Alfa Romeo Milano. O primeiro Alfa Romeo 100% elétrico é um SUV!

Nem Brennero, nem Stevio, nem outro nome qualquer. Milano é o nome do novo SUV da Alfa Romeo, acaba de anunciar a marca italiana.

Nem Brennero, nem Stevio, nem outro nome qualquer. Milano é o nome do novo SUV da Alfa Romeo, acaba de anunciar a marca italiana. O rival do Volvo EX30 e do smart #3, será o primeiro do construtor italiano a ter motorização 100% elétrica. Por outro lado, o nome do modelo é uma homenagem á cidade que viu nascer a Anonima Lombarda Fabrica Automobili (Alfa) no dia 24 de junho de 1910 pela mão de Ugo Stella e Nicola Romeo.

O primeiro SUV compacto e primeiro modelo 100% elétrico da Alfa Romeo vai-se chamar… Milano. Jean-Philippe Imparato tinha dito, no início do ano, que o carro não se iria chamar Brennero. Poucos acreditaram nisso e a Alfa Romeo adensou o mistério ao publicar nas redes sociais várias coordenadas. Uma apontava para o Passo de Stelvio, outro para o Passo de Brennero, outro para a pista de ensaios de Ballocco e, finalmente, para a catedral de Milão.

AlfaRomeo MILANO

Alfa Romeo Milano, um SUV 100% elétrico

E pronto, o novo SUV da casa do Biscione será Milano e será revelado em abril de 2024, exatamente, em Milão. Com toda a certeza iremos ter mais novidades deste modelo nas próximas semanas. Isto porque a Alfa Romeo ainda não revelou nenhum detalhe técnico do carro.

Sabemos, apenas, que será um veículo 100% elétrico e que depois de estar à venda no mês de setembro, o final de 2024 verá a chegada de versões a gasolina com sistema híbrido.

AlfaRomeo MILANO1

Por outro lado, é verdade que o Tonale tem uma versão híbrida Plug-In, mas não tem versão 100% elétrica. Portanto, o Milano será o primeiro modelo 100% elétrico da Alfa Romeo.

De acordo com aquilo que a Alfa Romeo já anunciou, a partir de 2025 todos os modelos novos da casa de Arese serão eletrificados e a partir de 2027, a marca só venderá modelos 100% elétricos.

Mercado dos SUV compacto elétricos desacelera

De acordo com as informações da Alfa Romeo, o Milano será produzido em Tychy, na Polónia e terá como base a plataforma de dois modelos da Stellantis que são fabricados ali, o Fiat 600 e o Jeep Avenger. A plataforma eCMP2 permite usar mecânicas convencionais e 100% elétricas.

Por outro lado, o Milano vai entrar num segmento densamente povoado onde o VW T-Roc é líder nos primeiros 10 meses de 2023. O Toyota Yaris Cross é o segundo mais vendido na frente do Peugeot 2008. O Milano vai encontrar o Audi Q2, o MINI Coutryman, o Lexus LBX (irmão do Yaris Cross) e o DS 3. A Alfa Romeo está ainda a ponderar se leva o modelo para os EUA ou não.

AlfaRomeo MILANO2

Em contrapartida, o mercado de SUV compactos 100% elétricos, tem vindo a perder ímpeto. Contas feitas, o crescimento dos SUV compactos foi de 15% para 1.818.562 unidades, mas os EV cresceram, apenas, 12% para 102.718 unidades. A quota de mercado, por seu turno, caiu para os 5,6%.

O modelo mais vendido foi o Hyundai Kauai (30.525 unidades) seguido do Opel Mokka (24.293 unidades) e do Peugeot 2008 (21.381). Tudo números referentes aos primeiros dez meses de 2023.