Alpine ascende aos Hypercar com equipa renovada para o WEC 2024

Após anos nos LMP2, a Alpine dá o passo em frente e sobe à categoria Hypercar com dois carros e pilotos como Mick Schumacher.

Após anos na categoria LMP2, a Alpine dá o passo em frente e ascende à categoria Hypercar com dois carros e seis pilotos de qualidade. Entre eles está Mick Schumacher que regressa ao topo de uma competição, depois da saída da Fórmula 1. Contas feitas, serão quatro pilotos franceses, um austríaco e um alemão a perfazer as triplas de pilotos para os dois Alpine A424. Modelo que será apresentado, oficialmente, no dia 7 de fevereiro do próximo ano.

Alpine e Mick Schumacher no WEC em 2024 aliam-se para tentar levar a marca criada por Jean Redélé ao topo das corridas de endurance. Recordamos que a Alpine-Renault tem uma história com o Mundial de Endurance e com Le Mans. O A442 e as versões A442A e A442B participaram nas 24 Horas de Le Mans entre 1976 e 1978. Venceram em 1978 com a dupla Didier Pironi e Jean-Pierre Jaussaud e recolheram um 4º lugar com a formação Guy Frequelin, Jean Ragnotti, José Dolhem e Jean-Pierre Jabouille.

ALPINE WEC HYPERCAR MICK SCHUMACHER 1

Alpine e Mick Schumacher no WEC

Com toda a certeza, a Alpine visa os primeiros lugares da competição, tendo investido forte no projeto A424, e na captação de pilotos de qualidade. Por outro lado, a equipa liderada por Bruno Famin vai inscrever dois carros ao longo da temporada e por isso escolheu seis pilotos. Os nomes são todos conhecidos embora ainda não seja público a distribuição dos mesmos entre os carros #35 e #36.

Segundo o responsável pela Alpine Motorsports, procuraram pilotos rápidos e fiáveis, mas também pilotos capazes de serem perspicazes na leitura das corridas e verdadeiro espírito de equipa.

Mick Schumcher, filho de Michael Schumacher, venceu os campeonatos de formação por onde passou. Da Fórmula 4 à Fórmula 2, passando pela F3. Ascendeu à Fórmula 1 com a Haas e não foi feliz, também pouco ajudado pela equipa. Passou a piloto de testes da Mercedes e, agoram, estreia-se no WEC com a Alpine.

Para o piloto alemão, “está a começar um novo capítulo para mim com a Alpine na categoria Hypercar do WEC. O carro é impressionante e mal posso esperar para começar. Cresci com monolugares, por isso conduzir um carro com um cockpit fechado e rodas cobertas é uma grande oportunidade para aperfeiçoar as minhas capacidades de condução. Senti muito a falta das corridas este ano; é o que adoro fazer desde criança e, por vezes, era difícil ver os outros pilotos a entrar em pista. As corridas de resistência são um novo desafio para mim e tenho a certeza de que vamos partilhar grandes momentos no próximo ano com a Alpine.

As outras caras da Alpine no WEC 2024

Desse modo, ao volante dos dois Alpine A424 estarão seis pilotos. Além do alemão Mick Schumacher, estarão quatro pilotos franceses. Um deles é Nicolas Lapierre, ele que venceu por três vezes a categoria LMP2 nas 24 Horas de Le Mans e dois títulos mundiais na LMP2. Foi o piloto de desenvolvimento do A424 e, claro, viu confirmada a sua presença na equipa para 2024.

Por outro lado, Matthieu Vaxiviere entra na equipa oficial da Alpine pelos seus desempenhos em 2021 e 2022 no LMP2 e com a Alpine. Já participou em sete edições das 24 Horas de Le Mans. O seu historial no European Le Mans Series permite-lhe permanecer na equipa.

Juventude e experiência na formação Alpine

Com apenas 22 anos, Charles Milesi é uma das maiores promessas das corridas de Endurance. Estreou-se nos monolugares, mas rapidamente escolheu os carros da LMP2 em 2021. Venceu o título Mundial e as 24 Horas de Le Mans na categoria, logo na primeira temporada.

Por outro lado, a Alpine foi buscar um dos pilotos que começou como um Bronze de grande qualidade, mas que rapidamente subiu na hierarquia de pilotos dado o seu talento. Paul-Loup Chatin venceu o European Le Mans Series(ELMS)  em 2014 e foi agraciado com o Prémio Jean Rondeau para o melhor piloto francês nas 24 Horas de Le Mans. Voltou a ganhar o título ELMS em 2019, venceu as 24 Horas de Daytona em 2021 e a categoria IMSA LMP2 este ano.

Alpine ansiosa pelo começo da competição

Finalmente, Ferdinand Habsburg. Com toda a certeza, o austríaco é um piloto rápido e consistente que em 2021 venceu o Mundial de Endurance LMP2 e as 24 Horas de Le Mans na mesma categoria na companhia de Charles Milesi e Robin Frjins. Venceu o ELMS em 2022 e em 2023 voltou a estar em excelente nível. Agora tem nas mãos o hypercar da Alpine para alcançar os melhor resultados possíveis.

ALPINE WEC HYPERCAR FERDINAND HABSBURG
Ferdinand Habsburg

Nesse sentido, para o “Team manager” da Alpine Motorsports, “a primeira palavra que me vem à cabeça é ‘orgulho’.” Philippe Sinault acredita que “fizemos as escolhas certas e tenho confiança nesta equipa, que é a ideal para a Alpine no Hypercar“.

Com o intuito de criar “um equilíbrio interessante entre os pilotos mais experientes, federados e conhecidos da equipa e as caras novas que nos surpreenderam nos últimos anos” a Alpine escolheu pilotos de diversas qualidades.

Como equipa francesa, estamos também particularmente entusiasmados por termos quatro pilotos franceses na equipa. Com toda a certeza, faltam menos de 100 dias para a primeira corrida da época de 2024. Os testes estão quase terminados e a equipa está agora completa: mal podemos esperar para ver os nossos belos A424 conduzidos por estes pilotos.

Philippe Sinault, Team Manager
ALPINE WEC HYPERCAR MICK SCHUMACHER 2