Opel Frontera regressa já em 2024(!), mas não é a mesma coisa…

A Opel arrumou na prateleira alguns dos seus nomes mais famosos por troca com nomenclaturas menos… apelativas.

A Opel arrumou na prateleira alguns dos seus nomes mais famosos por troca com nomenclaturas menos… apelativas. Crossland é um desses nomes que a casa de Russelsheim vai deitar para o caixote do lixo. A segunda geração do monovolume do segmento B vai mudar de nome. O Opel Frontera, de regresso em 2024, fará o modelo encostar-se, definitivamente, ao segmento B-SUV.

O Opel Frontera está de volta! Depois da casa germânica entrar no mundo PSA em 2017, a sua gama passou a ser gémea com as outras marcas do conglomerado. Por conseguinte, o Corsa foi feito com base no 208 da Peugeot, o Opel Astra é um clone do Peugeot 308, o Mokka tem como ponto de partida o DS3 Crossback e o Grandland o Peugeot 3008. Uma integração muito bem conseguida e que permitiu, rapidamente, inverter a espiral de prejuízo da Opel na Europa.

OpelCrossland

Opel Frontera está de volta!

De acordo com essa estratégia, colocada em prática em meia dúzia de meses – e que levou à rejeição do projeto original de renovação do Corsa – o Opel Crossland tem como base o Citroen C3 Aircross. Assim sendo, ninguém ficará espantado se dissermos que a segunda geração do modelo terá, exatamente, a mesma base.

Porém, vinte anos depois de ter saído do catálogo de produto, o Opel Frontera está de regresso. O nome, claro! Razões para isso? Em primeiro lugar, a infelicidade do nome que pouco diz e que começou como Crossland X (tentando apelar ao efeito SUV) e acabou como Crossland quando recebeu a frente Opel Vizor. Um nome que é um pouco sensaborão.

Em segundo lugar, tentando colar à pele a imagem de SUV, o nome Frontera diz muito mais, pois, foi o primeiro todo-o-terreno da marca, vendido com algum sucesso entre 1991 e 2004.

Portanto, as meias tintas do Crossland desaparecem em favor de um SUV que poderá ter uma versão de sete lugares. Detalhe: será que depois de 20 anos fora do catálogo da Opel, o nome Frontera ainda diz alguma coisa? Acreditamos que sim.

Manta também está de volta

Outro nome famoso da marca alemã está na calha para surgir já em 2025. O Manta estará de regresso ao catálogo Opel, mas tal como sucedeu com o Puma na Ford, travestido de SUV. Logo após a revelação do GT X Experimental, percebeu-se o reforço da aposta nos SUV e na eletrificação.

Desta forma, a Opel terá como topo de gama um SUV de generosas dimensões, 100% elétrico que receberá o nome Manta. Nesse sentido, ficaremos à espera para saber se a Opel recupera nomes como o Kadett, Admiral ou Kapitan.

Em suma, a Opel está a preparar-se para o futuro juntando alguns ingredientes do passado que podem ajudar a elevar a fasquia das vendas. Para o Frontera, a Stellantis escolheu a plataforma do Jeep Avenger – que permite motorizações multi-energias – e a Opel um interior que será uma agradável surpresa.