Valorpneu e sustentabilidade de mãos dadas em 2024

No seu encontro anual, a Valorpneu anunciou as novidades para 2024. Assim, Valorpneu e sustentabilidade continuam de mãos dadas.

No seu encontro anual, a Valorpneu anunciou as novidades para 2024. Assim, Valorpneu e sustentabilidade continuam de mãos dadas. Tem como objetivos a adoção de práticas mais sustentáveis na gestão de pneus em fim de vida e um novo plano de ação para a economia circular. Estes foram os temas chave do 21º encontro da Rede Valorpneu que decorreu em Vila Viçosa.

Valorpneu e sustentabilidade vão continuar de mãos dadas em 2024. Nesse sentido, Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP e gerente da Valorpneu, falou sobre a nova licença a que a Valorpneus se candidatou para 2024 no âmbito de atribuição de outras licenças a várias entidades gestoras pela Agência Portuguesa do Ambinente (APA), referindo que “a Valorpneu vai cumprir tudo que esteja relacionado com essa nova licença, como o vem fazendo há 21 anos”.

VALORPNEU 2023 1

Valorpneu e sustentabilidade

Ao mesmo tempo, sob o mote “A Sustentabilidade como motor de desenvolvimento”, o mesmo responsável, congratulou-se com prémio recebido recentemente pelo desempenho do seu sistema nos Recircle Awards 2023, vencendo a categoria “Best EPR Scheme”. Na corrida estavam nomeadas as suas congéneres da Irlanda, Suécia, Equador e Espanha. “A Valorpneu foi considerada a entidade gestora que melhor gere o sistema de pneus usados no mundo”, afirmou o responsável.

Por outro lado, Climénia Silva, Diretora Geral, apresentou os números de recolha e valorização que em 2023 se estima que se venham a fixar nas 84 200 t de pneus usados, evitando a produção 150 000 t de emissões de CO2eq o consumo 4 600 TJ de energia. Destas 84 200t, 11 400t foram recolhidas e tratadas voluntariamente para além do objetivo da licença em vigor. Isto traduz-se numa taxa de recolha prevista para 2023 de 111 por cento. A reciclagem continua a liderar o destino dos pneus usados (87,9%), seguindo-se a valorização energética, com 9,1%, a recauchutagem (2,1%) e outros (1%).

O ciclo de sustentabilidade

Por outro lado, Carla Pinto, Diretora de Serviços de Sustentabilidade Empresarial da DGAE, apresentou o plano de ação para a economia circular 2023-2024. Cuja consulta pública esteve a decorrrer entre os meses de outubro e novembro. E que se espera que seja um modelo de desenvolvimento económico e social regenerativo, eficiente, produtivo e inclusivo.

De acordo com o programa, este e outros temas estiveram em discussão no painel “Ciclo de vida do pneu, ciclo de sustentabilidade” que finalizou a sessão de trabalho. Nesta fase juntaram-se vários oradores. Com toda a certeza, para além de Carla Pinto, da DGAE, Gracinda Marote, da APA, Pedro Carreira, da Continental Mabor e da APIB, estiveram presentes mais oradores. Joaquim Seiça, da ANIRP, José Carvalho, da JCConsulting, e Hélder Barata Pedro, da ACAP.

Entregues prémios de desempenho

Por conseguinte, durante o 21º Encontro Valorpneu foi entregue o Prémio Desempenho do Centro de Rede de Recolha Valorpneu a Ribeiro & Filhos Lda., em Belas. O centro de receção Ribeiro & Filhos Lda. tem a sua atividade na área de resíduos de pneus há mais de 40 anos. Uma empresa familiar fundada por Francisco Ribeiro e assegurada, desde 1997, pelo seu filho, José Ribeiro.

Dessa maneira, todos os anos, a Valorpneu faz a compensação de emissões do Encontro junto de uma associação local. Este ano a escolhida foi a AFLOSOR-Associação dos Produtores Agro-Florestais da Região de Ponte de Sor.