Stellantis promete 700 km de autonomia com plataforma STLA Medium

A Stellantis promete 700 km de autonomia para a nova plataforma elétrica STLA Medium que será a base de mais de 2 milhões de veículos.

A Stellantis promete 700 km de autonomia para a nova plataforma elétrica que será a base de mais de 2 milhões de veículos, a começar primeiro pelo novo Peugeot 3008. De acordo com a Stellantis, esta será a primeira de quatro plataformas globais para veículos 100% elétricos que vão ser lançadas no espaço de dois anos. Dessa forma, o grupo liderado por Carlos Tavares cumpre a promessa feita no “EV Day” em julho de 2021.

A Stellantis promete 700 km de autonomia, grande flexibilidade e, por consequência, possibilidade de acomodar diversos veículos. De automóveis de passageiros a crossovers, passando por SUV e modelos do segmento C e D. Tudo cortesia da plataforma STLA Medium que será instalada em diversas fábricas.

A melhor eficiência energética

Finalmente a Stellantis abre o jogo. No sentido de oferecer a melhor eficiência energética, o grupo europeu está a fazer um enorme esforço para tentar liderar a transição para a mobilidade 100% elétrica.

Nesse sentido, a STLA Medium será a base para diversos modelos, a saber, o novo Peugeot 3008 e o futuro Alfa Romeo Giulia. Mas não só!

Stellantis promete 700 km

STLA Medium pode ter tração à frente, atrás e… 4×4!

Esta plataforma permite acomodar carros com comprimento entre 4,3 e 4,9 metros e distâncias entre eixos de 2,7 a 2,9 metros. A distância ao solo pode ser superior a 220 mm e as jantes podem ter o máximo de 750 mm de diâmetro.

Ora, “acerta” em cheio nos segmentos C e D. Por outro lado, os modelos feitos com esta base podem ter tração dianteira ou integral, pois, há lugar para a instalação de um segundo motor elétrico. Mas há aqui um detalhe interessante, a saber, a STLA Medium pode ter… tração traseira!

O que quer isto dizer? Em primeiro lugar que as diferentes marcas do grupo Stellantis têm liberdade para escolher o modo de propulsão. Em segundo lugar, a Alfa Romeo, por exemplo, pode manter os seus modelos (como o Giulia) com tração traseira, não perdendo carácter. E rumores (lançados por Jean-Philippe Imperato, CEO da Alfa Romeo) dizem que o próximo Giulia Quadrifoglio terá tração integral com a utilização de dois motores que colocam a potência nos 1000 CV.

Potências entre 160 e 285 kW (218 a 388 cv)

Em princípio estas são as potências de base para os modelos a serem produzidos de forma “normal”, mas acredita-se que a plataforma tenha outro potencial e encaixe os 1000 cv que Imperato já falou como possíveis para o Giulia.

Paralelamente, as baterias da STLA Medium terão 98 kWh com unidades “Performance” que têm como objetivo passar os 700 km de autonomia. A média de autonomia dos modelos servidos por esta base será de 500 km, tudo segundo o protocolo WLTP.

Só para ilustrar, a plataforma da Stellantis – que utiliza arquitetura elétrica de 400 volts – tem uma eficiência elétrica que pode ser inferior a 14 kWh/100 km. Um valor excecional que bate toda a concorrência. Por outro lado, a carga da bateria entre 20 e 80% pode ser feita em 27 minutos a uma cadência de 2,4 kWh.

Com toda a certeza estes tempos de carga e desempenho energético vão melhorar com o desenvolvimento da tecnologia das baterias, a saber, as baterias de estado sólido. Uma tecnologia onde a Stellantis está a investir.

“O que vemos hoje é o resultado de pouco mais de dois anos de inovações sem limitações. Para oferecer uma mobilidade limpa, segura e acessível. Apoiada pelo nosso investimento de 30 mil milhões de euros em eletrificação e software até 2025. A plataforma STLA Medium demonstra o poder da comunidade técnica global da Stellantis. Fornece produtos totalmente direcionados aos nossos clientes. E que reescrevem as suposições de longa data ao nível dos transportes, à medida que avançamos para atingir a neutralidade carbónica até 2038.”

Carlos Tavares, CEO da Stellantis