VW Passat chega à nona geração… mas com alguns sacrifícios!

O VW Passat chega à nona geração, mantendo-se firme no segmento das carrinhas com motor de combustão interna.

O VW Passat chega à nona geração, mantendo-se firme no segmento das carrinhas com motor de combustão interna. Porém, sacrificou a versão de quatro portas após 50 anos e mais de 30 milhões de clientes. Cifras que o tornam quase como um alicerce da Volkswagen. Tendo uma gama 100% elétrica com modelos da moda (os crossover ou os fastback), a Volkswagen não quis abrir mão do Passat. Apenas teve de fazer alguns sacrifícios.

O VW Passat chegou à nona geração com alguns sacrifícios. Em primeiro lugar foi ver-se livre da versão berlina de quatro portas. Em segundo lugar, ser desenvolvida pela Skoda. Com o propósito de manter o Passat, foi necessário ceder nestes aspetos. Assim que foi colocada em cima da mesa a possibilidade de avançar com uma nova geração, ficou evidente que o fim estava ao virar da esquina.

VW Passat chega à nona geração

Porém, com os sacrifícios pedidos e a ajuda da Skoda, o Passat ganhou novo fôlego. Deverá ser o derradeiro de um modelo que conheceu mais de 30 milhões de clientes. E o Volkswagen Passat é cada vez menos Passat, sendo uma antevisão daquilo que será o próximo Superb da Skoda. De facto, os dois foram desenvolvidos em conjunto e não espanta que nas cifras os dois automóveis sejam iguais: 4,92 metros. Para o Passat é um crescimento de 14 centímetros!

VW PASSAT 2023 21

Dessa maneira, o Volkswagen Passat é uma pequena manta de retalhos. Exemplos? Em primeiro lugar o interior partilhado, em grande parte, com o ID.7. Em segundo lugar, o novo modelo passa a ter uma enorme bagageira com 690 litros na configuração de 5 lugares e massivos 1920 litros com os bancos rebatidos. Contas feitas, são mais 40 e 140 litros, respetivamente, face à anterior geração.

Ampla escolha de motores

Com o intuito de alargar o leque de clientes, a Volkswagen não acabou com a gama de motores a gasóleo como seria de esperar. Assim, o VW Passat terá uma oferta de oito motores. Por outro lado, a caixa manual desaparece da gama em favor da caixa automática DSG de dupla embraiagem.

Acima de tudo, a Volkswagen quis manter o Passat e dar-lhe possibilidade de chegar a todos os clientes descontentes com a gama ID. Nesse sentido oferecerá duas versões PHEV com 204 e 272 cv, uma variante micro-híbrida 48V do bloco 1.5 TSI a debitar 150 cv e dois 2.0 TSI com 204 e 265 cv. Por outro lado, os blocos TDI 2.0 com 122, 150 e 193 cv. Também o sistema de tração integral 4Motion será proposto nas variantes mais potentes. Mais novidades só em 2024.