Grassi 044S. Uma homenagem ao Lancia Delta S4 Stradale

O Grassi 044S é um carro muito especial feito em Itália com apenas 44 unidades previstas e que rende homenagem ao Lancia Delta S4 Stradale.

O Grassi 044S é um carro muito especial feito em Itália com apenas 44 unidades previstas e que rende homenagem ao Lancia Delta S4 Stradale. Com um motor de 3.0 litros sobrealimentado a debitar 650 cv é mais uma chamada de atenção a Luca Napolitano (CEO da Lancia) e a Carlos Tavares (CEO da Stellantis), depois do que sucedeu no Mundial de Ralicross com a réplica do Lancia Delta Integrale da equipa de Guerlain Chicherit. O desejo dos adeptos dos ralis em verem a Lancia de regresso é maior do que ver a Lancia como marca de luxo.

Grassi 044S Inspired By Lancia Delta S4 Stradale 13

Este Grassi 044S, que foi revelado no Milano Monza Motor Show 2023 (MiMo 2023), é obra da Scuderia Grassi, uma casa italiana com quatro gerações de história. Remonta aos anos antes da Segunda Guerra Mundial com o popular piloto Ovidio Capelli e com a Scuderia Ambrosiana. Depois, Diego Grassi fundou a Grassi Scuderia Milanese. O neto de Diego Capelli (neto de Ovideo) seguiu as pisadas do pai (Carlo Grassi que teve uma carreira discreta como piloto de ralis) e criou esta empresa que trabalhou com algumas dos maiores construtores como a Porsche, Mercedes e BMW.

Grassi 044S Inspired By Lancia Delta S4 Stradale 12

Grassi 044S. Homenagem ao Lancia Delta S4

Decidiu Diego Grassi lançar-se na produção de automóveis exclusivos e assim nasceu esta “obra de arte sobre rodas” como a Scuderia Grassi intitula este 044S. Construído à mão é uma homenagem ao Lancia Delta S4 Stradale.

Poder-se-ia pensar ser um protótipo, mas a Scuderia Grassi já afirmou que vai produzir 44 unidades, embora não tenha dito quando e a que preço. Mas não custa nada perceber que deve andar na ordem dos milhões de euros.

Grassi 044S Inspired By Lancia Delta S4 Stradale 2

O estilo é obra de Giuseppe Armano, um antigo designer da Alfa Romeo. Uma reinterpretação extraordinária do icónico Delta S4 adicionando alguma beleza às linhas retas e pensadas para a competição do modelo original. Detalhes como os faróis redondos, a grelha frontal e as massivas entradas de ar atrás, levam-nos até aos anos 80.

Por outro lado, as jantes de 19 polegadas são feitas especificamente para o modelo e lembram as Speedline usadas pelo Delta Integrale Evoluzione nos ralis. Já as saídas de escape são especifica e não lembram as do S4.

Dimensões semelhantes ao Delta S4

No que toca a dimensões, o Grassi 044S tem 4.180 mm de comprimento, 2.000 mm de largura e 1.267 mm de altura. Contas feitas, é mais comprido e largo que um Delta S4, mas mais baixo e com uma distância entre eixos de 2.600 mm, maior que no Lancia original.

Paralelamente, o motor V6 3.0 litros sobrealimentado, permanece desconhecido, mas os rumores dizem ser o mesmo bloco do Alfa Romeo Brera. O cárter seco, as especificações de competição e o duplo turbo levam a potência para os 650 cv. E tudo isto respeitando a norma Euro 5 de emissões de gases poluentes.

Grassi 044S Inspired By Lancia Delta S4 Stradale 6

A tração é integral com três diferenciais e uma caixa manual ou sequencial de seis velocidades. O peso estará entre os 1200 e 1200 kg. Isto para permitir uma relação peso/potência de 1,69 kg/cv. A Scuderia Grassi prevê que o 044S chegue dos 0-100 km/h em 2,9 segundos e toque os 300 km/h de velocidade máxima.

Fica o registo de mais uma chamada de atenção para a Lancia. A Automobili Amos fez uma replica do Lancia Delta Integrale em 2018 e fez 20 unidades a custar mais de 200 mil euros. Desapareceram todas e hoje há unidades a mudar de mão com preços acima dos 700 mil euros.

Depois foi a reação entusiástica à réplica do Delta Integral Evo no Ralicross. Agora, este Grassi 044i vem dizer a Luca Napolitano e a Carlos Tavares que o caminho a seguir para a Lancia será a competição e não o segmento de luxo. Senhores da Lancia isso já foi tentado e deu para o torto.