Tesla regista segundo trimestre recordista de vendas

Tesla com segundo trimestre recordista de vendas em todo o mundo é música para os ouvidos de Elon Musk.

A Tesla registou um segundo trimestre recordista de vendas em todo o mundo, algo que é música para os ouvidos de Elon Musk. Contas feitas, foram 466 140 unidades de veículos 100% elétricos produzidas vendidas em todo o mundo no segundo trimestre de 2023. Um recorde de vendas que ultrapassou todas as expetativas. Que provou certeira a estratégia de redução de preços para ir buscar volume. A questão é: quanto é que isso vai custar à Tesla?

TESLA MODELY

A Tesla comercializou 466 140 veículos em três meses de abril a junho, ultrapassando as expetativas de Wall Street e de muitos analistas. Por outro lado, a Tesla com segundo trimestre recordista de vendas, deixa Elon Musk satisfeito pela sua aposta na redução de preços em busca de volume.

Contas feitas, significam um aumento de 83% face a igual período de 2022 e os 466 140 veículos vendidos são recordistas. Estes dados são importantes porque o construtor norte-americano reduziu, bastante, a diferença entre produção e vendas: 13 560 unidades (entre produção e vendas), bem melhor que no primeiro trimestre onde a Tesla produziu 18 mil unidades que não tiveram comprador.

TESLA FABRICA BERLIM 2

Proprietários Tesla fazem fila para carregar a caminho do Algarve

Se alguns proprietários Tesla hoje tiveram que esperar para carregar num supercarregador, imagine-se o que terá sucedido aos restantes…

Ler mais

Tesla com segundo semestre recordista reduz stocks

Significa isto que a Tesla está a reduzir os “stocks”, algo que preocupava os gestores da casa norte americana. Isto porque, como todos sabem, a Tesla aposta na venda direta aos consumidores e ter carros empilhados nas fábricas não interessa ao negócio.

Por outro lado, a Tesla recorreu a um estratagema já usado por outros construtores no passado: descontos no preço. Mas oferece, ainda, carregamentos gratuito durante três meses nos EUA e outras benesses.

Mas a Tesla enfrenta um problema… as vendas estão sustentadas no Model 3 e Model Y (96%) ficando residuais o S e o X. Paralelamente a isso, o modelo mais recente da casa norte-americana é o Model Y que foi lançado em… 2020. Na China, o segundo maior mercado da Tesla atrás dos EUA, a BYD (Build Your Dreams) bateu a Tesla sem apelo nem agravo graças a uma gama mais moderna, fresca e atual. E as suas ambições globais não são boas notícias.

Por conseguinte, para combater isso, a Tesla vai baixar 4,5% os preços dos seus modelos na China, depois de ter decidido atribuir dinheiro (em forma de desconto) a alguns compradores do Model 3. Veremos é qual o dano feito às contas da empresa com esta política imposta por Elon Musk. No passado, outros tentaram e… correu muito mal!