BMW M decidiu acabar com caixa manual e de dupla embraiagem

A BMW M decidiu… está decidido! A caixa de dupla embraiagem não regressa à sua gama de produtos e, depois do M2, não voltará a haver um BMW M com caixa manual.

A BMW M decidiu… está decidido! A caixa de dupla embraiagem não regressa à sua gama de produtos e, depois do M2, não voltará a haver um BMW M com caixa manual. Curioso como o universo automóvel mudou, rapidamente, o paradigma. Durante anos, a indústria tentou nos convencer das maravilhas da caixa de dupla embraiagem e que o futuro passava por aqui, até porque foi inspirada no desporto automóvel. Afinal…

BMW M DSG 1
BMW M5 CS

A BMW M decidiu acabar com a caixa de dupla embraiagem. “A dupla embraiagem, do ponto de vista da BMW M… acabou!  Agora é manual ou automática e eletrificada no futuro.” Palavras de Dirk Hacker, patrão da pesquisa e desenvolvimento da BMW M à revista britânica Top Gear.

BMW M já não usa a caixa de dupla embraiagem

Uma declaração que não espanta, pois, olhando à gama da divisão M da casa bávara não há nenhum modelo equipado com caixa de dupla embraiagem. Ou seja, esta transmissão já tinha sido posta de lado pela BMW M. E sabem quando é que os homens da divisão M fizeram isso? No desenvolvimento do último M5. E como lembra Hacker, “não foi apenas pelo custo, mas sobretudo pelo conforto de utilização.” Além disso, a caixa automática, nas palavras de Dirk Hacker, já é mais rápida que a DSG na passagem de caixa para cima ou para baixo e a alta velocidade faz jogo igual com uma dupla embraiagem.

BMW M2

Por outro lado, a BMW M não vai manter a caixa manual para lá de 2030. Essa caixa “morrerá” para a divisão desportiva da marca de Munique quando terminar a vida do M2, lá para 2030. Razões são encontradas por Hacker na BMW e não só. “Não é apenas uma decisão da BMW, é também dos fornecedores. Olhando à nossa volta, percebemos que o futuro dos fornecedores de caixas manuais vai diminuir e por isso, não tenho a certeza de que nos próximos seis ou sete anos teremos possibilidade de usar essa transmissão.”

BMW M CX MANUAL 1

Paralelamente, a BMW M não vai ter na sua gama modelos elétricos com caixas manuais falsificadas. A marca utilizará transmissões automáticas e de velocidade única nos elétricos. Ou seja, se quiser um carro M manual… só nos clássicos e usados!