Alfa Romeo 33 Stradale. A arte sobre rodas que já esgotou!

O Alfa Romeo 33 Stradale é o primeiro “fuoriserie” da casa do Biscione desde 1969, reincarnando o modelo original dos anos 60.

O Alfa Romeo 33 Stradale é o primeiro “fuoriserie” da casa do Biscione desde 1969, reincarnando o modelo original dos anos 60. Com o intuito de preservar o minimalismo e aderindo o mais de perto possível ao modelo de 1967, o primeiro Supercarro da Alfa Romeo desde o 8C Competizione é verdadeiramente arte sobre rodas. Por outro lado, será o início de uma gama de produtos especiais prometendo Jean-Philippe Imperato, CEO da Alfa Romeo “que não será o último!”

O Alfa Romeo 33 Stradale é um supercarro que é oferecido com motorização V6 biturbo ou com propulsão elétrica. “Quisemos algo que honrasse o nosso passado, servisse a marca e fizesse os ‘alfistas’ orgulhosos de nós” disse o CEO da marca de Arese. Jean-Philippe Imperato lembrou que “um automóvel destes só podiam ter sido alcançados graças à experiência, trabalho árduo e paixão da nossa equipa. Este foi o nosso primeiro ‘fuoristrada’ desde 1969, mas não será o último, posso prometer!

Alfa Romeo 33 Stradale é arte sobre rodas

Com o propósito de igualar as proporções do modelo original, o Centro Stile da Alfa Romeo e os 49 engenheiros que desenvolveram o carro, colocaram na frente o famoso “Scudeto” em posição muito baixa. Por outro lado, desenhou complexos faróis de LED, tornando a frente larga e abaulada. Como o original.

No mesmo sentido, os faróis têm entradas de ar disfarçadas, numa carroçaria que teve duas preocupações fundamentais: aerodinâmica e beleza de linhas.

A casa de Arese ofereceu a possibilidade de adquirir o 33 Stradale com o motor V6 2.9 litros do Alfa Romeo Giulia e Stelvio Quadrifoglio, evoluído, a debitar mais de 620 cv e com um peso de 1500 kg. Em opção uma motorização 100% elétrica com uma disposição igual à do Maserati GranTurismo Folgore. Ou seja, três motores (dois atrás e um à frente) com tração integral e mais de 750 cv.

Com o propósito de celebrar o 33 Stradale, o carro chega aos 333 km/h e acelera dos 0-100 km/h em menos de 3 segundos com os dois motores. A autonomia elétrica é de 450 quilómetros. Dados que serão confirmados mais tarde. Por outro lado, o modelo com motor a gasolina terá tração traseira e caixa automática ZF de oito velocidades.

alfa romeo 33 stradale 1

O último Alfa Romeo com motor de combustão

Com o propósito de anunciar a transição da Alfa Romeo para a mobilidade 100% elétrica, o 33 Stradale será o derradeiro modelo com motor de combustão interna. Para já os clientes que compraram este exclusivo automóvel optaram pelo motor V6 (10 deles) e apenas dois quiseram o seu 33 Stradale com mecânica elétrica. Os restantes ainda não decidiram.

Por outro lado, já se sabe que os engenheiros da Alfa Romeo quiseram fazer um carro tão à vontade numa pista como numa estrada. Assim, os condutores podem escolher entre dois modos de condução: Strada e Pista. O primeiro suaviza a suspensão e a direção e no 33 Stradale V6 as válvulas de escape só abrem a partir das 5000 rpm. O segundo endurece as suspensões, torna o acelerador mais direto e as válvulas de escape do motor V6 estão sempre abertas.

Com o intuito de oferecer um comportamento de topo, o Alfa Romeo 33 Stradale utiliza uma direção às quatro rodas desenvolvida pela marca do Biscione. Adiciona, diz a Alfa Romeo, precisão em estradas mais degradas e deixa o condutor com uma sensação mais agradável.

No mesmo sentido, o 33 Stradale está equipado com travagem carbono cerâmica da Brembo com maxilas de seis pistões à frente e quatro atrás.

Peso mínimo, performance máxima

Com o propósito de manter o peso baixo, o 33 Stradale tem o chassis feito em fibra de carbono e a carroçaria em alumínio. Os aros das portas são em fibra de carbono e as dobradiças são uma criação da Alfa Romeo e reproduzem a abertura do modelo original.

De maneira idêntica, o interior utiliza fibra de carbono e alumínio, não deixando de oferecer um ar refinado. Tudo graças á utilização de Alcantara nos revestimentos. Por outro lado, o 33 Stradale está focado no condutor. Por isso mesmo, há poucos botões no interior. Porém, é oferecido um “head up display” 3D – que a Alfa Romeo diz ser o primeiro – que tem como função distrair o menos possível o condutor.

Por outro lado, o tabliê é de linhas simples e minimalista, o mesmo se passando com a consola central. Lembra muito os carros do passado num conjunto muito agradável. O volante também não tem botões e a lembrar o Alfa 75, os botões principais estão… numa consola do tejadilho.

Só há duas especificações: Tributo e Alfa Corse. E três cores: Azul, Vermelho e um vermelho que presta tributo ao Alfa Romeo 33 Stradale original. “Cada detalhe foi pensado para criar um ambiente exclusivo e envolvente, mantendo a estética e a herança tecnológica do 33 Stradale de 1967.” Palavras da Alfa Romeo!  

Preço ao nível da exclusividade

Em virtude da sua exclusividade – apenas 33 unidades vão ser construídas – já não há nenhuma unidade para venda. Segundo a Alfa Romeo, os carros foram vendidos a clientes selecionados que respeitam “a história e o ícone que o carro significa”. O preço? Cerca de 2 milhões de euros. Os clientes vão começar a receber os seus veículos a partir de dezembro de 2024 e as 33 unidades estarão todas entregues em 2026.

Podem personalizar tudo e mais alguma coisa – até os oito números finais do VIN – por isso não haverá dois carros iguais. Finalmente, dizer que será a Carrozzeria Touring a produzir o Alfa Romeo 33 Stradale.