Novo Renault Master. O Aerovan de trabalho

Viajámos até Lyon, à Solutrans, para a apresentação mundial do Novo Renault Master. Um ícone da marca com mais de 40 anos de história e mais de 3 milhões de unidades vendidas que dá agora o salto para o futuro.

A Solutrans é uma das maiores feiras de transportes dedicada a ligeiros e pesados de mercadorias na Europa. Nesta bienal dedicada às inovações tecnológicas e tendências atuais no mercado dos profissionais, a segunda edição de 2023 teve como tema a transição energética. Assim, era o palco perfeito para a marca francesa revelar em estreia mundial o Novo Renault Master.

De França para o futuro

Fabricado desde sempre na fábrica de Batilly, em França, o Renault Master é, há três gerações, um modelo líder na sua categoria no velho continente. A quarta geração tem como grande chamariz a transição energética, apresentando, além das versões térmicas, as primeiras versões 100% elétricas do Master. Dessa forma, é uma novidade que chega em boa hora para os profissionais que procuram cada vez mais ofertas elétricas neste segmento.

Para a luso-descendente Hélène Carvalho, líder do programa Renault Master, “este é um veículo que estará à disposição dos profissionais, sempre que precisarem, para maximizar a sua produtividade. Qualquer que seja o tipo de energia que escolham”.

Expetativas de nível “Master”

Renovar e inovar o líder de segmento é sempre um processo que gera elevadas expetativas junto do público-alvo. Mas, quando falamos em pegar num furgão de elevadas dimensões e peso e adicionar-lhe mais meia tonelada de baterias, os desafios são mais que muitos. Tudo para o tornar eficiente e dotá-lo de performances que satisfaçam as necessidades dos profissionais.

A Renault não desiludiu e encontrou no novo design e capacidade aerodinâmica a chave para responder à altura a este desafio. Pelo menos no papel! Mas a promessa da marca em entregar ao mercado a sua melhor ferramenta de trabalho de sempre parece estar muito bem encaminhada.

Novo Renault Master – o “Aerovan” multi-energias de última geração

A grande bandeira do Novo Renault Master é o design “Aerovan” onde a aerodinâmica foi apurada ao pormenor para entregar a maior eficiência da categoria. Tanto nas versões 100% elétricas como nas versões térmicas reduzindo consumos e emissões. Pelo menos é o que afirmam os testes finais, que tiveram de ser realizados num túnel de vento construído para aviões, dadas as dimensões do Novo Renault Master.

Um furgão com a aerodinâmica de um “carro”

A Renault reclama um coeficiente aerodinâmico inferior em mais de 20%. Significativamente menor que o da geração anterior do Master e o melhor face a todos os atuais rivais no mercado. Mas, para percebermos como tudo foi conseguido, falámos em Lyon com mais um português ligado a este novo modelo. O covilhanense Paulo Pereira, Renault Master Expert, que nos contou que o segredo está “no capô mais curto e no para-brisas mais avançado e inclinado. Além disso, os espelhos retrovisores e as entradas de ar no para-choques foram otimizadas e, finalmente a traseira mais estreita.” Para Paulo Pereira, aerodinamicamente, mesmo para um veículo deste segmento, o Novo Renault Master mais “parece um automóvel normal”.

Assim, com todas as melhorias na aerodinâmica, também o conforto acústico dentro do habitáculo traz melhorias significativas face à anterior geração. Um detalhe fundamental para quem passa muitas horas dentro dele, seja como “escritório móvel” ou no transporte de passageiros.

Além do aumento na eficiência do novo modelo, as emissões de CO2 das versões térmicas baixaram 39g/km, ficando abaixo das 200 g/km.

Novo Renault Master com plataforma multi-energias

A Renault não mede as palavras na hora de afirmar que, qualquer que seja o grupo propulsor escolhido, à data do lançamento, é o veículo mais eficiente da categoria.

Quatro motores térmicos

Dessa forma, no novo Master estarão disponíveis quatro motores Diesel Blue dCi, que debitam 105, 130, 150 e 170cv respetivamente, com consumos médios inferiores a 1,5l/100km. A transmissão pode ser efetuada por uma caixa manual convencional ou recorrendo à nova caixa automática de 9 velocidades com conversor EAG9.

