Dacia vai disputar o Dakar com Sebastien Loeb aos comandos do Dacia T1+

A Dacia vai disputar o Dakar a partir de 2025 e escolheu como pilotos o nove vezes campeão do Mundo de Ralis, Sebastien Loeb e a rápida espanhola Cristina Gutierrez.

A Dacia vai disputar o Dakar a partir de 2025 e escolheu como pilotos o nove vezes campeão do Mundo de Ralis, Sebastien Loeb e a rápida espanhola Cristina Gutierrez. Ambos os pilotos já foram colegas de equipa na X44 (equipa de Lewis Hamilton) na competição todo-o-terreno elétrica Extreme E e vão, agora, ter um Dacia T1+ para pilotar a partir de 2025 na prova rainha do TT Mundial. Um anúncio que vem materializar um rumor que circulava há algum tempo nos bastidores do todo-o-terreno.

DACIA NO RALI DAKAR EM 2025 C

A Dacia vai disputar o Dakar e entra, de forma oficial, no todo-o-terreno, depois da marca romena, propriedade da Renault, ter organizado a Dacia Cup entre 2007 e 2019 (além de outros troféus como a Logan Endurance Cup), ter entrado no STCC (campeonato sueco de turismos) e no passado, a casa romena ter feito ralis com o Renault 12.

A Dacia já esteve no Dakar, mas com um Duster denominado Renault, pois era um esforço sul americano onde o Duster é vendido como Renault. Portanto, não é uma novidade absoluta a presença da Dacia na competição automóvel.

DACIA NO RALI DAKAR EM 2025 E

Dacia vai disputar o Dakar a partir de 2025

Mas a marca romena não se vai ficar pelo Dakar. A Dacia vai disputar o Dakar a partir de 2025 e, também, o Campeonato do Mundo Rally Raid (W2R) como construtor oficial com dois carros na categoria T1+ pilotados por Sebastien Loeb e Cristina Gutierrez.

Para esta participação, a Dacia vai aproveitar muito conhecimento técnico dentro da marca e do grupo e a experiência da Prodrive de David Richards. Dizer que o protótipo irá utilizar combustível sintético fornecido pela Aramco.

DACIA NO RALI DAKAR EM 2025 D

No próximo ano, os testes vão ser intensivos para desenvolver o modelo – ainda desconhecido – sempre com Sebastien Loeb e Cristina Gutierrez ao volante. Quer isto dizer que o francês e a espanhola abandonam os projetos atuais, acreditamos, depois do Dakar 2024. Por outro lado, sendo a Prodrive a auxiliar a Dacia, pode o projeto BRX Hunter restar próximo do fim.

Para Dennis Le Vot, CEO da Dacia, “a Dacia e o Dakar são uma combinação perfeita! Não se trata apenas de um teste à verdadeira robustez da Dacia, mas também de uma demonstração do nosso empenho na mobilidade com baixas emissões de carbono. Estamos muito entusiasmados por participar no Dakar com a tecnologia de combustível sintético. A Dacia, juntamente com a melhor equipa e os melhores pilotos do mundo, são sérios candidatos ao Campeonato do Mundo FIA de Rally-Raid em 2025.

Dacia Sandero Rally2 Kit: Uma raridade no Guarda Racing Days!

Um dos carros que mais espetáculo deu no Guarda Racing Days foi o Dacia Sandero de Gil Antunes. É tão especial que para já é único no mundo!

Ler mais

Sebastien Loeb e Cristina Gutierrez são os pilotos

O Rali de Marrocos de 2024 será a primeira prova de fogo para o novo Dacia T1+ que já está a ser elaborado pela marca e pela Prodrive. A ideia do grupo Renault é aproveitar as capacidades técnicas do grupo e recorrer à empresa de David Richards para a construção do protótipo de competição.

DACIA NO RALI DAKAR EM 2025 B

A piloto de ralis espanhola, Cristina Gutiérrez Herrero, tornou-se a primeira mulher espanhola a terminar o Rali Dakar na categoria de automóveis, em 2017. Com apenas 31 anos, já participou em seis Ralis Dakar entre 2017 e 2022. Cristina Gutiérrez Herrero é também a campeã espanhola de todo-o-terreno (categoria feminina) desde 2012.

Sébastien Loeb, de 49 anos, venceu o Campeonato do Mundo de Ralis nove vezes consecutivas, de 2004 a 2012. De fato, é o piloto com tem o maior palmarés na história dos ralis. Por via disso é, frequentemente, apontado como o melhor piloto de ralis de sempre. Loeb tem participado no Rali Dakar desde 2016. A partir de 2021, participou no Dakar ao volante do buggy Bahrain Raid Xtreme Hunter, concebido e preparado pela britânica Prodrive. Por consequência, a história de sucesso entre Sébastien Loeb e a Prodrive continua agora ao volante de um Dacia.