“Gostaria de fazer um campeonato de ralis a tempo inteiro, mas faltam apoios!”

“Gostaria de fazer um campeonato” é a prioridade número 1 de Fábio Cruz, piloto da Guarda que conduz um BMW 328i E30.

“Gostaria de fazer um campeonato” é a prioridade número 1 de Fábio Cruz, piloto da Guarda que conduz um BMW 328i E30. Porém, a sua ambição vai mais longe. “Adorava fazer um campeonato de ralis a tempo inteiro ao volante de um carro de tração integral!” Um sonho… um desejo que, para já, é “impossível”, mas que Fábio Cruz continua a não descartar. Para já vai fazendo algumas provas com um carro muito bem preparado em casa.

FABIO CRUZ ENTREVISTA 7

“Gostaria de fazer um campeonato de ralis, pois foi nesta disciplina que ‘nasci’ a ver o carro que o meu pai assistia.” Foi assim que nasceu a paixão de Fábio Cruz pelo desporto automóvel e pelos ralis.

O facto de o pai ser mecânico e desde muito andar a cirandar pela oficina a ver os carros que lá estavam para serem consertados e o carro de competição a que o progenitor dava assistência. O brilho nos olhos quando fala disso diz quase tudo. “Sim, a profissão do meu pai e ter dado assistência a um piloto de ralis influenciou o meu gosto pela competição” diz-nos Fábio Cruz.

FABIO CRUZ ENTREVISTA 3

Uma paixão herdada do pai

Passados alguns anos e ultrapassada uma questão de saúde com o pai “que nos deixou muito preocupados, mas, graças a Deus, tudo foi ultrapassado”, o piloto do BMW continua a gastar muito do seu tempo na oficina que é o orgulho do pai.

A Egigarage é o templo de Carlos Cruz, um homem que já passou por muito ao longo da sua vida e esteve nos principais importadores da região de marcas de referência. Formador e apaixonado pela mecânica, Carlos Cruz é um dos maiores suportes de Fábio.

FABIO CRUZ ENTREVISTA 1

“Ele gosta muito das corridas e, no meu entender, tem muito talento. Pena que não possa ter o carro que merece, mas aquele que podemos montar, pois acredito que poderia ir longe.” Faltam os apoios como lembra, com o rosto triste, Fábio Cruz. “Este é o carro que podemos ter pois para evoluir mais temos de ter apoios que ainda não surgiram.”

O BMW, ainda assim, tem sido alvo de constantes evoluções. “Começamos este projeto há 3 ou 4 anos e tem havido evolução” esclarecendo que essa evolução “tem sido do carro e do piloto (risos).” No fundo, Fábio Cruz tem se adaptado “não áquilo que desejo, mas áquilo que posso fazer. Evidentemente que gostava de pilotar um carro de tração integral e continuar a fazer ralis que é a minha paixão. Mas sem ajuda de parceiros e patrocinadores que queiram embarcar neste projeto será complicado ir muito mais além.”

FABIO CRUZ ENTREVISTA 7

Um 4×4 e um campeonato são os sonhos de Fábio Cruz

O que fica evidente é a paixão do jovem piloto e do pai que se recusam a baixar os braços. Exemplo disso é o muito bem preparado BMW que participou com galhardia no Guarda Racing Days. Uma prova com pisos de terra, onde Fábio Cruz tem “reduzia experiência. Seja como for, para o percurso do Guarda Racing Days, o meu carro é dos mais penalizados. Porém, estou sempre presente nos eventos da nossa terra.”

O futuro “a Deus pertence” diz-nos o jovem Fábio Cruz. “Gostava muito de evoluir, mas temos um negócio para gerir e não temos nem tempo nem recursos suficientes para apostar num carro de maiores performances.”

FABIO CRUZ ENTREVISTA 5

O pai deixa claro que “se houvesse mais apoio das empresas locais ou até da câmara da Guarda, seria possível levar o Fábio para outro carro e para um campeonato competitivo.”

O sonho comanda a vida e por isso Fábio Cruz continua empenhado em fazer ralis e depois do Guarda Racing Days irá ao Luso Bussaco (Coimbra) e também ao Constálica Rally Vouzela e Viseu. “É o programa possível com o orçamento e o carro que tenho. Tudo se resume a orçamentos e a apoios. Se eles aparecerem, prometemos profissionalismo e defesa das cores que nos apoiam e tenho a certeza que os resultados aparecem. Mas apenas se os apoios surgirem e abraçarem o projeto.”