Skoda Fabia pode desaparecer… devido ao Euro7!

O Skoda Fabia pode desaparecer do catálogo da casa checa se nada mudar na regulamentação Euro7.

O Skoda Fabia pode desaparecer do catálogo da casa checa se nada mudar na regulamentação Euro7. Quem o diz é o responsável máximo da marca, Klaus Zellmer, preocupado com as novas regras que não fazem muito sentido aplicar a um carro pequeno. O preço iria disparar e o Fabia nunca poderia ser vendido abaixo dos 23 mil euros. Por isso, ou mudam as regras Euro7 ou o utilitário Skoda Fabia sai de cena. De vez!

Skoda Fabia TSI 1

O Skoda Fabia pode desaparecer do catálogo da marca checa se a regulamentação Euro7 for por diante. As regras da nova norma obrigam os modelos a serem equipados com uma série de tecnologias para reduzir as emissões e monitorizar o funcionamento dos mesmos a partir de 2025, absolutamente incomportáveis num modelo do segmento B.

Olhando para os principais mercados, um Skoda Fabia custa, em média, 15 a 17 mil euros. Ora, Klaus Zellmer, CEO da Skoda, disse à revista britânica Autocar que “manter esses preços seria totalmente impossível.” Segundo este responsável, seria difícil ter um preço em redor dos 23 mil euros. “Seria essa uma proposta aceitável para os consumidores? Não me parece!”

O VW Polo poderá ser mais uma vítima

Por estas mesmas razões, o Volkswagen Polo também está ameaçado, pois Thomas Schafer, CEO da marca, diz que o preço final com o Euro7 iria aumentar qualquer coisa como 5000€.

“Nós desejamos respeitar o clima, mas se as coisas se mantiverem como estão previstas teremos tecnologia que não está totalmente desenvolvida e madura ou então usamos a tecnologia já maturada e o preço de um carro de 15 mil euros sobe para os 20 mil. Portanto, o problema é simples: ser carregarmos o preço de um carro que queremos vender, ele passa a ser impossível de alcançar. Logo, as pessoas ficam com o seu carro anos a fio e isso acaba por ser pior porque são carros mais poluentes.” E assim, o Skoda Fabia pode desaparecer.

Por isso, Klaus Zellmer defende que “nos devemos sentar todos e encontrar um bom plano que seja bom para todos, clientes e ambiente.”