Volvo EM90 é um monovolume sino-sueco

Volvo EM90 é o nome da versão sueca do Zeekr 009, modelo da marca chinesa do grupo Geely.

Volvo EM90 é o nome da versão sueca do Zeekr 009, modelo da marca chinesa do grupo Geely. A casa sueca já tinha avisado que iria oferecer um monovolume e que este seria 100% elétrico. Disse, até, o nome e que, numa primeira fase, seria apenas vendido na China. Alguns sobrolhos elevaram-se, pois, todos entendem que os monovolumes estão acabados e até a Renault decidiu arrepiar caminho e transformar o Espace e o Scénic em SUV. Porém, as notícias da erradicação dos monovolumes são. manifestamente, exageradas.

A maioria continua a comprar SUV porque não querem ser vistos dentro dos “caixotes” para transportar pessoas. Porém, choram de tristeza por não terem o espaço interior de outrora nem a versatilidade de que tanto gostavam.

VOLVO EM90 2

Volvo EM90 é monovolume chinês

Porém, as notícias acerca da erradicação dos MPV são manifestamente exageradas. Por um lado, a Lexus trouxe para a Europa o gigantesco e luxuoso LM. Agora é a vez da Volvo poder trazer para o Velho Continente o Zeekr 009 com o logótipo da casa sueca. Para já, o EM90 está reservado ao mercado chinês e, naturalmente, pouco tem a ver com os Volvo que são vendidos na Europa.

Por outro lado, o modelo tem aproximação, clara, aos produtos Volvo. Em primeiro lugar pela grelha fechada com o logótipo da marca. Em segundo lugar, pelos faróis “Martelo de Thor”. Finalmente, pela arrumação dos farolins traseiros, diferente da do Zeekr. Tudo o resto é, sensivelmente, igual.

SUV sueco seria concorrente do Lexus LM

Com toda a certeza, caso a Volvo decida trazer para a Europa o EM90, o Lexus LM ganharia forte rival. Só para exemplificar, o modelo tem 5,21 metros de comprimento e 2,02 metros de largura, com uma distância entre eixos de 3,21 metros. Sendo 100% elétrico, tem um peso de 2763 kg, muito devido à bateria que alimenta um motor de 272 cv com uma autonomia que não foi divulgada. Porém, sabendo-se que a bateria terá mais de 100 kWh, a autonomia rondará os 600 km.