Nissan GT-R elétrico revelado no Salão de Tóquio

Carro de competição com fato de gala e 1300 CV é aquilo que a Nissan propõe para o novo GT-R.

Carro de competição com fato de gala e 1300 cv é aquilo que a Nissan propõe para o novo GT-R. O Nissan GT-R elétrico foi revelado no Japan Mobility Show (Salão de Tóquio) com o nome Hyper Force. Este foi o quinto protótipo 100% elétrico alimentado a bateria que a casa japonesa revelou no certame nipónico. O Hyper Force tem o aspeto de um belíssimo GT!

O Nissan GT-R elétrico é, apenas, uma ideia que surgiu perante as linhas deste protótipo. Para Makoto Uchida, o CEO da Nissan, “estamos a criar um futuro onde todos podem desfrutar da emoção da mobilidade. Os veículos elétricos simbolizam o nosso futuro de criação de um mundo mais limpo, mais seguro e inclusivo para todos, sem comprometer as paixões e os sonhos.

Nissan GT-R elétrico

Nissan GT-R elétrico

Com efeito, este será um carro de paixão. E tecnologia! O Hyper Force utiliza baterias com tecnologia de estado sólido, tecnologia que a Nissan quer começar a comercializar depois de 2025. Por outro lado, a carroçaria em fibra de carbono assegura leveza e o sistema e-4ORCE surge numa versão muito mais sofisticada em termos de vectorização de binário.

Juntamente com estas características, encontramos forte apoio aerodinâmico e uma possibilidade de afinação diferenciada. Seja para circuito ou para estrada.

Nissan GT-R elétrico

Herança pode levar o Hyper Force à produção

Naturalmente que o modelo, dificilmente, chegará á produção em série. Porém, a herança dos modelos desportivos da Nissan é grande e apesar da gama atual ser feita de SUV e crossover, um GT-R fazia todo o sentido. O “Godzilla”, como é conhecido na comunidade de adeptos do GT-R, ficaria com um belo herdeiro elétrico com estes 1300 cv.

Foi a Nismo quem desenvolveu a parte do estilo e, por isso, há muitas asas e detalhes que ligam o Hyper Force ao passado. Só para exemplificar, os faróis dianteiros e os farolins traseiros lembram o GT-R. Claramente!

Nissan GT-R elétrico

Muita tecnologia

Depois há muito “gadget” como a interface com o condutor. Em modo de corrida parece que estamos num simulador com os ecrãs a rodearem-nos. Depois há quatro ecrãs que oferecem diversa informação sobre pneus, potência e aderência e tempos por volta. Por outro lado, se usarmos o modo Grand Touring, estes ecrãs todos transformam-se num ecrã de info entretenimento.

Da mesma forma, o Hyper Force, ou Nissan GT-R elétrico, tem condução autónoma que usa o “hiper lidar” para reconhecer tudo e mais alguma coisa e sensores que ajustam todo o carro para uma condução mais desportiva ou mesmo de competição.

Finalmente, poderá parar o veículo, colocar um capacete de realidade virtual e entrar numa experiência de condução virtual, competindo contra jogadores online. Utilizando o seu carro como uma estação de gamming!