Conduzimos o renovado VW ID.3. Uma evolução sensível!

O primeiro ensaio VW ID3 revelou um carro que mudou mais do que o estilo deixa antever, com algumas coisa ainda a precisar de evolução.

Já tivemos contacto com o renovado VW ID.3, o que revelou um carro que mudou mais do que aquilo que o estilo deixa antever. Com o intuito de responder às críticas dos clientes, a casa de Wolfsburg mudou muitos detalhes neste atualização. Algumas das questões mais sensíveis foram atendidas, outras nem por isso e algumas dessas são importantes. Quanto a preços, a versão PRO com 204 cv e bateria de 58 kWh custa 42 460€, a versão PRO S com bateria de 77 kWh fica por 48 415€. Foi tudo isto que fui descobrir na apresentação nacional do renovado VW ID.3 realizada nas instalações da Volkswagen Digital Solutions.

VW ID3 2023 9

O Volkswagen ID.3 foi o primeiro andamento de uma gama totalmente elétrica, e que nasceu da necessidade de dar o passo em frente rumo a eletrificação e assumir a liderança dessa revolução. Com o intuito de reforçar a competitividade e as ondas de assalto dos rivais como os chineses e a Tesla, o ID.3 recebe atualização que é mais profunda do que parece. E, sobretudo, importante quando se junta à cada vez maior flexibilização da marca no nosso mercado.

Primeiro ensaio ao renovado VW ID.3

Às vezes o equilíbrio entre o que precisamos e o que podemos fazer não é fácil, e quando a Volkswagen fez o ID.3 o tiro foi dado no escuro. É verdade que algumas coisas estavam profundamente erradas no primeiro modelo. Só para exemplificar, olhamos para o estilo exterior. A barra preta que fazia a frente ter uma enorme olheira, amplamente criticada, desapareceu nesta geração e o ID.3 ganhou fôlego.

Por outro lado, os materiais do habitáculo estavam muito longe daquilo que a Volkswagen tinha habituado os seus clientes. Percebeu-se o porquê e a marca alemã arrepiou caminho. Resolveu totalmente o problema? Quase. É verdade que o material suave que forra quase todo o interior pespontado a branco ou cor contrastante, exibe maior qualidade percecionada. Porém, há locais onde… os plásticos duros lá estão. Só para exemplificar, a parte inferior do tabliê continua duro e o forro do tejadilho continua a estar solto perto do para brisas.

Porém, estamos a falar de detalhes que, numa avaliação global, não prejudicam a nota positiva que tenho de dar a este renovado VW ID.3.

VW ID3 2023 16

Aerodinâmica revista num estilo que, parece, mas não é igual

Com o intuito de melhorar a aerodinâmica e ajuda a aumentar a autonomia, o renovado VW ID.3 tem uma aerodinâmica revista. Desde logo, o para choques com aberturas de arrefecimento melhoradas e estilizadas e amplas superfícies pintadas. Depois, o capô viu desaparecer a barra preta e parece mais comprido, tornando a frente igualmente mais longa. Finalmente, o fluxo em redor das rodas dianteiras foi melhorado – a cortina de ar – tendo as laterais ficado mais “limpas” ao desaparecer o logótipo com a denominação da versão.

Por outro lado, a traseira passou a ter farolins funcionais. Quer isto dizer que as partes que entram no portão traseiro não são meros refletores, mas fazem parte do conjunto de iluminação.

VW ID3 2023 6

Interior com materiais sustentáveis

De conformidade com o que expliquei acima, o interior do novo VW ID.3 recebeu materiais sustentáveis. Só para ilustrar, a VW recorreu ao material com microfibra Artvelours Eco. É usado nos frisos das portas e nos bancos, é 75% reciclado e uma matéria-prima secundária por ser obtida a partir de reciclagem de plástico.

Da mesma forma, as portas passam a contar com botões físicos para os vidros. Porém, a Volkswagen não mudou os malfadados botões hápticos para controlar os espelhos, o sistema de climatização e o sistema multimédia. E ainda não foi desta que tivemos direito a botões iluminados. Ou seja, à noite não é simples regular o ar condicionado e aumentar o som do sistema multimédia.

VW ID.3: evolução sensível no equipamento de série e opcional

Por outro lado, o renovado VW ID.3 traz alterações nos pacotes de equipamento e na dotação de série, indo de encontro às críticas dos utilizadores. Nesse sentido vem equipado com app Connect por wireless, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, “cruise control” adaptativo, ar condicionado automático, faróis dianteiros em LED, luz ambiente 10 cores,” Light assist”, “voice control”, “lane assist”, “keyless go”, sistema de infotainment de 12 polegadas e jantes em liga leve de 18 polegadas. À versão PRO S acresce as jantes em liga leve 19’, estofos em “artVelours”, ajustamento elétricos nos bancos dianteiros com sistema de massagem.

