Fiabilidade Suzuki caracteriza a casa japonesa

Fiabilidade é algo que caracteriza a Suzuki, juntando a isso uma robustez evidente nos seus produtos ao longo dos anos.

Fiabilidade é algo que caracteriza a Suzuki, juntando a isso uma robustez evidente nos seus produtos ao longo dos anos. Muitos dizem que os seus modelos são “indestrutíveis”. Nesse sentido, os prémios conquistados ao longo do tempo e as vitórias nos inquéritos de fiabilidade junto dos consumidores sublinham a fama que precede um Suzuki. Porém, há razões para isso e a casa japonesa revelou quais.

Tudo começou com o primeiro automóvel feito pela Suzuki. Chamava-se Suzulight e nasceu em 1955. Tinha como missão ser um meio de mobilidade fiável e fácil de manter. Com o intuito de provar a sua fiabilidade, fez uma longa viagem. Atravesso as estradas da região montanhosa de Hakone, entre Hamamatsu e Tóquio, que não estavam, propriamente, bem asfaltadas.

SUZUKI SUZULIGHT

Fiabilidade aprovada no Japão

Nessa medida, o Suzulight chegou a Tóquio já noite dentro. E a equipa de testes apresentou-se com o perante o presidente «Yanase» – que testou o veículo – e as autoridades reguladoras do sector. Que com toda a certeza, deram a sua aprovação para a respetiva produção. Em outubro de 1955, foram entregues as duas primeiras unidades deste modelo, para médicos que o utilizariam nas suas rondas diárias por cidades e aldeias.

Da mesma forma, o primeiro ponto da declaração de objetivos da Suzuki dizia “desenvolver produtos de valor superior centrando-se no cliente”. Com efeito, um dos componentes desse valor superior é a qualidade. Fruto do processo de fabrico e do consciencioso desenvolvimento de cada automóvel.

E nas mãos de Sterling Moss e Mituo Ito, o Fronte SS 360, percorreu a autoestrada de Sole, Milão-Roma-Nápoles, cerca de 800 quilómetros, a uma velocidade média de 122,44 km/h. Sem um único percalço.

Jimny reforça imagem de robustez

Por causa do reforço da imagem da Suzuki, a casa nipónica lançou o Jimny. Com efeito, era o primeiro modelo todo-o-terreno da marca e a estreia no mundo dos 4×4. A missão era clara. Criar um minicarro com tração integral capaz de transpor estradas difíceis e chegar onde os automóveis comuns não chegavam.

Suzuki Jimny 32

Por conseguinte, um Suzuki Jimny LJ20 participou na Baja 1000 norte americana e, após 36 horas de competição fora de estrada, o carro chegou à meta intacto.

Desenvolvimento nos dias de hoje com a mesma missão

Da mesma forma, hoje, cada novo modelo passa por exigente processo de testes e desenvolvimento. São colocados à prova em condições muito duras, que replicam um uso intensivo por parte dos seus utilizadores em todas as regiões do mundo.

Nesse sentido, os veículos da Suzuki são submetidos a intensas e repetidas provas. Em instalações em que são simuladas diversas condições de estrada e ambientes adversos, para garantir a segurança, o conforto e a máxima performance em todas as condições.

Por outro lado, existem diversas pistas. Incluindo uma oval de alta velocidade, estradas empedradas, zonas esburacadas e vaus profundos, onde a estabilidade e a resistência, e a ausência de ruídos ou vibrações são comprovados.

Por consequência, estes testes combinam-se com os de resistência nos simuladores de estradas, autênticos “instrumentos de tortura” para um veículo. Todos os automóveis da Suzuki. submetem-se, nestas instalações, a testes de vibrações e torções ao longo de centenas de horas. Noutro tipo de banco de testes são simuladas situações reais de condução para comprovar as emissões de escape, o consumo de combustível, e outras prestações.

Motores levados até aos limites

Os motores feitos pela Suzuki são testados, sem descanso. Nesse sentido, durante dias, em dinamómetros que simulam condições de condução muito árduas,os motores são avaliados no que toca à durabilidade e à performance. Depois de cada teste, todos os motores são desmontados por completo, e medidos ao milímetro.

Por outro lado, há mais como o túnel de testes aerodinâmicos climáticos, que simula condições meteorológicas adversas. Desde que os veículos Suzuki vendidos em todo o mundo, os testes de fiabilidade, naturalmente, são realizados em condições muito duras. Para desenvolver automóveis que possam suportar os climas dos diversos países e regiões.

Enfim, tudo é, hoje em dia, duramente testado. Com o intuito de assegurar que o epíteto de indestrutível permaneça colado aos modelos Suzuki.