MG Cyberster. Revelados mais detalhes do roadster 100% elétrico

A britânica MG voltou a abrir o jogo aos detalhes do novo roadster 100% elétrico. Eis o que sabemos até hoje sobre o MG Cyberster.

Apresentado em forma de concept em 2021 no Salão Automóvel de Xangai, o roadster 100% elétrico está prestes a chegar às estradas! Até lá a marca britânica (agora detida pela chinesa SAIC Motors) vai “aguçando o apetite” com imagens oficiais. Eis o que se sabe até à data sobre o MG Cyberster.

A fabricante britânica de automóveis MG revelou mais detalhes do seu próximo modelo de produção, MG Cyberster, um roadster de alta performance 100% elétrico. Volvidos dois anos desde a sua apresentação pela primeira vez no Salão Automóvel de Xangai, e agora mais perto da produção final, a empresa “abre as portas” aos detalhes interiores do Cyberster.

Interior minimalista, mas menos futurista

Esta é a principal novidade revelada esta semana. O destaque do interior do MG Cyberster vai para o cockpit em estilo minimalista e digital. Este foi tomado em boa parte por um painel de instrumentos curvo (onde é que já vimos isto?) para uma maior envolvência do condutor. Menos futurista que no concept apresentado (como se pode ver nas imagens abaixo), revela-se não só mais sóbrio, como também mais funcional.

Uma fileira horizontal de botões capacitivos dispõe os controlos da climatização, marcando a divisão com a consola central (mais ampla e utilizável). Esta inclui um porta-copos e um apoio de braço que antes não estavam presentes no modelo de apresentação. Verticalmente, ao centro, encontra-se ainda um segundo ecrã tátil lado-a-lado com os comandos da transmissão, muito ao estilo dos 100% elétricos mais atuais. No modelo de apresentação, o interior é forrado na sua totalidade por pele de tom avermelhado. Contudo espera-se que outras cores e materiais façam parte do leque de opções.

Em termos de tecnologia, o MG Cyberster vem equipado com um sistema de info-entretenimento avançado, que oferece conectividade com smartphones e recursos de entretenimento. Além disso, o veículo está equipado com um assistente de voz inteligente, permitindo que os ocupantes interajam com o carro utilizando comandos de voz. Fotos-espia revelaram ainda a possibilidade de vir a existir um volante estilo “Yoke” (sem a parte de cima), mas possivelmente apenas disponível como opcional.

O que se sabe sobre o MG Cyberster?

Ainda não foram divulgados detalhes sobre a motorização e desempenho do MG Cyberster, mas a MG afirma que o veículo terá “uma autonomia impressionante e uma capacidade de aceleração bastante rápida“. Na apresentação do seu concept, a marca revelava autonomias de até 800km e um arranque dos 0 aos 100km/h em menos de 3 segundos. No entanto, são números que poderão vir a ser alterados até o modelo final ver a luz do dia. Por isso teremos mesmo de esperar pelo lançamento (e possivelmente, pelo nosso teste) para “tirar as teimas”.

As linhas exteriores não deverão sofrer mais alterações, incluindo as portas “tesoura”, que manter-se-ão no modelo final. A silhueta manterá as linhas desportivas e bem vincadas, um capot alongado e uma traseira “Kammback”. Em termos de dimensões, o Cyberster medirá cerca de 4535mm de comprimento por 1913mm de largura e 1329mm de altura. Já a distância entre eixos marcará 2690mm.

Para quando?

Ainda que não tenham sido reveladas as datas oficiais para o seu lançamento, crê-se que a produção já tenha começado e se comecem a ver as primeiras unidades a circular já no verão de 2024 no Reino Unido – mesmo a tempo de celebrar o centenário da marca britânica! Contudo, espera-se que este seja mais um regresso revivalista da MG ao segmento dos roadsters, do que propriamente um modelo para vendas.

Contudo, a MG já fez saber que fará presença em Goodwood no Festival of Speed de 2023, onde fará presença uma unidade de exposição e outra de apresentação, que fará a subida a uma das rampas mais famosas do Reino Unido.

Quanto aos preços e mais detalhes, vamos ter de esperar por mais novidades por parte da marca.