VW revelou o último Tiguan com motor de combustão interna

VW revelou o último Tiguan que oferecerá motor de combustão interna. A casa alemã mostrou o modelo, ainda camuflado, mas revelou, também, o interior

A VW revelou o último Tiguan que oferecerá motor de combustão interna. A casa alemã mostrou o modelo, ainda camuflado, mas revelou, também, o interior e as opções de motorização para o último modelo da gama com motor térmico, onde não faltam ofertas híbridas e híbridas recarregáveis. Um Tiguan que promete ser bem diferente do atual modelo.

Como tem sido hábito, a VW revelou o último Tiguan com motor de combustão interna através de fotos do modelo camuflado com o tema QR Code, antes da revelação oficial no outono deste ano.

Por outro lado, a marca de Wolfsburg mostrou o interior da terceira geração do Tiguan e libertou alguma informação sobre a gama de motores e outros detalhes, como o chassis.

Olhando para as fotos oficiais, percebemos um carro mais arredondado que o atual, com a frente sorridente dos ID e há as cavas das rodas estão menos musculadas. Por contraponto à linha de cintura e apos ombros, estes mais musculados.

VW TIGUAN 2023 13

A barra LED que liga os faróis IQ Light HD, a generosa entrada de ar inferior e o para choques de generosas dimensões, são os novos detalhes da linguagem de estilo da VW que vai surgir paulatinamente. Já no Tiguan, depois no renovado Golf e no novo Passat. Atrás, os farolins estão redesenhados com uma tira refletora integrada no para choques.

VW TIGUAN 2023 4

VW revelou o último Tiguan e o seu interior

Aqui não há camuflagem: a VW revelou o interior todo. E as surpresas são poucas. A maior delas é o ecrã central flutuante com 15 polegadas vindo, diretamente, do ID.7. As versões de entrada vão ter um ecrã de “apenas” 12,9 polegadas. O sistema é mais intuitivo, diz a VW, e há um comando rotativo na consola central para todo o sistema. Não desistindo dos comandos hápticos mais baratos, a VW responde aos críticos com este comando.

O painel de instrumentos também é digital e de generosas dimensões e no volante há novidades: regressam os botões analógicos. Finalmente! O comando da caixa de velocidades está, agora, atrás do volante. E a VW diz que o interior terá materiais de alta qualidade e com efetivo cancelamento de ruído. Mas para os mais sensíveis há um pacote acústico que isola ainda mais o habitáculo. Os bancos ergoActive para os lugares da frente são opcionais e oferecem ventilação, ajuste lombar em quatro vias e massagem com 10 programas.

Paralelamente, o Tiguan oferecerá mais espaço interior com 10 mm mais de espaço em altura e uma bagageira com 648 litros, mais 33 litros que a atual geração.

VW TIGUAN 2023 6

Chassis melhorado face à atual geração

Naturalmente que esta nova geração do Tiguan está assente na plataforma MQB Evo. Quanto a dimensões, tem 4551 mm de comprimento, 1939 mm de largura e 1640 mm de altura com uma distância entre eixos de 2681 mm. Contas feitas, são mais 32 mm no comprimento, mais 5 mm de altura, mantendo a cifra entre eixos.

Por outro lado, as motorizações são várias neste último Tiguan com motor de combustão interna. Fazem parte do alinhamento o 2.0 TSI a gasolina, o 2.0 TDI a gasóleo, além do 1.5 eTSI híbrido ligeiro a gasolina e duas opções eHybrid PHEV. Estes últimos terão 204 e 272 cv, respetivamente, utilizando uma bateria de 18,5 kWh que tem carregamento rápido e oferece uma autonomia em modo 100% elétrico de 100 km.

Só há caixa DSG, ou seja, tal como sucede no Golf, fim das caixas manuais. O Tiguan vai ter a suspensão DCC Pro que oferece 15 níveis de ajuste de suave (Comfort) a firme (Sport). O modelo será lançado no primeiro trimestre de 2024.