Do mesmo modo, a conjugação de pacotes em opção foi ainda mais simplificada. Em primeiro lugar poderá escolher os pacotes exterior e exterior “plus”, que contam com alguns equipamentos inovadores como os faróis LED Matrix. Depois, pacotes interior e interior “plus” que contam com os estofos ainda mais sustentáveis em artVelours, aquecidos e com função de massagem e em estilo “backet” no caso do interior plus.

Finalmente, pacotes assistência e assistência plus que incluem o “keyless advanced”, alarme, câmara traseira, sendo que o pacote assistência plus conta ainda com o “park assist” com função de memória, e o travel assist. Finalmente o pacote conforto que traz o sistema de navegação e o ar condicionado automático de duas zonas.

Autonomias e carregamento do VW ID.3

O Volkswagen ID.3 tem uma autonomia de 428 km na versão Pro e 599 km na versão Pro S. Por outro lado, ambos têm capacidade de carregamento de 11 kW em corrente AC e 120 e 170 kW, respetivamente, em corrente DC.

Desse modo, os tempos de carregamento dos 0 aos 100% são de 6h15 (AC) no Pro e 7h30 (AC) no Pro S. Com corrente DC, os tempos de carga dos 5 aos 80% são de 35 minutos no Pro e 30 minutos no Pro S.

Tecnologia de última geração!

Desde que a Cariad, divisão de software do grupo Volkswagen, entrou na nova fase, muita coisa mudou nos sistemas de multimédia da marca alemã. A princípio tudo seria muito melhor até porque o VW ID.3 tem a última geração de software do grupo. Tem capacidade para receber atualizações via internet e conta com um ecrã de 12 polegadas que se junta o painel de instrumentos digital com 5,3 polegadas.

Por outro lado, foram alterados alguns menus dentro do sistema do ID.3, nomeadamente, o menu de carregamento que passou a fazer parte do primeiro nível. Porém, o grafismo continua algo antiquado e o processador a ser algo lento. Algo para alterar nas próximas evoluções.

A assistência de viagem opcional com “swarm data” está agora também disponível. Em combinação com o ACC (Adaptive Cruise Control) para controlo longitudinal do veículo desde 0 km/h até à velocidade máxima e o Lane Assist para controlo lateral, este sistema de assistência ao condutor. Se estiverem disponíveis “swarm data”, o sistema “Travel Assist” necessita apenas de uma marcação de faixa de rodagem identificada para manter o veículo na faixa ao conduzir em estradas rurais.

E como é este novo VW ID.3 ao volante?

A princípio, com tração traseira, o novo VW ID.3 teria tudo par ser um carro divertido. Paralelemente ao Golf, carro confortável e refinado, o ID.3 teria possibilidades de ser igual ao Golf. Mas não…

É um automóvel estável, relaxado e com uma direção precisa, a que junta um silêncio impressionante. Pode sorrir, mas a menos que não tenha conduzido carros elétricos, no ID.3 não é apenas o motor que desaparece. De igual modo desaparecem os ruídos de rolamento e aquele rumor que vem da estrada.

É seguro, fácil de conduzir, confortável e refinado, mas não oferece emoção particular ao volante.

Qual é a minha opinião final sobre o novo VW ID.3?

Sinceramente? Gostei! Desde logo pela coragem da Volkswagen no lançamento do ID.3 com enorme esforço de engenharia e num quadro de intensa pressão. Em segundo lugar pelo espantoso facto do ID.3 ter chegado à segunda geração. Em terceiro lugar, porque a VW admitiu que atalhou em alguns aspetos no primeiro ID.3. Nomeadamente, a qualidade dos materiais e do software utilizado.

O novo VW ID.3 ainda tem algumas coisas que merecem mais atenção, mas a evolução parece no bom sentido. Ao mesmo tempo, a Volkswagen não perdeu os pontos positivos do ID.3 como a habitabilidade, insonorização e conforto. Reforçou a eficiência, tornou-o mais agradável. E apesar de não ser muito divertido de conduzir, pede meças a muitos modelos com motor de combustão.

Nesse sentido e reservando melhor opinião para um ensaio mais alargado, o novo VW ID.3 está com mais carácter e mais simpatia. Mas, já agora, senhores e senhoras da Volkswagen em Portugal… fica uma sugestão. Avancem com mais flexibilidade nos preços. É que ser mais caro que um Tesla e fazer jogo igual com a concorrência pode ser uma dificuldade…