Duas motorizações elétricas

As duas versões 100% elétricas do novo Renault Master são alimentadas por motores de 96kW e 105kW, ambos com 300Nm de binário. A primeira com uma bateria de 40kWh, a oferecer uma autonomia de 180km, já segunda traz uma bateria de 87kWh com autonomia até 410 km.

Assim, para chegar a estes valores, a Renault estima consumos na casa dos 21kWh/100km. Números que vêm corroborar as pretensões de eficiência da marca francesa ao nível da eficiência do Novo Master.

Nas versões 100% elétricas, o novo furgão permite carregamentos rápidos até 130kW. Já em carregamentos de 22Kw, a versão com bateria de 87kWh, recupera dos 10 aos 100% em pouco menos de 4 horas. Futuramente

Novo Renault Master 26 1
Com a bateria de 87kWh, o Novo Renault Master 100% elétrico oferece uma autonomia até 410 km.

Versão a hidrogénio no horizonte

O novo Renault Master foi ainda concebido para acolher, futuramente, um motor a hidrogénio e uma pilha de combustível. Mais um passo da gama na transição energética. Apostando também nesta tecnologia que, para já, parece ter apenas pernas para andar nos veículos de transportes de mercadorias.

O Novo Renault Master visto de fora

O seu carácter comercial pede um ar forte que transmita durabilidade. A grelha frontal, com o novo logótipo Renault no centro, e que mais parece própria das linhas agressivas de uma carrinha pick-up, confere-lhe esse ar distinto e imponente. Em conjunto com os padrões horizontais dos faróis LED, são o pilar da personalidade do novo Master. Além disso, os clientes poderão escolher entre as 7 cores de carroçaria de série e as mais de 300 cores especiais opcionais.

O vidro traseiro é assimétrico, caraterística típica do Renault Master, e as luzes traseiras têm o mesmo padrão em C que as dianteiras. Com uma abertura da porta lateral deslizante 40mm mais larga e áreas de carga 100mm mais longas (as mais longas da categoria), a facilidade de entrada e saída, de passageiros ou mercadorias, está assegurada.

Neste primeiro contacto visual e tátil, os materiais e a qualidade de construção não defraudam as expetativas. Seja qual for o detalhe para que olhemos, tudo parece transpirar robustez e fiabilidade.

Espaço de carga de referência, em todas as formas e feitios

O novo Renault Master tem uma capacidade de carga útil até 1625kg, um recorde. Com três versões base de carroçaria, todas construídas na linha de montagem da fábrica de Batilly, a marca assegura maior flexibilidade para responder aos pedidos de personalização. Assim, há mais de 40 combinações possíveis!

Screenshot 2023 11 22 at 09.10.58
Combinacoes Master

Um escritório móvel no interior

Mais próximo do conforto de um automóvel, o interior do novo Master foi desenhado para servir o condutor e oferecer espaço aos restantes passageiros ou carga. Dessa forma, as versões de transmissão automática têm o comando no volante, libertando mais espaço de arrumação na consola central. Assim, no total, são 135l de espaços de arrumação (um aumento de 25% face à geração anterior) que, mais uma vez, o posicionam no topo do seu segmento.

O ecrã de 10” com sistema multimédia OpenR Link é inteligente e capaz de receber atualizações OTA (Over-the-Air) para mais de 20 funções, gratuitas durante 5 anos. Além disso, a compatibilidade, com e sem fios, para Android Auto e Apple CarPlay são de série em todas as versões.

A capacidade de dobrar o banco do meio para o “transformar” em mesa, dá o toque final neste escritório sobre rodas ultramoderno. Além disso, o painel conta também com as expectáveis tomadas para carregamento de aparelhos eletrónicos e várias combinações de bancos com várias regulações.

Sistema Google é um “funcionário” extra para a sua empresa

Disponível como opção nas versões térmicas e de série nas 100% elétricas está o sistema OpenR Link com Google incorporado. Pela primeira vez presente num veículo comercial ligeiro, o sistema integra as suas três funções principais. Assim, temos o Google Maps, para planear automaticamente cada viagem, incluindo os tempos e locais de recarregamento da bateria. Além disso tem também um catálogo de mais de 50 aplicações do Google Play e ainda o Google Assistant, controlado por voz. Podendo até utilizar a sua própria conta Google para ter acesso aos seus favoritos.

