Já experimentamos a nova Volkswagen Amarok… e gostámos!

Já experimentamos a nova VW Amarok na apresentação nacional do novo modelo da casa de Wolfsburg. Todos os detalhes aqui.

A Volkswagen Amarok recebe a segunda geração que chega a Portugal com preços a partir de 38 mil euros. O modelo surge com novo visual, mais de 20 sistemas de assistência ao condutor, três motores turbodiesel com potência entre os 150 e os 240 cv e capacidade de reboque até 3.500 kg. O Escape Livre esteve presente na apresentação nacional e conta-lhe tudo.

O acordo entre a Ford e o Grupo Volkswagen prevê o desenvolvimento de vários modelos comerciais, entre eles a pick-up da VW. O projeto Amarok só fazia sentido com uma parceria deste género e, valha a verdade, a escolha foi certeira: o Ford Ranger lidera em termos de vendas na Europa e é um excelente produto. Assim, a segunda geração da pick-up Amarok é feita em parceria com a Ford ao abrigo do acordo entre as duas marcas para a produção de veículos comerciais. O Amarok pertence à divisão de Veículos Comerciais da Volkswagen.

VW AMAROK 17

A casa de Wolfsburg renovou por completo a sua “pick-up” tentando não defraudar os mais de 830 mil clientes que compraram a primeira geração da Amarok um pouco por todo o mundo. Esta segunda geração é totalmente nova e apresenta-se mais tecnológica. Tudo começa no estilo

Volkswagen Amarok melhorada… no estilo

Albert Kirzinger, responsável pelo estilo da divisão de veículos comerciais da Volkswagen referiu que “para a nova geração, modificámos significativamente o ‘design’ do Amarok. É agora inequivocamente mais expressivo e ainda mais impressionante.”

Já experimentamos a nova

A maior diferença está na zona frontal com luzes estilizadas e um grande “X” que marca a frente alta e imponente do Amarok, bem diferente da anterior geração.  

O modelo é lançado com a carroçaria de quatro portas (Double Cab) e visto de perfil, destaca as cavas das rodas muito musculadas sendo este um ponto de contacto com a anterior geração. Por outro lado, as jantes até 21 polegadas oferecem um aspeto robusto, reforçado pelas proteções de plástico. A traseira tem o nome Amarok a toda a largura da tampa do compartimento de carga com farolins estilizados e um para choques metade cromado, metade plastificado.

Já experimentamos a nova

Maiores dimensões na nova geração do Amarok

A segunda geração do Amarok está mais comprida 96 mm e tem uma distância entre eixos impressionante de 3.270 mm, ou seja, mais 173 mm que anteriormente. Contas feitas, o Volkswagen Amarok mede 5362 mm de comprimento, 1917 mm de largura e 1884 mm.

Paralelamente à maior distância entre eixos – que cresceu mais que o comprimento – o Amarok passa a ter as rodas mais perto dos extremos da carroçaria, melhorando os ângulos de desempenho.

Por via disso, consegue fazer passagens a vau de 800 mm (antes era de 500 mm) e ângulos de desempenho de excelência: 30 graus (ataque), 21 graus (ventral) e 26 graus (saída).

Volkswagen Amarok melhorada… no interior

O interior do Amarok foi desenhado de forma funcional e com a qualidade de um Volkswagen. O painel de instrumentos tem um ecrã de 8 polegadas (com o sistema Digital Cockpit e com ecrã de 12 polegadas acima do nível Style) enquanto o sistema de info-entretenimento é servido por um “tablet” posicionado verticalmente com 10 polegadas ou 12 polegadas nos níveis de equipamento de topo.

As funções digitais foram complementadas por botões físicos que podem ser acionados de forma intuitiva. Por exemplo, o volume do som e as configurações do sistema de tração integral 4Motion são controlados por botões físicos e não sensíveis ao toque.

Já experimentamos a nova

Outras características, como o sistema de som Harman Kardon – de série nos Amarok PanAmericana e Ventura e disponível como opção para outros níveis de equipamento – faz parte da oferta do modelo. 

