Toyota Crown Sport. O apelativo SUV que podia vir para a Europa!

A Toyota podia trazer este SUV para a Europa! No Japão custa menos de 40 mil euros e só tem mecânicas híbridas.

A Toyota podia trazer este SUV para a Europa! No Japão custa menos de 40 mil euros e só tem mecânicas híbridas. Por outro lado, tem um estilo muito agradável com um saborzinho a Ferrari Purosangue… Aqui no Escape Livre, trocávamos o RAV4 por este Crown Sport. De caras! Infelizmente, só está à venda no país do Sol Nascente. Uma pena, dizemos nós.

A Toyota podia trazer este SUV para o Velho Continente. Akio Toyoda, hoje presidente da Toyota, prometeu há uns anos (quando era CEO) que a Toyota nunca mais faria carros aborrecidos.

TOYOTA CROWN SPORT 15

Não fazemos a menor ideia se este Crown Sport ainda foi aprovado por Akio Toyoda, mas que está aqui um belo SUV… lá isso está! Com o intuito de refletir uma imagem jovem e desportiva, o Toyota Crown Sport tem uma frente agressiva e um corpo musculado. Sim, é verdade que não tem nada a ver um carro com o outro… mas há ali um gostinho de Purosangue. Sim da Ferrari!

Toyota podia trazer este SUV para a Europa

Nesse sentido, a frente “Hammerhead”, que já surgiu no novo Prius e na gama bZ 100% elétrica, lembra o modelo italiano. O habitáculo recuado também lembra o Purosangue. As cavas das rodas dianteiras são menos ostensivas e a lateral está vincada por uma linha ascendente. Que, por consequência, desagua em cavas das rodas traseiras bem musculadas.

As jantes de 21 polegadas ajudam a dar um aspeto poderoso ao Crown Sport. Que se prolonga para a traseira. Os farolins são semelhantes aos do Purusangue, e a traseira é, igualmente, musculada pelo pequeno óculo traseiro, pelo para choques muito esculpido e com um pequeno difusor.

Dimensões generosas para o Toyota Crown Sport

Dessa forma, o Toyota Crown Sport é um SUV médio. Com 4720 mm de comprimento, 1880 mm de largura e 1565 mm de altura, revela um gabarito equilibrado tentando “esconder” a sua ligação ao formato da moda. Por baixo do manto está a plataforma TNGA. Mais uma razão para que o Crown Sport venha para a Europa. Até porque a Toyota diz que o carro foi afinado +para oferecer uma experiência de condução agradável.

Por outro lado, no interior, há muita tecnologia e um ecrã de 12,3 polegadas. Tudo conhecido de outros modelos da casa nipónica vendidos, apenas, nos mercados asiáticos e norte americano.

Há muito espaço a bordo e a preocupação dos engenheiros foi proporcionar uma boa acessibilidade. De conformidade com essa ideia, o Crown Sport tem o ponto da bacia posicionado mais acima, embaladeiras baixas e portas traseiras com abertura maior e mais recortada.

Por outro lado, está equipado com a mais recente evolução dos sistemas ADAS de proteção do sistema Toyota Safety Sense.

Motorizações exclusivamente híbridas

Com efeito, o Toyota Crown Sport só tem duas opções de motorização, ambas híbridas. Em primeiro lugar, um híbrido convencional que utiliza o bloco 2.5 litros com 234 cv e tração integral provida por um sistema elétrico. Em segundo lugar, um sistema híbrido Plug In sobre o qual a Toyota não revelou dados. Apenas anunciou a presença de uma bateria de maior capacidade. Que não rouba espaço ao habitáculo e que permite uma maior autonomia em modo 100% elétrico.