Novos Kia EV3 e EV4 prosseguem ofensiva elétrica

Os Kia EV3 e EV4 são automóveis 100% elétricos dedicados ao segmento C que dão seguimento à ofensiva da marca sul-coreana.

Os novos Kia elétricos prosseguem ofensiva da casa coreana. Chamam-se EV3 e EV4, são automóveis 100% elétricos e dedicados ao segmento C. Com o intuito de escoar um milhão de veículos elétricos em todo o mundo em 2026, a Kia tem acelerado a sua transição. E como em 2030 o valor das vendas será de 1.6 milhões de unidades, há que desenvolver novas propostas. Porém, para conseguir chegar a estas cifras, há que ter uma gama alargada que satisfaça (quase) todas as necessidades. Nessa medida, os Kia EV3 e EV4 são essenciais!

Depois do EV6 e do EV9 e do futuro EV5, a Kia continua a sua ofensiva elétrica com os modelos EV3 e EV4. De acordo com o plano da marca, o EV6 serviu para mostrar as capacidades em termos de modelos 100% elétricos. O EV5 é um SUV equivalente ao Sportage. Por outro lado, a Kia desenhou uma nova linguagem de estilo disruptiva e que pode ser estranha no início, mas que acaba por seduzir. O EV9 está a chegar e é um SUV de grandes dimensões. O que falta aqui?

Novos Kia elétricos

Novo Kia EV9. Um enorme SUV elétrico com 540 km de autonomia

O novo Kia EV9 é o modelo 100% elétrico mais avançado da marca, oferecendo um estilo diferenciado assinado por Karim Habib, ex-BMW.

Ler mais

Kia EV3 é o anti Peugeot e-3008

Faltavam os modelos do segmento C. Utilizando a técnica das Matrioskas (bonecas russas diferentes apenas no tamanho), a Kia está a preparar uma gama muito completa. Começa no EV9, segue-se o EV5 e, agora, o Kia EV3.

Desde que lançou o EV6, a Kia tem trabalhado arduamente e este protótipo do modelo que será rival dos franceses Peugeot e-3008 e Renault Scénic é disso imagem. Sendo um SUV compacto, encaixa abaixo do EV5. Sendo uma miniatura do EV9 (o tal estilo Matrioska).

Porém, a Kia não caiu no exagero, por exemplo, da Mercedes-Benz e deu ao EV3 uma frente diferenciada, mais suave. A mistura entre curvas suaves e arestas agressivas completa o desenho de um SUV cujas jantes imitam o EV9.

Por outro lado, a Kia fala de um interior muito espaçoso, minimalista e excelente ergonomia. A tecnologia será abundante e a sustentabilidade também. Só para exemplificar, os bancos são feitos com um material muito resistente que não produz emissões no fabrico ao contrário do que se passa com a fibra de carbono.

KIA EV4 2023 8

Kia EV4 é rival do Peugeot 408

Em contraste com o Kia EV3, o EV4 é uma berlina “fastback” que, imediatamente, nos leva a pensar ser este um rival do Peugeot 408. De maneira idêntica ao EV3, este modelo pouca mudança vai conhecer na passagem ao modelo de série.

Com o intuito de manter uma linguagem de estilo semelhante, o Kia EV4 exibe a abordagem complexa de superfícies suaves com arestas vivas. A frente, por exemplo, assume a mesma ideia vista nos SUV, mas com algumas nuances que lhe conferem uma face mais suave que os SUV.

Por outro lado, tem uma traseira descendente e uma lateral que lembram o EV6. Nomeadamente, o corte da superfície vidrada. Diz a Kia que o EV4 “redefine as berlinas elétricas”. Um exagero, claro, mitigado por uma frase mais consensual: “perfil que evoca veículos desportivos e carros de competição.”  Não será totalmente assim, mas a silhueta do EV4 está mais perto disso.

Do mesmo modo, o interior do EV4 aproxima-se do EV3, ou seja, espaçoso, minimalista, tecnológico e sustentável. Por último, o Concept EV4 inclui uma nova funcionalidade “Mind Modes” que ajusta a iluminação ambiente e os padrões de ventilação. Só para ilustrar, no modo “Perform”, o condutor recebe antecipadamente toda a informação necessária para o seu dia. Em contrapartida, o modo “Serenity” oferece uma gama de gráficos digitais para criar um ambiente mais descontraído.

Novos Kia elétricos vão surgir em 2024

A Kia confirmou que o EV3 aparecerá no próximo ano, enquanto teremos de esperar um pouco mais pela apresentação do EV4 pronto para produção. Tanto o Kia EV3 como o Kia EV4 serão provavelmente construídos com base na arquitetura E-GMP, o que permitirá que ambos utilizem as opções de baterias de 58 kWh e 77,4 kWh do EV6.