VW revelou os detalhes do novo Passat Variant

A VW revelou os detalhes do novo Passat Variant que será lançado já em agosto. No momento em que a casa alemã continua a apostar na gama ID, o novo Passat Variant surge com mecânica híbrida Plug In.

A VW revelou os detalhes do novo Passat Variant que será lançado já em agosto. No momento em que a casa alemã continua a apostar na gama ID, o novo Passat Variant surge com mecânica híbrida Plug-In. Esta assegura uma autonomia elétrica até 100 km com zero emissões. Com o propósito de aproximar as identidades de estilo, o Passat terá muita influência dos modelos ID. O Escape Livre revela-lhe todas os detalhes e as fotos… camufladas oficialmente!

A VW revelou os detalhes da nova geração do Passat. De maneira idêntica ao que tinha feito com o Tiguan que o Escape Livre já lhe revelou. O novo modelo será apresentado no final do mês de agosto.

VW PASSAT VARIANT 2023 4

Nove gerações do VW Passat

A nona geração do Passat só terá a versão Variant e a influência da linguagem de estilo da gama ID é mais que evidente. Com o intuito de oferecer uma carrinha familiar, a Passat Variant aumentou de tamanho. Contas feitas, são mais 14 cm de comprimento o que, desde logo, oferece mais espaço para as pernas (mas 5 cm!) e a bagageira passou para 690 litros ou 1920 litros com os bancos rebatidos. A saber, mais 40 e 140 litros, respetivamente. Com toda a certeza, cifras que entram em território Skoda.

VW PASSAT VARIANT 2023 13

Por outro lado, o Passat Variant terá uma frente onde pontificam a enorme grelha inferior e o “sorriso” VW. Com efeito, o conjunto dos faróis, pequena grelha e a faixa LED que os faróis ao logótipo da marca, são conhecidos de outros modelos da VW.

A fim de oferecer a melhor iluminação, os faróis estão disponíveis com tecnologia IQ.Light Matrix. Paralelamente, o flanco da carrinha e a superfície vidrada é conservadora. Do mesmo modo, a traseira não é demasiado ousada e mantém os grupos óticos divididos, mas desta feita, unidos por uma barra. Há, ainda, um spoiler de tejadilho que alberga a terceira luz de travão e um para choques com falsas saídas de ar.

VW PASSAT VARIANT 2023 16

VW revelou detalhes do interior

No momento em que chegaram as imagens, percebeu-se que o interior é decalcado do novo Tiguan. O Passat Variant terá bancos ergoActive (com até 14 ajustes com massagem, aquecimento e ventilação). Um túnel central diferente do Tiguan para oferecer mais espaço de arrumação. Por outro lado, oferecerá ecrãs de 12,9 ou 15 polegadas com os habituais botões sensíveis ao toque. Da mesma forma, o painel de instrumentos será digital e há um opcional “head up display”.

VW PASSAT VARIANT 2023 9

Plataforma MQB Evo alongada

Como seria expectável, o VW Passat Variant utiliza a mesma plataforma do Skoda Superb, a saber, a MQB Evo alongada. Permite-se, assim, aumentar o espaço interior e a bagageira e acolher mecânicas multi energia. Desse modo, há motores a gasolina (TSI), a gasóleo (TDI), híbridos (eTSI) e híbridos Plug-In (PHEV).

A Volkswagen não disse todos os detalhes dos motores, porém, há algumas coisas que já sabemos. Um dos motores a usar é o bloco 1.2 TSI evo2 com hibridização (204 cv) que, também, será usado no Tiguan. O modelo híbrido Plug-In utilizará uma bateria com 18,5 kWh que oferecerá uma autonomia até 100 km. Por outro lado, terá capacidade de carregamento rápido.

VW PASSAT VARIANT 2023 18

Com o propósito de oferecer um comportamento seguro e eficaz, o Passat Variant conta com o sistema DCC Pro. Utiliza amortecedores com dupla câmara e sistema adaptativo que assegura maior conforto e melhor comportamento. No mesmo sentido, foram alteradas as barras estabilizadoras, mudadas as afinações de camber e instalada uma direção mais direta.

Em síntese, o Volkswagen Passat Variant entre na sua nona geração depois de uma história com mais de 50 anos e mais de 30 milhões de unidades vendidas. A apresentação vai acontecer em agosto e chegará aos mercados no primeiro trimestre de 2024.