Tiago Rodrigues ganhou Campeonato F4 China

Com apenas 16 anos e a cumprir a sua estreia nos monolugares, Tiago Rodrigues sagou-se campeão de F4 na China.

Com apenas 16 anos e a cumprir a sua estreia nos monolugares, Tiago Rodrigues sagrou-se campeão de F4 na China. O piloto português, nascido em Macau, chegou à F4 aureolado com o título da categoria KZ do campeonato AAMC de Macau e sem experiência em monolugares. Ainda assim, arrancou o primeiro pódio logo na primeira ronda e venceu três corridas na segunda jornada. Tiago Rodrigues também está na luta pelo título do Campeonato de F4 Sudeste Asiático, liderando a competição quando faltam duas jornadas (6 corridas) que se disputam em Sepang, na Malásia.

Tiago Rodrigues impressionou nesta sua primeira incursão nos monolugares. O piloto, nascido em Macau, chegou ao campeonato chinês de F4 – um dos 11 campeonatos FIA de F4 que se disputam em todo o mundo – apenas com experiência no Karting. Com toda a certeza, Tiago Rodrigues iria cumprir uma temporada de desenvolvimento e habituação ao monolugar da F4.

Tiago Rodrigues F4 CHINA 1

Vencedor português na China

Desse modo, numa competição com cinco jornadas onde se realizaram quatro corridas por fim de semana, Tiago Rodrigues completou 20 corridas em 2023. Muito tempo para aprender.

Porém, o piloto não demorou muito a “aquecer”! Imediatamente mostrou muito ritmo e ao logo na primeira jornada, disputada no Circuito Internacional de Zhuai, chegou ao pódio na terceira de quatro corridas ali realizadas.

E as primeiras três vitórias surgiram no traçado de Ningbo, palco para a segunda jornada quadrupla da competição. Uma evolução tremenda do jovem piloto de apenas 16 anos.

Desse modo, o piloto português entrou para o clube dos favoritos à vitória no campeonato, algo que poucos esperariam de um menino em estreia nos monolugares.

Tiago Rodrigues F4 CHINA 5

Circuito de Ningbo foi talismã para Tiago Rodrigues

No entanto, a campanha vitoriosa de Tiago culminou numa performance impressionante no último fim de semana do campeonato onde se disputaram 4 corridas (17 a 20).

O ponto de maior tensão aconteceu na corrida 18 quando, subitamente, Tiago ficou sem caixa de velocidades, sendo forçado ao abandono. Desta forma, o seu principal concorrente na luta pelo título reduziu a vantagem de Tiago para apenas 18 pontos quando ainda faltavam disputar as duas corridas finais com 50 pontos em disputa.

Tiago Rodrigues F4 CHINA 2

Com o propósito de vencer o campeonato, o piloto português deu espetáculo nas duas últimas corridas da competição. Na corrida 19, partindo da segunda posição, Tiago rapidamente assumiu a liderança. E apesar da pressão constante de Liu Kaishun (segundo classificado no campeonato), o piloto português venceu. Encaminhou a conquista do título, dependendo apenas de si para se sagrar campeão.

Com efeito, o piloto português foi terceiro lugar na vigésima e derradeira corrida do Campeonato da China de F4. O que foi suficiente para reclamar o segundo título da carreira com apenas 16 anos.

Um resultado que sublinhou os momentos emocionantes da época. Que resultaram de talento ao volante e no desenho da melhor tática junto com resiliência nas mais diversas condições de corrida. Um talento a manter debaixo de olho!