Max Verstappen sagrou-se tricampeão do Mundo no Qatar

Max Verstappen sagrou-se tricampeão do Mundo de Fórmula 1 durante a corrida Sprint do Grande Prémio que venceu no domingo.

Max Verstappen sagrou-se tricampeão do Mundo de Fórmula 1 durante a corrida Sprint do Grande Prémio. Bastou terminar em segundo para conquistar a tripla coroa. No domingo, apesar de uma corrida condicionada pelos problemas nos pneus Pirelli, Verstappen rubricou o seu quarto Grand Chelem e a 49ª vitória da sua carreira. Por outro lado, a McLaren celebrou o seu pódio nº 500 e estabeleceu um novo recorde do mundo para troca de quatro pneus: 1,8 segundos no carro de Lando Norris.

F1 QATAR 2023 15

Max Verstappen sagrou-se tricampeão do Mundo de Fórmula 1 no fim de semana de corridas no Qatar. Um fim de semana atribulado, em primeiro lugar, devido a comportar uma corrida Sprint. Em segundo lugar devido ao muito calor que levou os pilotos para lá dos limites. Finalmente, porque a Pirelli conheceu muitas dificuldades. E a FIA, perante os problemas dos italianos, forçou, por questões de segurança, três paragens ao longo da corrida.

F1 QATAR 2023 9

Max Verstappen sagrou-se tricampeão do Mundo na Sprint

Antes, disputou-se a prova Sprint com 19 voltas. Com o intuito de ser tricampeão do mundo, Max Verstappen deu-se ao luxo de não ganhar o máximo de pontos. Ficou em segundo atrás de Oscar Piastri, o suficiente para se sagrar tricampeão do Mundo de F1, deixando para trás nomes como Alberto Ascari ou Alain Prost e aproximando-se do registo de Lewis Hamilton e Sebastian Vettel. Por outro lado, o neerlandês é o quinto piloto a conseguir um tricampeonato, juntando-se a Juan Manuel Fangio, Michael Schumacher, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton.

F1 QATAR 2023 5

Para o australiano, foi a primeira vitória na F1 no seu ano de estreia. Apesar disso, ainda não vai figurar nas estatísticas. Porém, é um interessante indicador sobre as potencialidades do jovem piloto. Por outro lado, faz-nos perceber por que razão Zak Brown, CEO da McLaren, fez tudo para ficar com Oscar Piastri. Em suma, o australiano está a desfazer as dúvidas que muitos tinham sobre ele e a justificar as declarações de Lando Norris no início da temporada. “Este vai ser o colega de equipa que me vai dar mais trabalho!”

F1 QATAR 2023 19

Max Verstappen conquistou 4º Grand Chelem

Ao passo que a Pirelli assinava uma rábula semelhante à que sucedeu com a Michelin no GP dos EUA em Indianapolis de 2005, Max Verstappen brilhava. Fez a “pole position”, liderou todas as voltas e ainda fez a volta mais rápida antes de cruzar a bandeira de xadrez com a 49ª vitória no bolso.

Tudo isto numa corrida onde a FIA impôs paragens a cada 18 voltas, por razões de segurança. Por outro lado, Carlos Sainz (Ferrari) não participou na corrida devido a uma fuga de combustível que a equipa de Maranello não conseguiu reparar.

As penalizações por excesso de desrespeito dos limites de pista afetaram Lance Stroll (2×5 seg), Pierre Gasly (2×5 seg.), Sergio Perez (5 seg) e Alex Albon (2×5 seg) num festival de penalidades oferecidas pelo colégio de comissários desportivos.

F1 QATAR 2023 4

Ao mesmo tempo, Oscar Piastri deu nova dor de cabeça a Lando Norris. E acabou por reclamar o segundo lugar na frente do britânico, oferecendo, assim, à McLaren o pódio nº500 da história da equipa.

