Tesla mantém cortes nos preços e cria mais descontos na Alemanha

A Tesla mantém os cortes nos preços e, na Alemanha, está a oferecer ainda mais descontos a clientes empresariais.

A Tesla mantém os cortes nos preços e, na Alemanha, está a oferecer ainda mais descontos a clientes empresariais. Contas feitas, com as ajudas estatais à compra de veículos elétricos, o preço do Model 3 pode encolher até 30% e o do Model Y até 25%. Uma política de preços agressiva que pretende escoar o enorme stock de produto e aumentar as vendas da marca norte americana. Mas como já se assistiu em outras ocasiões, esta política é uma espécie de boomerang: para já tem efeito, mas no futuro terá efeito contrário.

TESLA MODEL3 1

Mais descontos para empresas

A Tesla mantém os cortes nos preços e para clientes de frota, os descontos são, na Alemanha, ainda maiores. Contas feitas, um Model 3 ou um Model Y podem receber um desconto adicional de 2250€, sendo válido para encomendas feitas imediatamente com entrega em agosto. Isso faz com que o preço baixe significativamente. Com os incentivos do Estado alemão à compra de veículos elétricos, o desconto total é de 9750€. Ou seja, 30% do preço de um Model 3 e 25% de um Model Y.

Esta ação da Tesla não é inocente. O mercado alemão, tal como o português, vive muito dos carros de frota, pois, os incentivos fiscais tornam esta forma de remuneração muito popular entre os alemães. Por outro lado, os incentivos do Estado alemão para as empresas estão a acabar (1 de setembro), passando depois daquela data a serem exclusivos para compradores privados.

Portanto, a Tesla vai continuar com esta política de redução de preços e de descontos para estimular a procura, mesmo que a rentabilidade tenha sido seriamente afetada. Como referimos, uma estratégia que, no passado, não funcionou e trouxe sérias dificuldades a alguns construtores.

Porém, a Tesla tem de escoar a produção – uma das forças motrizes da casa norte americana – que se acumula um pouco por todo o lado. Graças a esta política de descontos e redução de preços, a Tesla conseguiu colocar o Model Y como o terceiro modelo mais vendido em todo o mundo.