Recordemos o mítico Lancia 037, campeão do Mundo há 40 anos!

O Lancia 037 foi campeão do Mundo de Ralis de 1983. Passaram já 40 anos sobre o quinto de dez títulos mundiais reclamados pela casa italiana.

O Lancia 037 foi campeão do Mundo de Ralis em 1983. Passaram já 40 anos sobre o quinto de dez títulos mundiais reclamados pela casa italiana. Markku Alen e Ilka Kivimaki venceram a prova italiana ao volante de um Lancia 037, encimando um pódio forrado com as cores da Martini Racing. Walter Rohrl foi segundo e Attilio Bettega foi terceiro. Um sucesso tremendo face à Audi Sport e ao poderoso Audi Quattro.

LanciaRally037 3

O Lancia 037 foi campeão do Mundo de Ralis há 40 anos, batendo de forma inesperada o Audi Quattro. Markku Alen ficará, para sempre, ligado a esse feito ao ganhar a prova que outorgou o título de construtores à Lancia. O quinto de dez cetros conquistados pela marca italiana pertença do Grupo Fiat e hoje parte da Stellantis.

Lancia 037 foi campeão do Mundo

Com o propósito de reanimar a marca, Carlos Tavares enviou Luca Napolitano para o cargo de CEO e deu-lhe dez anos e um generoso cheque. Já foi mostrado o Pu+Ra HPE que lembra o Stratos e agora a Lancia lembra-nos a sua herança desportiva com os 40 anos do título alcançado pelo Lancia 037.

O Lancia Rally 037 encarna plenamente o espírito da marca, composto por formas geométricas radicais, combinadas com um design elegante e exclusivo, dando vida a um carro sempre pronto a ultrapassar qualquer obstáculo: características que permitiram que se tornasse parte do inconsciente coletivo. A vitória alcançada há exatamente 40 anos continua a ser um momento histórico para o Rally 037, consagrando o modelo no panteão dos automóveis globais imortais. Não é coincidência o facto de o Lancia Rally 037 ser um dos nove automóveis que inspiraram o design dos nossos futuros modelos”.

Luca Napolitano, CEO da marca Lancia.
LanciaRally037 4

Um título conquistado de forma inesperada

Só para ilustrar, a Lancia ganhou um título com um carro de tração às rodas traseiras contra um automóvel com tração integral. Essa vitória em Sanremo marcou o início de uma era de ouro para o modelo: em muito pouco tempo, o Lancia Rally 037 conseguiu encantar milhões de fãs em todo o mundo.

Sob o mesmo ponto de vista, além do Campeonato do Mundo de Ralis – Construtores, conquistou o segundo lugar no Campeonato do Mundo de Ralis – Pilotos como Walter Röhrl e os Campeonatos Europeu e Italiano de Ralis com ‘Miki’ Biasion, piloto que, pouco tempo depois, também ingressou na equipa oficial Lancia Martini.

Lancia 037. Um carro (muito) especial

Apesar da Audi anunciar qual o caminho que os ralis iriam seguir, a Lancia fez de forma diferente. Por conseguinte, a estreia oficial teve lugar em 1982, na 59ª edição do Salão Automóvel de Turim.

Nascia a versão “stradale” com 205 cv, um carburador de corpo duplo e sobrealimentação através de um compressor volumétrico. Com o intuito de fazer um carro para o Mundial de Ralis, foram produzidas as obrigatórias 200 unidades.

Por outro lado, o Lancia Rally (nome oficial), mais conhecido pela designação “037”, era, na realidade, um puro desportivo em todos os detalhes. Nas formas arrojadas “funcionais”, tanto na frente como na traseira.

LanciaRally037 1

Nesse sentido, a base era o Lancia Beta Montecarlo, um coupé compacto de motor central com um toque desportivo, característico dos anos 70. Partindo desta base, tudo no Lancia Rally 037 contribuiu para o seu espírito desportivo: o seu estilo agressivo, o seu carácter brutal e eficiente.

Por outro lado, o interior minimalista e racional. Era a quintessência da competição, enquanto alguns dos “apêndices” aerodinâmicos no pilar e na traseira – incluindo um impressionante spoiler traseiro – elevavam ainda mais o seu desempenho.

Equipado com um chassis tubular, tinha uma carroçaria agressiva e feita em fibra, que conferia enorme leveza. Esta união muito equilibrada de dois espíritos tão diferentes, já se encontravam no Stratos. E fez do Lancia Rally 037 um dos nove automóveis icónicos da história da marca. Modelos que inspiraram veículos futuros, a começar pelo Lancia Pu+Ra HPE, o manifesto da marca para os próximos 10 anos.

Lancia está a preparar o regresso ao mercado europeu

A Lancia está a preparar deixar o espartilho do mercado italiano – onde está confinada desde 2017 – para desembarcar na Europa em 2024.

Ler mais

O Escape Livre com o Lancia 037 e Markku Alen

O programa Escape Livre já leva meio século de vida e por isso não é de estranhar que tenha estado lá, no momento em que o Lancia 037 se estreava nos Ralis. Foi pelas mãos de Markku Alen que, naquela altura, um dos fundadores do programa teve oportunidade de perceber porque viria o Lancia 037 a ser considerado um carro tão especial.

Aqueles momentos sempre foram recordados por Jorge Antunes, como uma das mais diabólicas e inesquecíveis experiências num carro de rali.

Numa altura em que, estranhamente, ainda eram dispensáveis os capacetes… A loucura dos anos 80 com os carros do Grupo B!