Finalmente, Lewis Hamilton cometeu um erro pouco habitual. Com o fim de chegar aos primeiros lugares, o sete vezes campeão do mundo tentou uma ultrapassagem por fora na curva 1. Acabou por ficar sem espaço e foi tocado pelo monolugar de George Russell. Assim que saiu do carro, Hamilton pensou ser culpa do seu colega de equipa. Porém, vistas as imagens, assumiu totalmente a culpa e pediu desculpa à equipa. No final da prova, foi ao encontro de Russell e pediu-lhe desculpa pelo incidente.

F1 QATAR 2023 6

Russell abraçou o seu companheiro de equipa. E pensou na excelente recuperação que fez desde a profundeza da classificação. Assim que deu o toque no carro de Hamilton, partiu a asa dianteira e ficou com danos no monolugar. Apesar disso, acabou no quarto posto.

Ferrari sem Sainz e Alfa Romeo nos pontos

Apesar da ausência de Carlos Sainz, a Ferrari conseguiu levar Charles Leclerc até ao quinto lugar. Em contrapartida, Fernando Alonso não conseguiu melhor que o sexto posto, seguido de Esteban Ocon. Por outro lado, a Alfa Romeo conseguiu ficar com os oitavo e nono posto (Bottas e Zhou, respetivamente) reclamando o último ponto Sergio Perez. O mexicano votou a não ter a sorte pelo seu lado e se Verstappen foi o único que não excedeu os limites de pista durante toda a corrida, Perez fê-lo algumas vezes e recebeu 5 segundos de penalização. Max Verstappen sagrou-se campeão no Qatar, Perez acumulou mais uma prova negativa.

F1 QATAR 2023 2

Pilotos vítimas de cansaço extremo

Destaque, ainda, para as condições em que foi disputado este Grande Prémio do Qatar. Por causa da muita humidade sentida, foi possível ver pilotos a abrirem, perigosamente, a viseira para sentirem ar fresco. Por vezes vimos pilotos (Lance Stroll) a perderem, momentaneamente, os sentidos e outros a vomitar durante a corrida. Ainda outros acabaram a prova e tiveram de ir ao centro médico para serem hidratados.

A próxima prova do calendário da Fórmula 1 será o Grande Prémio dos Estados Unidos da América no Circuito das Américas.

Classificação da prova

  1. Max Verstappen (Red Bull – Honda RBPT), 57 voltas em 1h27m39,168s;
  2. Oscar Piastri (McLaren – Mercedes), a 4,833s;
  3. Lando Norris (McLaren – Mercedes), a 5,969s;
  4. George Russell (Mercedes), a 34,119s;
  5. Charles Leclerc (Ferrari), a 38,976s;
  6. Fernando Alonso (Aston Martin – Mercedes), a 49,032s;
  7. Esteban Ocon (Alpine – Renault), a 1m02,390s;
  8. Valtteri Bottas (Alfa Romeo – Ferrari), a 1m06,563s;
  9. Zhou Guanyu (Alfa Romeo – Ferrari), a 1m16,127s;
  10. Sergio Perez (Red Bull – Honda RBPT), a 1m20,181s; Classificados 17 pilotos

Classificação do Mundial de Pilotos

  1. Max Verstappen, 433 pontos;
  2. Sergio Perez, 224 pts;
  3. Lewis Hamilton, 194 pts;
  4. Fernando Alonso, 183 pts;
  5. Carlos Sainz, 153 pts;
  6. Charles Leclerc, 145 pts;
  7. Lando Norris, 136 pts;
  8. George Russell, 132 pts;
  9. Oscar Piastri, 83 pts;
  10. Lance Stroll, 47 pts; Classificados 19 pilotos

Classificação do Mundial de Construtores

  1. Red Bull – Honda RBPT, 657 pontos;
  2. Mercedes, 326 pts;
  3. Ferrari, 298 pts;
  4. Aston Martin Mercedes, 230 pts;
  5. McLaren Mercedes, 219 pts;
  6. Alpine Renault, 90 pts;
  7. Williams Mercedes, 23 pts;
  8. Alfa Romeo Ferrari, 16 pts;
  9. Haas Ferrari, 12 pts;
  10. Alpha Tauri Honda RBPT, 5 pts.