, é um SUV que é bem maior que os modelos produzidos, até agora, pela marca. Conseguiu as cinco estrelas, mas a EuroNCAP deixou algumas recomendações. Em primeiro lugar, o modelo não tem sistema de deteção de crianças a bordo. Em segundo lugar, exibiu uma menor proteção lateral e os dois “dummy” que ocuparam o lugar do condutor e passageiro, embateram um no outro, o que pode gerar alguns ferimentos.

EURONCAP 2023 9

Japoneses e coreanos com quatro estrelas

O Honda ZR-V, pequeno SUV da casa japonesa, foi o único híbrido presente nestes testes. E era, também, o mais leve com “apenas” 1600 kg. O seu desempenho em todos os testes ficou aquém das cinco estrelas e, por isso, saiu do teste com apenas quatro estrelas. Da mesma forma, o Hyundai Kauai também só recebeu quatro estrelas. Porém, a EuroNCAP ficou desapontada com o modelo que ficou no limiar de receber, apenas, três estrelas. Os dispositivos eletrónicos não tiveram um bom desempenho. O carro é maior e tem um interior mais espaçoso e a casa coreana não acompanhou essa majoração com melhor proteção. Especialmente dos sistemas eletrónicos.