É uma espécie de “assistente pessoal” para quem vai ao volante. Basta utilizar os intuitivos comandos de voz, poderá encontrar um “funcionário” extra para tratar de algumas coisas por si enquanto conduz. “Google, navegar até…” ou “Google, qual é a previsão meteorológica para…”. Isto para não falar do controle do ar condicionado, música ou notícias. Assim, são apenas alguns dos vários exemplos de comandos que pode fazer sem tirar as mãos do volante e os olhos da estrada. Tarefas que, a longo prazo, economizam tempo. Que, no caso de muitas empresas, é igual a dinheiro.

20 sistemas de assistência ao condutor

Com um conjunto de 20 sistemas de assistência ao condutor, o novo Renault Master quer deixar a sua marca ao nível da segurança. Assim, traz desde sistemas de estabilidade lateral, de travagem automática de emergência, assistência à estabilidade do reboque e assistência Inteligente de velocidade. Tudo para ajudar os profissionais a não ultrapassar os limites de velocidade.

A isto, juntamos um diâmetro de viragem 1,5 metros, mais curto que o seu antecessor. Parecem estar reunidos os ingredientes para que a condução do Novo Master se torne mais simples e segura.

Novo Renault Master 2023 79 1
O novo Renault Master traz um um conjunto de 20 sistemas de assistência ao condutor.

Sistema de travagem exclusivo

O novo sistema de controlo dinâmico da travagem assistida do novo Renault Master aumenta a eficácia da travagem, independentemente da carga do furgão. Dessa forma, é capaz de manter a sensação de pressão do pedal e reduzir para metade a distância de travagem, aumentando a comodidade do condutor. Além disso, nas versões elétricas reforça também a regeneração da bateria, estendendo a autonomia.

Programa Human First reforça segurança do Renault Master

O novo Master integra os elementos do Programa Human First da Renault, criado para ajudar equipas de socorro a intervir em caso de acidente. Este programa inclui um código QR com instruções integrado na carroçaria, acessos para inundar a bateria de alta tensão e um interruptor que desliga a bateria para que se possam realizar todos os trabalhos em segurança.

Funções V2X nas versões elétricas

O novo Renault Master permite carregamentos V2L (Vehicle-to-Load), com tomadas no habitáculo ou na zona de carga. Isto permite o carregamento de vários dispositivos, bem como adaptadores para ligar ferramentas elétricas, computadores ou alimentar partes de carroçarias personalizadas, como compartimentos refrigerados, portas traseiras automáticas ou sistemas de aquecimento extra. Com um carregador bidirecional, é ainda possível alimentar a rede com a energia da sua bateria através de carregamentos V2G (Vehicle-to-Grid).

Aplicação My Renault permite acesso remoto 

Pode ligar-se remotamente ao novo Renault Master através da aplicação My Renault. Das aplicações práticas deste sistema, destacamos o serviço de localização do veículo, seja no mapa ou num parque de estacionamento, podendo fazê-lo piscar as luzes ou emitir um som. Também importante o aviso de veículo destrancado quando se afasta do furgão.

App My Renault
Aceda a várias funcionalidades do novo Renault Master com a aplicação My Renault

Mais conetividade para as versões elétricas 

A aplicação My Renault traz vários serviços remotos específicos para veículos elétricos. Desde a apresentação da autonomia para controlar o carregamento em tempo real ou encontrar carregadores perto de si ou de um local selecionado até ao pré-aquecimento do habitáculo.

Novo Renault Master chega em 2024

Disponível a partir da primavera de 2024, o novo Renault Master parece reunir todos os atributos para continuar a demonstrar porque está presente em mais de 50 países e é líder de vendas destacado da sua categoria na Europa. As inovações tecnológicas, aerodinâmicas e as novas opções de motorização que incluem duas versões 100% elétricas trazem este furgão para a era da transição energética. E, com ele, todos os negócios e profissionais que o escolherem como ferramenta de trabalho. Dessa forma, resta agora confirmar ao volante as boas impressões deste primeiro contacto com o Novo Renault Master.

Estes são TODOS os comercias elétricos para profissionais ⚡⚡

Dos comerciais ligeiros aos grandes furgões, estes são os comerciais elétricos para os profissionais disponíveis no mercado.

Ler mais