Guarda Racing Days: a Corrida dos Campeões está prestes a começar!

O Guarda Racing Days realiza-se nos dias 8 e 9 de julho no habitual traçado da Cidade Mais Alta e com uma lista de inscritos já com 30 nomes.

Ganhou o título de “Corrida dos Campeões” e desde a primeira edição que reúne o agrado de pilotos e das gentes da Guarda, num fim de semana onde a adrenalina, emoção e velocidade são rainhas. A edição de 2023 realiza-se nos dias 8 e 9 de julho no habitual traçado da Cidade Mais Alta e com uma lista de inscritos já com 30 nomes.

O “Guarda Racing Days” é uma organização conjunta da Câmara Municipal da Guarda e do Clube Escape Livre, reúne pilotos de todas as disciplinas do desporto automóvel, das pistas ao todo-o-terreno, passando pelos ralis e acaba de ser apresentado à imprensa na Câmara Municipal da Guarda.

«Mais uma edição do Guarda Racing Days, prova que já faz parte do hábito desportivo da cidade da Guarda. Misturando terra e asfalto e com um anfiteatro natural que mescla a cidade com o ambiente rural, esta organização do Clube Escape Livre é única a nível regional e, acredito, a nível nacional. O Município da Guarda apoia desde a primeira hora e continuará por muitos e bons anos a apoiar uma iniciativa que atrai pessoas à cidade e à região, sendo importante na afirmação da Guarda como cidade do desporto e desejamos que continue a crescer, tendo que agradecer ao Escape Livre a excelente organização do Guarda Racing Days.»

Sérgio Costa, presidente da Câmara da Guarda

Guarda Racing Days: percurso atualizado para mais segurança

Utilizando o percurso habitual desenhado na encosta junto ao Hotel Versatile, o “Guarda Racing Days”, apresenta-se com cerca de 1,5 quilómetros muito exigente, técnico e polvilhado de subidas e descidas de cortar a respiração que culminam no famoso e espetacular salto. Percorrido por duas vezes, foi alvo de algumas alterações sempre com o intuito de melhorar, primeiro, a segurança, depois, a espetacularidade do percurso.

A segurança de pilotos e espetadores é preocupação central do Clube Escape Livre que vê, a cada edição, aumentar o número de pessoas que acompanham os campeões a evoluir na pista, sendo já na ordem dos milhares.

Os campeões, por seu turno, dizem presente neste evento com destaque para a espetacular Toyota Hilux T1+ do BP Ultimate Adventure Team que traz até a Guarda o oito vezes Campeão de Portugal de Todo-o-Terreno, “rookie” do ano no Dakar 2016 e Campeão de Portugal de Circuitos/GT, Miguel Barbosa. Ainda na mesma equipa, Luís Portela de Morais vai pilotar o não menos espetacular OT3.

A Domingos Sport, ausente de última hora da edição 2022, regressa ao Guarda Racing Days com uma robusta formação de três Mitsubishi Lancer Evo para Paulo Ferraz, Ricardo Domingos, João Araújo e, ainda, o piloto açoriano, Rui Borges ao volante de um Can-Am. Uma equipa a ter em linha de conta para os primeiros lugares.

Muitos campeões vão marcar presença no Guarda Racing Days

Com Rui Sousa, Campeão do Mundo FIA de Bajas na categoria T2 e Campeão de Portugal de Todo-o-Terreno, e Fernando Barreiros, Campeão Ibérico de Todo-o-Terreno na categoria T2, a Prolama Competição apresenta-se na Guarda com as competitivas e fiáveis Isuzu D-Max.

Assinalamos o regresso da Art of Speed ao Guarda Racing Days, cujo irrequieto Renault Twingo será pilotado por Frederico Luís. Mas a participação da equipa de Coimbra não se fica por aqui e Acácio Arinto, coordenador geral do Desafio Kumho Portugal, juntamente com o antigo secretário de Estado da Juventude e Desporto, Hermínio Loureiro vão também estar ao volante do Twingo.

O tricampeão de Portugal de Ralis dispensa apresentações: Fernando Peres vai trazer até à Cidade Mais Alta o muito bem preparado Mitsubishi Lancer Evo e será, certamente, um dos candidatos aos lugares cimeiros da competição. António Pinto dos Santos também estará presente no Guarda Racing Days com a Renault 4L que já andou pelo Mundial de Ralis e completou em 2022 o Rali Safari Classic. Um espetáculo dentro do espetáculo.

Destaque para a primeira participação de uma senhora no Guarda Racing Days. O Escape Livre orgulha-se de receber Daniela Lopes que vai enfrentar o desafio do traçado da Cidade Mais Alta com o seu Peugeot 206 GTI. Uma participação a seguir.

Guarda Racing Days com participação de pilotos guardenses

A Guarda estará representada pelos seus melhores pilotos, com António Matias, Diogo Caramelo, Tiago Cabral e Fábio Cruz prontos para dar espetáculo. E, desta feita, o piloto guardense mais reconhecido no país e além-fronteiras, não vai faltar ao encontro com o Guarda Racing Days. Francisco Carvalho vai estar aos comandos de um Mitsubishi Lancer Evo IX, regressando aos pisos de terra onde começou a sua carreira.

Neste momento estão inscritos 28 pilotos em todas as categorias destacando-se pela primeira vez na categoria Off Road a presença de dois carros de Kart Cross para José Silva e Kevin Saraiva.

Jornalistas, convidados e pilotos e entre estes Alexandre Borges, o único vencedor da prova da Guarda por duas vezes, marcaram presença na conferência no edifício da Câmara Municipal da Guarda que, na entrada principal, apresentava alguns dos carros que vão competir.

As inscrições continuam abertas até dia 3 de julho e a lista final de inscritos será publicada a 5 de julho.

Guarda Racing Days

Miguel Barbosa estreou-se no Guarda Racing Days com uma vitória perante um púbico entusiasta que fez desta edição mais um grande sucesso.

Ler mais

Miguel Barbosa, Fernando Peres e Luís Portela de Morais gravaram uma mensagem de vídeo para a ocasião convidando todos a juntar-se ao grande espetáculo no fim-de-semana de 8 e 9 de julho.

«Corridas na cidade é o que o Escape Livre pretende com o Guarda Racing Days. E se temos os habitantes da cidade a poder vir a pé até à pista temos também público que se desloca de vários pontos do distrito e do país para assistir. Teremos, certamente de novo, milhares de pessoas espalhadas pela encosta da pista, e os pilotos já inscritos garantem muita competição.»

Luis Celinio, Presidente do Clube Escape Livre

Estão, assim, reunidos os ingredientes para um fim de semana de competição que vai ser especial para a Guarda e para os colaboradores da COFICAB. A prestigiada empresa de cablagens para automóveis com sede na Guarda, está a desenvolver vários passatempos entre os seus colaboradores. Os prémios são co-drives com os pilotos inscritos na prova do Clube Escape Livre. Por outro lado, a COFICAB terá uma bancada exclusiva para os seus colaboradores assistirem ao Guarda Racing Days.