Alfa Romeo pode marcar estreia nos monovolumes com regresso ao passado!

Alfa Romeo estreia-se nos monovolumes com regresso do modelo mais vendido. Mas sabe qual foi o mais vendido de sempre? Nós contamos-lhe aqui!

A questão é: afinal, qual foi o Alfa Romeo mais vendido de sempre? E se a Alfa Romeo fizer regressar esse modelo? De acordo com informações recolhidas, a casa do Biscione vai lançar mais dois SUV para o mercado. Um para se encaixar abaixo do Tonale. O outro para ficar acima do Stelvio. Com toda a certeza, o futuro da marca de Arese passa pela eletrificação e o responsável pelo estilo da Alfa Romeo, Alejandro Mesonero-Romanos, deixou escapar em entrevista à revista britânica Autocar, que a marca pode fazer regressar um modelo icónico na sua história. Mas desta feita, a Alfa Romeo estreia-se nos monovolumes.

Afinal, qual é o modelo mais vendido de sempre na história da Alfa Romeo? Uns dirão que foi o 33. Afinal, fizeram-se bastantes. Outros pensam que possa ter sido o 75, um carro disruptivo e, ainda hoje, sedutor. Já na era moderna poder-se-ia apontar para o 156/159. Automóveis lindíssimos que deram cor à Alfa Romeo.

O Alfa Romeo mais vendido de sempre

Porém, nenhum deles é o carro mais vendido da rica e conturbada história da Alfa Romeo. Esse destaque pertence ao Autotutto, mais conhecido como Romeo, um furgão que foi vendido, com múltiplas evoluções, de 1954 até 1983. O Alfa Romeo Romeo, é o modelo mais vendido de sempre da casa do Biscione!

Após o final da longa vida do Romeo, o grupo Fiat ainda arriscou oferecer à Alfa Romeo o AR6, um furgão que não era mais que um Fiat Ducato (que, por sua vez, decalcava o Peugeot J5 e o Citroen C25) exceção feita ao logo no volante e na grelha triangular que fazia as vezes de “Scudetto” com o símbolo da marca de Arese. Uma ideia que, claro, não resultou.

ALFA ROMEO ROMEO 1950

E se a Alfa Romeo fizer regressar o Autotutto?

De acordo com as palavras de Alejandro Mesonero-Romanos, o patrão do estilo Alfa Romeo, “este veículo (o Romeo, NDR) é um belo objeto e não será grande surpresa se um veículo deste género aparecer na gama Alfa Romeo.”

Todas as vezes que um responsável fala, temos de ficar atentos ao que aí vem. E traçar algumas teorias. Sob o mesmo ponto de vista, um automóvel que consiga ser monovolume sem o ser, seria perfeito. Seria a Alfa Romeo a estrear um monovolume.

Aliás, os monovolumes estão de regresso com a eletrificação, nomeadamente os mais procurados de sete lugares. Apesar de esta afirmação parecer uma sandice, a verdade é que nos EUA e na China este tipo de veículo continua a ser procurado. Sob o mesmo ponto de vista, os construtores europeus continuam a apostar nos SUV, mas percebe-se que o pico já terá sido alcançado.

Com o intuito de oferecer modelos mais versáteis e piscar o olho a outros mercados, as marcas olham, novamente, para os monovolumes. Assim, o Alfa Romeo Autotutto, ou Romeo, pode navegar entre a polivalência de um utilitário e o espaço e versatilidade de um monovolume. Será? Teremos de esperar para ver.

Marca de Arese quer apostar na exclusividade

Apesar de este ser um caminho a percorrer, tudo pode ser diferente devido à orientação que Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo quer para elevar o estatuto da marca. Dessa maneira, o francês quer apostar em modelos de nicho (altamente rentáveis) e em produções exclusivas.

Porém, olhando ao que marcas Premium estão a fazer, a Alfa Romeo poderá, mesmo, colocar no mercado um monovolume de luxo. A Lexus trouxe para a Europa o imponente e luxuoso LM e a Volvo deverá enviar o EM90 para o Velho Continente. Mas não se espere que isso aconteça antes de 2027, pois só nessa altura a plataforma STLA Large estará pronta com a tecnologia 800V. Uma coisa é certa, se vier a chegar até nós, com toda a certeza será um automóvel impactante.