BMW anuncia baterias superiores às da “rival” Tesla

A BMW está a terminar o desenvolvimento da Geração 6 das suas baterias e entende que, agora, será a Tesla a ter de andar atrás da BMW.

A BMW está a terminar o desenvolvimento da Geração 6 das suas baterias. E graças a essa nova tecnologia, a casa bávara entende que, agora, será a Tesla a ter de andar atrás da BMW. Milan Nedeljkovic, o responsável pela produção do Grupo BMW disse-o, claramente: “a Tesla terá de fechar o fosso que nos separa.” Uma afirmação poderosa, mas que só terá resultados com o Neue Klasse, em 2025.

Otimismo é o sentimento que reina na BMW. De acordo com fontes da própria BMW, a nova geração de baterias e as novas plataformas desenhadas a partir da Neue Klasse, serão suficientes para ultrapassar os rivais. Antes de todos, a Tesla.

bmw baterias 2

Baterias BMW são mais capazes

De acordo com Milan Nedeljkovic, responsável pela produção do Grupo BMW, a confiança exibida vem das características das novas células. Em primeiro lugar, abandonam o formato prismático, sendo redondas. Em segundo lugar, prometem mais 20% de densidade energética. Finalmente, mais 30% de autonomia (ou seja, 800 km) e menos 60% de emissões na produção.

Segundo o responsável da BMW, “o que temos aqui é uma tecnologia de bateria que se adequa aos nossos produtos e à nossa ideia de como o desempenho de condução deve ser nos nossos carros.

Nessa medida, para Nedeljkovic, ter um conhecimento profundo de todos os aspetos da cadeia de motorização de um veículo elétrico é essencial. Com toda a certeza é, exatamente por isso, que a BMW tem “os seus motores elétricos feitos segundo as nossas ideias e completamente diferentes daquilo que o mercado utiliza.”

bmw baterias 7

Produção externa com diretrizes BMW

Em contrapartida, apesar de ter unidades de produção de baterias, a nova Geração 6 da BMW será produzida externamente. Serão a CATL e a Eve Energy quem vai produzir as novas baterias. “Quando queremos cozinhar algo realmente bom, precisamos de uma boa receita” explicou Milan Nedeljkovic. Nesse sentido “nós desenvolvemos a receita, nomeadamente, a química e a física de uma célula. Alteramos o conteúdo e testamos a forma como cada ingrediente da célula afetava o desempenho.”

Com toda a certeza, é preciso encontrar um processo de fabrico da receita. “Nós temos aqui em Parsdorf um local ideal para produzir e garantir que o prato será sempre bom e saboroso.” Porque é naquelas instalações da BMW, a 20 km de Munique, que se reúnem todos os que estão de alguma forma ligados ao processo de pesquisa e desenvolvimento. Desta forma, diz a BMW, a velocidade de desenvolvimento é maior face a um produto que é complexo.

BMW X2 2023 35

Mercado elétrico começa a reduzir ímpeto

Alguns construtores têm vindo a lançar avisos sobre uma estagnação da procura de veículos elétricos. Em primeiro lugar porque o mercado está a chegar às camadas menos favorecidas que não podem comprar veículos 100% elétricos. Em segundo lugar, os consumidores nesta fase são mais sensíveis aos preços. Finalmente, como referiu Elon Musk, as expetativas de vendas estão a baixar consideravelmente. O choque das taxas de juro elevadas e anos de expansão rápida, estão a levar a esta situação.

Apesar desse cenário, a BMW não arrepia caminho e vai investir a fundo na tecnologia das baterias. Um conjunto de polos tecnológicos vai dar à BMW a oportunidade de dar saltos tecnológicos importantes.

Por outro lado, a casa alemã está a trabalhar na forma de reciclar as baterias. Com o intuito de as utilizar de alguma forma, tem como objetivo reutilizar 96% do material das baterias em novas baterias.