Novo Peugeot 3008 reinventa-se como SUV Coupe e 100% elétrico!

O Peugeot 3008 reinventou-se como SUV Coupe. E terá a particularidade de ser lançado, primeiro, como modelo 100% elétrico.

O Peugeot 3008 reinventou-se como SUV Coupe. Para além disso terá a particularidade de ser lançado, primeiro, como modelo 100% elétrico. Só depois, com versões equipadas com motores de combustão interna. Com efeito, o 3008 será um produto 100% elétrico testando as águas para a progressiva eletrificação da gama da casa de Sochaux. E que ninguém se engane: este será, provavelmente, o lançamento mais importante da Stellantis dos últimos tempos!

Está a chegar o novo Peugeot 3008! Em primeiro lugar, passa a ser um SUV coupé/fastback que bebe muita inspiração no 408. Em segundo lugar, oferecerá um painel de instrumentos radical com um único ecrã à frente do condutor. Finalmente, será 100% elétrico antes de chegarem as versões convencionais.

PEUGEOT E 3008 10

Peugeot 3008 destaca eletrificação

Com o intuito de mostrar as diferenças do novo modelo, a Peugeot revelou algumas fotos do novo 3008. Com efeito, o novo modelo tem um estilo que o aproxima do 408 embebendo num corpo SUV a filosofia “fastback” daquele modelo.

Em outras palavras, a Peugeot está a capitalizar sobre o sucesso do 408 e dos elogios feitos ao estilo da berlina francesa. Olhando para as imagens, é inegável que, uma vez mais, o trabalho da equipa liderada por Mathias Hossann acertou em cheio.

Como referimos, o Peugeot e3008, ou seja, o Peugeot 3008 elétrico, será o primeiro modelo da geração “electric by design a usar a plataforma STLA Medium e a casa francesa promete 700 km de autonomia. Dessa maneira, o e3008 irá encontrar rivais como o Renault Scenic E-Tech. Modelos que foram monovolumes e passaram a SUV. Porquê?

Em primeiro lugar porque é a carroçaria que todos procuram. Em segundo lugar, porque o segmento dos SUV compactos é o segundo maior no Velho Continente. Finalmente, a onda elétrica está a começar a inundar o segmento. Assim sendo, percebe-se que o novo Peugeot 3008 comece por ser elétrico e só depois surjam as versões com motor de combustão interna.

Estilo bebe inspiração no 408… mas não só

O 3008 foi lançado em 2016 e foi um êxito imediato. Hoje, o modelo passa a ser um SUV coupe com formato “fastback”. O estilo bebe inspiração de vários modelos entre eles, claro, o 408. Com efeito, a frente, as dimensões gerais e as “orelhas” no topo do portão traseiro ligam o 3008 ao 408. Por outro lado, as rodas colocadas nos quatro cantos do veículo e o posicionamento dos farolins são muito semelhante aos encontrados no 2008.

Outros detalhes residem no tejadilho de dois tons e nas luzes diurnas que simulam as garras do leão. Em contraste com aquilo que começa a surgir no segmento, o 3008 terá espelhos retrovisores e não câmaras de visão traseira.

O modelo tem 4540 mm de comprimento (cerca de 100 mm mais que o atual), a bagageira oferece 520 litros de capacidade na versão de duas rodas motrizes e 470 litros na de quatro rodas motrizes. No primeiro caso faz jogo igual com o atual modelo, no segundo, são mais 75 litros.

PEUGEOT E 3008 2

Peugeot 3008 reinventou-se com interior… muito diferente!

De maneira idêntica, o interior do novo Peugeot 3008 está diferente. Em primeiro lugar, surge nova versão do i-Cockpit. Em segundo lugar, foi mantido o pequeno volante posicionado baixo para desimpedir a visão para o painel de instrumentos. E aqui está a grande diferença! O i-Cockpit passa a ter um ecrã único de generosas dimensões flutuante que vai até ao limite da consola central. Por outro lado, a Peugeot manteve as teclas “Piano” para controlo de várias funções.

Nessa medida, tudo está neste alargado “cluster” com informações do veículo e do sistema de info entretenimento. Há, também, um pequeno ecrã a meio da consola central fornece informações sobre a climatização e os controlos do telefone. Algo que já tinha sido visto no DS4.

O interior do 3008 tem formas esculpidas, largas e uma consola central assimétrica. Tecido cobre os painéis das portas e a frente do tabliê. Na consola central, do lado do condutor, estão as funções de condução. Por outro lado, os porta-copos e o carregador, por indução, do smartphone estão do lado do passageiro.

À venda em fevereiro com várias opções

O Peugeot e3008 será lançado em fevereiro de 2024 e terá produção na fábrica de Sochaux. Com uma média de 150 mil unidades/ano, o novo modelo terá versões de tração dianteira com um motor e 210 cv de potência com 525 km de autonomia. Paralelamente, uma versão “long range” com tração dianteira e 230 cv.- A autonomia chega aos 700 km. Finalmente, uma variante de dois motores, tração integral, com 320 cv e autonomia e 525 km.

Com o propósito de oferecer mais opções, a Peugeot vai disponibilizar no e3008 quatro modos de condução – Normal, Eco, Sport e 4WD – e patilhas no volante que regulam a função de regeneração.

Por outro lado, o Peugeot 3008 elétrico (e3008) terá dois tipos de carregador: 11 kW e um opcional de 22 kW. O modelo aceita carga DC até 160 kW. Em outras palavras, são precisos 30 minutos para recuperar carga de 20 a 80% nas versões normais e menos de 30 minutos na variante “Long Range”.