Peter Horbury, designer automóvel, faleceu aos 73 anos

Peter Horbury foi um dos maiores e melhores designers de automóveis tendo sido ele que mudou a Volvo.

Peter Horbury foi um dos maiores e melhores designers de automóveis. Foi ele que mudou a Volvo, passando do estilo com linhas duras e direitas para uma abordagem mais arredondada e sensual. Durante 50 anos esteve na vanguarda do estilo e o seu trabalho estará, sempre, em destaque na história do automóvel. Faleceu aos 73 anos.

Peter Horbury ficará na história do design não apenas pelo que fez na Volvo. A notícia da sua morte aos 73 anos deixou a indústria e muitos dos seus colegas e CEO de vários construtores consternados.

PETER HORBURY 2

Chrysler patrocinou os estudos de Peter Horbury

Nasceu na pequena vila de Alnwick, perto da fronteira com a Escócia, no dia 27 de janeiro de 1950. Porém, viveu em cidades industriais do Reino Unido porque o seu pai era vendedor. Dessa maneira, foi o pai quem o encaminhou para o design ao ensinar-lhe a arte de desenhar em três dimensões. O bichinho do desenho infetou a infância de Horbury.

Quando tinha cerca de nove ou dez anos, comecei a olhar para os veículos e a imaginar o próximo. Pegava no Ford Anglia mais recente, no Triumph TR3 ou no que quer que fosse que estivesse em voga no final dos anos 50, escolhia as características desses modelos e desenhava versões futuras. Parecia ser o que um designer de automóveis devia fazer.” Palavras de Horbury.

Com o propósito de seguir a paixão, estudou design industrial no Newcastle College of Art no final dos anos 60. Com parcas finanças, o jovem apaixonado pelo estilo decidiu escrever a várias empresas automóveis. Solicitava patrocínio para estudar no afamado Royal College of Art de Londres. A Chrysler respondeu afirmativamente e, dessa forma, Peter Horbury começou o seu mestrado em 1972, concluindo-o em 1974.

MGA Engineering ditou consultadoria a várias marcas

Rapidamente começou a trabalhar com o seu patrono, a Chrysler e foi ele quem desenhou a frente do Chrysler Horizon de 1978. Modelo que foi Carro do Ano Europeu 1979!

Curiosamente, quando isso sucedeu já tinha abandonado a Chrysler e entrado para a Ford. Foi no ano de 1977 e sediado no Reino Unido trabalhou nos primeiros esboços do Ford Sierra. Dois anos depois aceitou um curto contrato com a Volvo na Suécia e na Holanda. Aqui trabalhou no estilo do interior do Volvo 480 Coupé de 1985.

As saudades fizeram-no regressar ao Reino Unido, onde criou uma empresa de design industrial independente (MGA Engineering) em 1986. Foram cinco anos a trabalhar como consultor para a Bentley, BMW, Mercedes-Benz, MG, Rolls-Royce, Triumph. Juntou mais algumas marcas, para além de comerciais para a Ford e Freight Rover. Chegou, até, a fazer simuladores de voo para a indústria aeroespacial!

PETER HORBURY 1

Convite para mudar a Volvo

A Volvo voltou a contratar Peter Horbury. E durante 11 anos o britânico mudou a imagem de marca da casa. Graças a modelos como o S40, S60, S80 e os V70 e C70. Quando a Volvo fez parte do Premium Automotive Group, a tentativa falhada da Ford de unir debaixo do mesmo teto a Volvo, Aston Martin, Jaguar e Land Rover, Horbury foi o responsável pelo estilo. Mas por pouco tempo devido ao desmantelamento do Premium Group.

Além disso, esteve na liderança, em 2004, do estilo da Ford nos EUA e foi ele que promoveu a maior mudança de sempre no estilo do modelo mais vendido da casa da oval azul, a pick-up F150. Foi ele, também, quem mudou algumas coisas na linha de produtos da Ford. A saída de Steve Mattin da Volvo levou Horbury, pela terceira vez, à casa sueca.

Nova mudança… na Volvo

Uma vez mais, o britânico mexeu no estilo da Volvo. Foi ele que supervisionou dois dos mais belos protótipos da casa sueca: o Universe e o Concept You, tendo desenhado o Volvo V40. Por outro lado, com a compra da Volvo pelos chineses da Geely, Peter Horbury passou a ser o responsável pelo estilo do grupo chinês. Durante os dez anos que desempenhou esse cargo, remodelou a ideia de design do Táxi de Londres (London Taxi) e lançou novas marcas como a Geometry, Zeekr e a Lynk&Co. Paralelamente, quando a Geely comprou a Terafugia, desenhou automóveis voadores.

Acima de tudo, Peter Horbury faleceu a fazer o que gostava. Estava a trabalhar como Vice-Presidente para o estilo do Grupo Lotus, parte do Grupo Geely. Por certo, a amplitude do seu trabalho e a excelência do que fez ao longo de tantos anos, colocam-no no Olimpo dos designers da indústria automóvel. Por isso ganhou o “Car Design Award” Carreira em 2020. Quando recebeu o prémio brincou. Disse ele “este troféu chama-se ‘Lifetime Achievement Award’ (Prémio Carreira), mas na realidade é o prémio ‘Antes que seja tarde demais’!”