Volkswagen Golf vai “perder a caixa manual já em 2024

O Volkswagen Golf vai perder a caixa manual porque a norma Euro7 é tão exigente que torna obrigatória a utilização da transmissão DSG.

O Volkswagen Golf vai perder a caixa manual porque a norma Euro7 é tão exigente que torna obrigatória a utilização da transmissão DSG. E isto vai ser válido para todos os modelos Golf, incluindo o GTI. Ou seja, quando o Golf está a chegar aos 50 anos, perde a caixa manual, sacrificada no altar da eficiência e da Euro7 que está a causar tanta polémica entre os construtores.

VW GOLF DSG

Esta decisão da Volkswagen está estribada numa afirmação de Kai Grunitz, responsável pelo desenvolvimento técnico na marca de Wolfsburg, à revista britânica Autocar. Disse ele que “com a próxima geração do Golf, não haverá opção da caixa manual.”

Assim, o Volkswagen Golf vai perder a caixa manual quando o modelo comemorar 50 anos de existência… em 2024! Isto porque será nessa altura que surgirá um “restyling” da oitava geração do modelo.

E tudo se deve à norma Euro7 que, sendo tão restrita, impossibilita usar uma caixa manual para reduzir as emissões. Esta situação acaba por não ser uma grande novidade, pois, várias versões já utilizam a caixa DSG e o Golf R já só está disponível com essa transmissão.

VW Golf

Para já são as versões europeias que perdem a caixa manual. Nos outros mercados sem regras como as do Velho Continente, tudo continuará igual.

Se é verdade que a diferença entre a caixa manual e a DSG ronda as 2 gramas de CO2 por quilómetro, se somarmos essas duas gramas a toda a produção do Golf temos uma assinalável redução de emissões.

O tema Euro7 tem dividido as opiniões de construtores, analistas e outras pessoas ligadas à indústria e aio setor. A verdade é que está previsto entrar em vigor em 2025. Para alguns chega tarde, para outros cedo demais e para a maioria nunca deverá entrar em vigor. O argumento? Desnecessário e com repercussão nos preços dos automóveis novos que vão aumentar mais uma vez.