Igualmente incluído de série nos Amarok PanAmericana e Aventura: um painel de instrumentos com aspeto de couro e com uma costura de contraste. Os bancos do condutor e do passageiro da frente do Amarok têm conceção ergonómica, que nas especificações superiores podem ser ajustados eletricamente em múltiplas posições. 

A zona traseira oferece também muito espaço e conforto para três passageiros adultos. Os bancos da versão Style dispõem, de série, de capas ArtVelours, enquanto nos Amarok PanAmericana e Aventura é utilizado couro.

Caixa de carga com capacidade até 1,16 toneladas

A plataforma, como sucedia anteriormente, tem capacidade para levar uma euro-palete entre as cavas das rodas, carregada lateralmente. A altura ao solo da caixa de carga é de 525 mm e cada anel de fixação pode suportar, individualmente, até 500 kg. 

Contas feitas, a capacidade de carga da Amarok subiu para as 1,19 toneladas. Por outro lado, a caixa de carga pode ser protegida por uma cobertura de enrolar que pode ter acionamento elétrico a partir da chave ou do interior.

Paralelamente, o tejadilho da Amarok pode suportar até 350 kg de peso quando parada, o que abre a porta às tendas de tejadilho que estão cada vez mais na moda.

A Volkswagen diz que a Amarok pode usar pneus todo-o-terreno até 18 polegadas e oferece uma ampla gama de ganchos de reboque. Volta a estar disponível uma cobertura rígida para a caixa de carga.

As qualidades fora de estrada, entretanto, podem ainda ser otimizadas através das barras de proteção frontais, elementos de proteção debaixo da carroçaria, acessórios de chassis para todo-o-terreno, ganchos para reboque e um “snorkel” exterior no pilar A do lado esquerdo para abastecer o motor com ar fresco ao conduzir através da água.

Três motorizações turbodiesel para a Amarok

O bloco 2.0 litros turbodiesel com quatro cilindros é oferecido nas versões de 170 e 204 cv. A primeira tem um turbo, a segunda tem dois turbocompressores. Depois, o topo de gama 3.0 V6 TDi debita 241 cv. Nada de sensivelmente novo aqui.

Maior é a novidade da troca da caixa automática de 8 velocidades por uma de dez relações, oferecida de série no motor mais potente (V6) e como opção no de 204 cv. O bloco 2.0 TDI nas suas duas versões terá de série uma caixa manual de 6 velocidades.

Todas as Amarok vendidas em Portugal terão o sistema de quatro rodas motrizes 4Motion que tem a particularidade de ser um sistema 4×4 “on demand”, ou seja, entra em ação apenas em caso de necessidade. Com tudo isto, o Amarok passou a ter capacidade para rebocar 3,5 toneladas.

Volkswagen Amarok melhorada… na tecnologia

Até seis perfis de condução diferentes (modos de condução) ajudam o condutor numa variedade de situações, por exemplo, ao conduzir em superfícies escorregadias ou em terrenos exigentes fora de estrada. 

O Amarok é, também, mais fácil de conduzir graças aos seus sistemas de assistência ao condutor. Mais de 20 destes sistemas – por exemplo, o ACC+, Adaptive Cruise Control, (incorpora a leitura da sinalização rodoviária através das câmaras no controlo automático da velocidade) e a iluminação IQ. LIGHT – faróis de matriz LED – são estreia no Amarok e tornam o modelo da Volkswagen mais fácil de conduzir. O modelo já está à venda em Portugal com um preço a começar nos 38 mil euros.

Veredicto Escape Livre

A segunda geração da Amarok continua com um estilo sedutor, uma qualidade excelente e um comportamento que, apesar de virado para o conforto, não desdenha uma boa língua de alcatrão sinuoso. Aquela sensação de se estar ao volante de um automóvel perdeu-se, mas ganhou muitas outras coisas que tornam esta geração da pick-up da Volkswagen melhor. Opinião a confirmar aquando do ensaio mais porlongado ao modelo.