Regressámos à estrada com o Porsche 944, o nosso clássico!

Depois de um “pequeno” percalço, e de vários “mimos”, o nosso Porsche 944 está de regresso à estrada e melhor que nunca. Acreditem!

Depois de uma daquelas peripécias que só não acontece a quem não tem clássicos, o nosso Porsche 944 está de regresso à estrada. E, deixem-me que vos diga, está melhor que nunca! Depois da reparação de que foi alvo e que está devidamente documentada aqui, entretanto já foi alvo de várias ações da nossa parte.

O trabalho que lhe foi feito está documentado em video, e estará disponível muito em breve. De qualquer formo posso já levantar um pouco do véu. Para além de umas jantes totalmente restauradas, e que agora fazem inveja a muitos carros novos sacrificados pelos estacionamentos na cidade, o nosso Porsche 944 esteve uns dias a “relaxar” no SPA!

Ao princípio olhei à minha volta e não consegui encontrar o carro dos meus sonhos, então criei-o eu.

Ferdinand Porsche

8 dias no SPA antes do regresso à estrada

Que é como quem diz, num dos melhores centros de detalhe automóvel do país. Mais concretamente nas abençoadas mãos do Ricardo da Reverse Lab. O nosso clássico foi alvo de um detalhe completo de interior e exterior, com correção de pintura e aplicação de cera para proteção e brilho! Depois disto, e de mais alguns mimos, já ouvimos dizer que pode muito bem ser o melhor exemplar de um 944 em território nacional.

Será? É algo que podemos discutir este sábado, dia 14 de outubro, na festa de 75 anos da Porsche!

Velhos são os trapos… O nosso clássico está aqui para as curvas!

A verdade é que sabe particularmente bem agora poder tirar partido deste nosso clássico. Toda a manutenção em dia, originalidade ao mais alto nível, e um estado e brilho invejáveis. Para além disso, nem o mais recente elétrico pode sequer sonhar com tanto charme! Tudo isto vindo de um automóvel que foi considerado por muitos como “o melhor desportivo de sempre”. Isso mesmo! Contei essa história no último vídeo que podes ver aqui.

Posso-vos dizer que tenho adorado os quilómetros que passo ao volante deste quadragenário. Se a crise dos 40 pode vir a passar por mim, não tem passado pelo nosso clássico. Não só se mantém com uma vivacidade espantosa, como nos mostra que há mais de 40 anos se conseguiu fazer um desportivo que roçava de facto a perfeição. Muito equilibrado, seguro, potente, e divertido de conduzir. Os pedais e o comando da caixa de velocidades estão no sítio certo (ao contrário do que acontecia com o Porsche 911), e a distribuição de peso perfeita contribui para o comportamento irrepreensível. (Ok, hoje penso que as molas podiam ser um pouco mais firmes….)

E se ultimamente temos tirado partido do nosso clássico, por vezes já até com algum cheiro a borracha queimada, a verdade é que não podíamos estar a disfrutar dele em melhor altura. Afinal, estamos já em plenas celebrações dos 75 anos da Porsche, momento que não podíamos, de todo, perder.

Porsche 944 O nosso Classico @ AIA
Já andámos de Norte… a Sul!

Festa na Marina de Cascais!

É já este fim-de semana, dia 14 de outubro, que a Porsche vai reunir em Cascais, muitos proprietários de todos os seus modelos para celebrar os seus 75 anos de vida. 75 anos de uma marca especialista em concretizar sonhos. O evento promete a presença de cada um dos modelos que compõem a história da marca, e muito mais.

Regressamos a estrada O nosso Classico Porsche 944 1
Já estamos a caminho!

E é claro que nós não íamos perder isto por nada. O nosso Clássico está prontinho para desfilar e deslumbrar nesta festa que começa no Autódromo do Estoril e termina na Marina de Cascais com motivos de interesse para todas as faixas etárias e géneros. É o caso do desfile de moda exclusivo. Mantendo a tónica no charme e sofisticação, mas também na herança histórica da marca, haverá um Desfile de Elegância Porsche que promete dar a conhecer alguns dos modelos mais raros e icónicos nascidos sob a égide da Porsche.

Mais raro e icónico não é certamente, mas se fosse para o “clássico em melhor estado” ainda nos candidatávamos 🙂

Vai haver também uma exposição de Fotografias Porsche de Fernando Guerra (um dos mais reputados fotógrafos de arquitetura do mundo), e modelos reais que ilustram a engenharia Porsche que se traduz no prazer de condução, como é o caso do recém revelado Porsche 911 Dakar. Claro está que os 60 anos do Porsche 911, também celebrados este ano, não deixarão de ser celebrados da melhor forma com a exposição “911, 60 Very Fast Years”.

Porsche Power Stage é atração

E para oferecer uma experiência Porsche total, nem uma Porsche Power Stage ficou esquecida. Numa zona ampla da Marina de Cascais (junto ao heliporto), um piloto profissional vai demonstrar as capacidades do 911 de competição. Com zonas seguras para que o público possa assistir, as capacidades de um Porsche de competição. Nesse sentido, haverá sorteio de co-drives.

Para além da nossa presença, e de mais algumas individualidades, estará presente a SportClasse com modelos míticos e algumas novidades e ainda Jacky Ickx e o português António Félix da Costa. Estes dois serão os principais protagonistas das “Porsche Talks”.

Contudo, eu acho que até mesmo o meu filho vai estar presente com o seu 911 Turbo S. Ele é que não sabe!

Mudar é fácil. Melhorar é muito mais difícil.

Ferdinand Porsche

Ou seja, não faltam motivos para uma visita à Marina de Cascais este sábado entre as 10h30 e as 18h30. Encontramo-nos por lá agora que regressámos à estrada com o nosso clássico? Procurem o nosso Porsche 944 e digam-nos o que acham não só do carro em si como do trabalho que lhe foi feito.