Escape Livre apresenta a Rota Turística EN17 das Rotas de Portugal

Com o apoio da SEAT e das Aldeias Históricas de Portugal, o Clube Escape Livre apresenta mais a Rota de Portugal da Estrada Nacional 17!

Com o apoio da SEAT e das Aldeias Históricas de Portugal o Clube Escape Livre apresenta mais uma peça do “puzzle” Rotas de Portugal, iniciativa que tem como missão dar a conhecer as estradas que ligam Portugal ao interior e à região das Beiras. E nada melhor que ficar a conhecer, palmo a palmo, a famosa Estrada da Beira, que liga o litoral ao interior, de Coimbra a Celorico da Beira, numa tira de alcatrão com 132 km de aventura inesquecível.

O projeto Rotas de Portugal continua com a sua missão de dar a conhecer aos portugueses (e não só!) as belas estradas que ligam o país ao Interior de Portugal e os recantos de gastronomia, vinhos e cultura encravados nos quilómetros da tira de asfalto que aproxima o litoral do interior. Não fosse um projeto realizado em concertação com os diferentes municípios e comissões vitivinícolas que estas rotas atravessam.

O dito popular “não confundir a Beira da Estrada com a Estrada da Beira” colocou o percurso entre Coimbra e Celorico da Beira na boca dos portugueses. Porém, muitos desconhecem onde fica este importante troço com 132 km que liga 11 municípios, 4 Aldeias Históricas e 3 regiões vitivinícolas. Tendo como companhia o SEAT Ibiza e a SEAT Leon Sportstourer, o Clube Escape Livre calcorreou cada metro desta importante via que faz parte das quatro estradas nacionais que faziam a ligação à capital de distrito, Guarda.

A Estrada da Beira liga 11 municípios!

Muito à frente no seu tempo, a Estrada da Beira, retratada no projeto Rotas de Portugal do Clube Escape Livre, não atravessa as sedes dos Concelhos que ainda hoje serve, passando ao lado e otimizando a mobilidade através de um percurso sem paragens ou perturbações. Um modelo que é hoje obrigatório para as grandes redes viárias.

Por outro lado, este desenho menos habitual leva-nos a entrar e sair, de forma breve, do seu traçado para conhecer as pérolas gastronómicas, vínicas e paisagísticas da região entre Coimbra e Celorico da Beira.

O inovador percurso da EN 17 Estrada da Beira passa ao lado de Coimbra, Miranda do Corvo, Lousã, Vila Nova de Poiares, Penacova, Arganil, Tábua, Oliveira do Hospital, Seia, Gouveia e Celorico da Beira.

Mas se os 132 km da EN17 acabam em Celorico da Beira, o desafio que o Escape Livre deixa é fazer mais uns quilómetros. Logo nos primeiros quilómetros da EN17 vai encontrar a rota das Aldeias de Xisto. Depois, antes de chegar a Celorico, visitamos a Aldeia Histórica de Linhares da Beira e, com um pequeno esforço, visitar o Piódão. Finalmente, chegados a Celorico da Beira, duas mãos cheias de quilómetros levam-nos a outras duas Aldeias Históricas a não perder: Trancoso e Marialva.

Parta à descoberta da EN17 com o Escape Livre!

A Rota de Portugal Escape Livre da EN17 vai permitir, ainda, conhecer três regiões vitivinícolas: Bairrada, Dão e beira Interior. Três regiões distintas com terroirs únicos e diferentes, três razões para visitas demoradas e educadas por adegas e produtores de qualidade superior. A gastronomia será companhia ao longo dos 132 km de estrada que deverá ser percorrida com a tranquilidade necessária para despertar os sentidos da vista, olfato, sabor e tato, acompanhada pelos sons da terra e do ar puro da Beira Interior.

A partir de hoje, na nossa página, pode conhecer esta Rota Turística pela EN17 e servir-se dos mapas em Google Maps para facilitar a sua jornada. Mas, se a pode começar já percorrer com a ajuda do Escape Livre, muito em breve, graças à concertação dos diferentes municípios que a estrada atravessa reunidos através da Comunidade Intermunicipal de Coimbra, Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, irá nascer um projeto mais estruturado desta Rota da EN17, que vai intensificar a experiência de todos os viajantes permitindo que tirem ainda mais partido da viagem e das diferentes regiões.