Porsche 911 GT3 R Rennsport. O herdeiro do 935

O Porsche 911 GT3 R Rennsport é o herdeiro do Porsche 935. Quem o diz é a própria Porsche na apresentação desta versão muito especial.

O Porsche 911 GT3 Rennsport é o herdeiro do Porsche 935. Quem o diz é a própria Porsche depois de revelar a surpresa que tinha prometido para a Rennsport Reunion que decorreu no mês passado. Limitado a 77 unidades, tem por base o 911 GT3 R e para os privilegiados a quem a casa de Weissach entregar o modelo basta transferir 988 mil euros. Um preço módico olhando ao que outras marcas fazem.

O Porsche 911 GT3 R Rennsport não é, de todo, tão brutal como era o Porsche 935 nas suas várias versões. Com o intuito de fazer uma máquina infernal, a Porsche criou um pacote estético em fibra de carbono que alarga ainda mais o carro. Na verdade, apenas o capô e o tejadilho vieram do GT3 R de competição e todos os painéis são únicos e exclusivos do Rennsport.

Porsche 911 GT3 R Rennsport 5

Porsche 911 GT3 R Rennsport lembra o 935

Com o propósito de destacar o modelo de pista desta série especial, tal como sucedia com o 935, o 911 GT3 R Rennsport tem uma frente mais agressiva. Nesse sentido, o para choques tem entradas de ar alargadas e uma largura superior. Por outro lado, as cavas das rodas são diferentes e os espelhos tradicionais desapareceram. Câmaras tomam o seu lugar.

Já a traseira… simplesmente brutal! Por um lado, tem uma asa traseira enorme. Esta faz lembrar, muito, o 935/77. Depois a faixa LED que percorre toda a traseira com o nome Porsche iluminado. O difusor e o desenho das cavas das rodas dão ao 911 um aspeto…  brutal!

Porsche 911 GT3 R Rennsport 7

Motor “boxer” de 6 cilindros com 620 cv

O bloco seis cilindros “boxer” com 4.2 litros atmosférico é o mesmo que é usado na competição. Porém, sem as limitações regulamentares. Nesse sentido, o motor consegue girar até às 9400 rpm e debitar 620 cv. Ou seja, mais de 145 CV/litro de potência especifica. Este bloco já está pronto a usar os combustíveis sintéticos (E25).

A caixa é uma unidade sequencial de seis relações e a tração é feita às rodas traseiras. Com o intuito de aumentar a velocidade máxima, a Porsche mexeu nas relações do carro de competição e oferece ao Rennsport mais 20 km/h.

Porsche 911 GT3 R Rennsport 10

Um 911 de corridas

Por baixo de todas estas alterações, está um 911 GT3 R de competição. Em suma, continua a ter a mesma suspensão KW ajustável em cinco parâmetros de competição, suspensão de duplo triângulo e um jogo de pneus Michelin Pilot Sport M S9 (desenvolvidos para o Rennsport) e um conjunto de travões AP.

Porsche 911 GT3 R Rennsport 9

Por outro lado, o carro tem um depósito de 117 litros e a Porsche conseguiu manter o peso do carro nos 1240 quilogramas.

Já o interior é decalcado do modelo de competição, acrescentado com os ecrãs das câmaras que fazem a função de espelho. Junta-se uma luz ambiente. Tudo o resto fica igual, incluindo o “roll bar”.