Aston Martin Valour é o último grito do V12 com caixa manual

O Aston Martin Valour é o último grito do motor V12 e da caixa manual, pois brevemente ambos vão ser sacrificados pela mobilidade elétrica.

O Aston Martin Valour é o último grito do motor V12 e da caixa manual. Tudo porque, dentro em breve, ambos vão ser sacrificados no altar da mobilidade elétrica. Por outro lado, este é o automóvel que celebra o 110º aniversário da casa de Gaydon. Por essa razão, o estilo é inspirado no Vantage V8 original e no carro que competiu em Le Mans nos anos 80 o RHAM/1 Munchen. O Valour será um dos mais cobiçados Aston Martin e um investimento seguro, pois só vão ser produzidas 110 unidades.

Aston Martin Valour 04

Na opinião de Lawrence Stroll, presidente executivo da marca, o Aston Martin Valour é “a celebração da paixão da Aston Martin pela condução e pela sua extraordinária herança. Mas, também, o símbolo da marca vibrante e revitalizada. Um ícone moderno que funde o carácter clássico com uma execução contemporânea. O Valour captura a essência da exclusividade que define uma marca automóvel com história.”

Aston Martin Valour 03

Aston Martin Valour é espetacular

O novo modelo da Aston Martin é feito em fibra de carbono. Por outro lado, tem o capô em forma de concha e, no topo, uma espécie de ferradura com entradas NACA a ladearem-na.

Aston Martin Valour 14

Ao mesmo tempo, o para choques recebe os faróis redondos em LED e uma generosa entrada de ar. O “spliter” é enorme.

Os guarda lamas dianteiros têm saídas de ar funcionais e toda a carroçaria é musculada, com destaque para as ilhargas traseiras. O tejadilho tem uma bolha dupla. Por outro lado, as jantes forjadas têm 21 polegadas e estão equipadas com pneus Michelin Piloto Sport S5. No mesmo sentido, os travões são de carbono-cerâmica com 410 mm de diâmetro à frente e 360 mm atrás.

Aston Martin Valour 02

Da mesma forma, a traseira mostra-se musculada com três saídas de escape e um generoso difusor. As luzes traseiras são LED estão unidas por uma elegante barra de alumínio. O spoiler está integrado na traseira bem como as persianas na tampa da bagageira com função aerodinâmica.

Aston Martin Valour com interior minimalista

O interior do Valour lembra o Vantage. Porém, tem várias mudanças. Em primeiro lugar, a consola central com novas saídas de ar da climatização e botões redesenhados. Em segundo lugar, a consola é toda nova porque teve de integrar a alavanca da caixa manual. Finalmente, a alavanca da caixa está maquinada e tem o pomo em madeira trabalhada.

Aston Martin Valour 06

Por outro lado, percebe-se que os forros das portas são em carbono, o mesmo material dos bancos revestidos com “tweed” o famoso tecido britânico. Querem lembrar os bancos do DBR1 que venceu Le Mans em 1959.

O último grito do motor V12… e da caixa manual!

O Aston Martin Valour está equipado com um motor V12 de 5.2 litros sobrealimentado que debita 715 cv e 753 Nm de binário. Um bocadinho mais do que o Vantage V12. Por outro lado, a caixa é uma unidade manual de seis velocidades. A tração é feita às rodas traseiras através de um diferencial autoblocante.

Aston Martin Valour 08

A Aston Martin não divulgou cifras. Porém, confirmou, em primeiro lugar, que há modos de condução “Sport, Sport +” e “Track”. Em segundo lugar, que há uma nova direção. Em terceiro lugar, novos amortecedores adaptativos com molas e barras estabilizadoras especificas para o Valour. A rigidez foi alvo de especial atenção com reforços nas zonas dianteira e traseira e onde estão depósito de combustível.