Mobilize Bento é nome de comercial 100% elétrico

O Bento é um comercial compacto, 100% elétrico, concebido para profissionais que necessitam de um veículo compacto, prático e fiável que seja sustentável nas entregas de bens e serviços em zonas urbanas. Chega ao mercado no início de 2024 e fomos conhecê-lo a Lyon.

Foi em Lyon, na mais recente edição da Solutrans, onde ficámos também a conhecer o Novo Renault Master, que a Mobilize apresentou o Bento, o comercial compacto 100% elétrico que chega já ao mercado no primeiro semestre de 2024.

Mobilize Bento apresentado em Lyon

O Bento está concebido para profissionais que necessitam de um veículo compacto, prático e fiável que seja sustentável nas entregas de bens e serviços em zonas urbanas. Bento é o nome do comercial elétrico que será lançado pela Mobilize, a marca da Renault para a mobilidade sustentável. Oferece 140 km de autonomia e uma capacidade de carga de 1m3.

Monovolume ultracompacto 100% elétrico, o Bento destina-se aos clientes empresariais que necessitam de uma solução de transporte, sustentável e fiável, de bens e serviços em ambiente urbano. Este veículo faz parte do compromisso da Renault, através da Mobilize, com a transição para a mobilidade livre de emissões de carbono.

Um comercial 100% elétrico chamado Bento

Com toda a certeza, o Bento é a resposta a esses profissionais que procuram esses veículos. Em primeiro lugar porque é feito com 50% de materiais reciclados, quando a média é de 15%, oferecendo uma sustentabilidade superior. Em segundo lugar, é um veículo 100% elétrico que oferece uma autonomia de 140 km com uma velocidade máxima de 80 km/h. Finalmente, é um veículo que pode aceder a qualquer zona do casco urbano, pois cumpre com todas as exigências em matéria de emissões.

Segurança de nível superior

Por outro lado, o Bento oferece um airbag, algo que neste tipo de veículos é raro encontrar. Porém, mais raro ainda é o ar condicionado! As portas laterais de vidro abrem verticalmente, ou seja, permitem estacionar em locais mais apertados como muitas vezes sucede nas cidades.

Pode ter um cabo de carregamento simples (ligação a tomada doméstica) ou ligação tipo 2 compatível com estações de carregamento público. A capacidade de carga do Bento é de 1m3, ou seja, 80 quilogramas de carga útil. Nesse sentido, a caixa de carga é fechada e tem a facilidade de ser configurada de acordo com as necessidades do utilizador. Tanto a carroçaria como a caixa de carga podem ser personalizados.

Mobilize Bento é um veículo conectado

Com o propósito de oferecer as melhores condições aos profissionais da distribuição, o Bento é um veículo conectado. O sistema, nativo, carrega dados específicos do veículo. Falamos do estado de carga ou da localização, em tempo real, para um servidor seguro. Logo após essa recolha de dados, estes são enviados para as plataformas de gestão de frotas da empresa.

Por outro lado, tem uma chave digital que permite ligar o carro a partir de um smartphone. Desta forma, facilita-se a partilha do veículo e a rotação dos mesmos numa frota.

Soluções de carregamento e de monitorização

A Mobilize Power Solutions ajuda os clientes empresariais que gerem todo o tipo de frotas, incluindo o Bento. Deste pacote fazem parte o aconselhamento sobre a estratégia de carregamento, com base nas suas necessidades operacionais, financeiras e energéticas específicas. Também a implantação de soluções de tarifário adequadas e implementação de um controlo operacional. Finalmente, a continuidade do serviço para as empresas, com manutenção preventiva e corretiva e assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Por outro lado, o Mobilize Fleet Monitoring é um pacote de soluções para monitorizar, gerir e otimizar a gestão das frotas. É composto pelo Mobilize Fleet Data e pelo Fleet Connect. O primeiro fornece um acesso fácil e em tempo real a dados brutos do veículo, como quilometragem, alertas de manutenção e operação, autonomia para veículos elétricos e geolocalização, bem como informações de condução, como o consumo atual de combustível e energia, e uma pontuação de condução ecológica para fins educativos. O segundo é uma plataforma online e móvel para uma gestão de frotas inteligente e simples. Fornece um serviço completo que inclui dados em tempo real sobre o funcionamento dos veículos, bem como aspetos financeiros e de mobilidade.

Mobilize Bento 100 Electric

Os gestores de frotas podem planear melhor as despesas, gerir a manutenção e reduzir o consumo de energia e as emissões de carbono, planeando antecipadamente as viagens de negócios com base em dados de geolocalização.

Ficamos à espera de ver nas cidades portuguesas e descobrir o que os profissionais têm a dizer depois de o experimentarem!