Toyota Land Cruiser FJ45 com motor… V8 da Nascar!

Chama-se FJ Bruiser e nasceu do casamento entre um Toyota Land Cruiser FJ45 de 1966 e um motor V8 usado na Nascar.

Chama-se FJ Bruiser e nasceu do casamento entre um Toyota Land Cruiser FJ45 de 1966 e um motor V8 usado na Nascar. Duvidamos que encontre um casamento tão interessante como este. O carro é, simplesmente, brutal e foi um dos projetos da Toyota USA expostos no famoso certame SEMA que mais deu nas vistas. Com toda a certeza, muitos foram os que tentaram perceber se haveria mais unidades disponíveis.

Lembram o que disse Akio Toyoda há uns anos? Os carros aborrecidos tinham acabado na casa japonesa, decretou o, à época, CEO da Toyota. Não sabemos se o atual presidente da Toyota teve alguma coisa a ver com este “bicho”. Com toda a certeza, este muito especial FJ45 vem celebrar o regresso do Toyota Land Cruiser ao mercado norte americano.

Toyota Land Cruiser FJ45 com motor V8

Com o intuito de encontrar forma de celebrar o regresso do modelo aos Estados Unidos, a aventura começou com a Toyota Racing Development (TRD) a ser consultada. A ideia era pegar num dos motores V8 de 5.8 litros utilizado nos Toyota Camry V8 da Nascar.

Toyota Land Cruiser FJ45

No momento em que a TRD forneceu o bloco com 720 cv e uma caixa automática de três velocidades preparada para competição, o foco passou para o carro em si.

Segundo Marty Schwerter, responsável da Toyota Motorsports Garage (TMG), “referiamo-nos a este carro como ‘Unstoppable FJ’, mas como acabou por sair um ‘monstro’ decidimos chamá-lo FJ Bruiser.” O nome é, simplesmente, fantástico e mistura um Toyota FJ45 Land Cruiser PickUp de 1966 com o motor V8 da Nascar.

Um som intimidante

Graças à utilização de um escape MagnaFlow, o som emanado deste FJ Bruiser é intimidante. Mas para lá do barulho ensurdecedor, o aspeto do carro é, simplesmente, fantástico. Desde logo porque o chassis do modelo original desapareceu em favor de um chassis tubular. Os eixos continuam a ser rígidos com diferenciais Currie e uma caixa de transferências Atlas. Nesse sentido, esta caixa oferece quatro modos diferentes 4×2 e mais quatro em 4×4. A relação mais baixa permite que a 7000 rpm, o FJ Bruiser rasteje a 20 km/h. Na relação mais longa, às mesmas 7000 rpm, chega aos 264 km/h!

Toyota Land Cruiser 70. Conduzimos o ícone que não pode circular em Portugal!

Descontinuado na Europa e nos EUA, o Land Cruiser 70 continua uma referência em África. Fomos experimentá-lo, em Portugal, na versão V8!

Ler mais

Toyota Land Cruiser FJ45 com suspensões poderosas

Com o fim de proporcionar capacidade fora de estrada inigualável, junta-se uma suspensão poderosa. Desta forma, o FJ Bruiser está equipado com amortecedores Fox e molas Eibach. Por ouro lado, o FJ Bruiser usa jantes de 20 polegadas e pneus BF Goodrich de 42 polegadas.

Toyota Land Cruiser FJ45

Mas há outra coisa que se destaca no Toyota FJ Bruiser. Se ficar sem aderência por algum motivo ou atascar o carro na areia ou na lama, há um elevador a meio do carro que, por ação de um botão, levanta o carro e com a ação de lagartas, restabelece a tração. Absolutamente brilhante e a dispensar os guinchos.

Interior totalmente diferente

Por outro lado, o interior do Toyota FJ45 foi totalmente remodelado pela Complete Customs. De acordo com a Toyota, os bancos são semelhantes aos da competição e assinados pela Momo. O volante é um modelo vintage 1968 Jackie Stewart. Os revestimentos também são personalizados. Tudo para homenagear os bancos do FJ original.